Cuca e São Paulo: fatos e lendas da montagem do time campeão mundial
A passagem do técnico Cuca pelo São Paulo, em 2004, até hoje rende polêmicas e a afirmação de que ele foi o responsável por montar a equipe que, no ano seguinte, conquistaria o Campeonato Paulista, a Libertadores e o Mundial. Uma história repleta de personagens, mas não tão bem contada.
O desempenho de Cuca frente ao Goiás no Campeonato Brasileiro de 2003 chamou a atenção do São Paulo. Novato, o treinador tirou a equipe da zona de rebaixamento e fez uma das melhores campanhas do segundo turno. O Tricolor, que passou toda aquela competição com os interinos Milton Cruz e Roberto Rojas, ficou seduzido pela ideia de um comandante com novas ideias e baixo salário. Junto com Cuca, mudaram-se do Serra Dourada para o Morumbi o zagueiro Fabão, o meia Danilo e o atacante Grafite.
São essas contratações que geram as principais divergências sobre a passagem de Cuca. Após os títulos de 2005, o técnico alimentou a ideia de que ele havia sido o artífice do time vencedor. A diretoria rechaça a versão. Alega que a grande maioria dos reforços já havia acertado sua ida para o São Paulo antes mesmo do treinador.
- Fizemos tudo antecipadamente com o dinheiro da venda do Kleber (hoje atacante do Grêmio) para a Ucrânia. Recebemos R$ 2,2 milhões, se não me engano, e montamos o elenco - lembra João Paulo de Jesus Lopes, hoje vice-presidente de futebol, e na época diretor de planejamento.
O meia Danilo, por exemplo, era um dos alvos de Milton Cruz desde 2003. Chegou até mesmo a ser examinado por Marco Aurélio Cunha, ainda no Goiás, quando tinha uma pubalgia. Grafite também se encaixava no perfil de atletas traçado pela diretoria para a temporada de 2004. Mas numa versão mais “conivente” com o técnico, Fabão teria sido procurado a pedido seu.
Na época, sua contratação quase causou um prejuízo grande ao Tricolor. O uruguaio Lugano cogitou sair do clube, mas foi convencido pelo presidente Marcelo Portugal Gouvêa e por Marco Aurélio Cunha, superintendente de futebol naquele ano, a permanecer. Além do trio do Goiás, foram contratados o lateral-direito Cicinho, o zagueiro Rodrigo, os meias Marquinhos e Vélber, e o atacante Jean. No ano seguinte a diretoria contratou o volante Josué, outro atleta de Cuca que só depois teve seu vínculo encerrado com o Goiás.
3-5-2: herança ou ''sorte'' de Cuca?
Outro mérito atribuído ao ex-técnico é a montagem do famoso sistema tático de três zagueiros, que ficou famoso no São Paulo na década passada, e norteou as conquistas da Libertadores, do Mundial, e de pelo menos dois Brasileiros. Porém, Cuca, assim como seus sucessores, iniciou seu trabalho no 4-4-2. Fabão e Rodrigo eram os titulares, e Lugano só entrou durante a Libertadores. O São Paulo chegou até à semifinal, mas foi eliminado pelo Once Caldas com um gol nos últimos minutos. Emerson Leão, Paulo Autuori e Muricy Ramalho também armaram o time sem os três zagueiros, mas recuaram.
Antes de Cuca, sob o comando de Milton Cruz e Rojas, o São Paulo já atuava com três zagueiros. Responsável tático pela equipe que voltou à Libertadores depois de dez anos, Milton chegou a improvisar Gustavo Nery na posição.
Mas contestações à participação de Cuca na montagem da equipe à parte, seu trabalho tático é alvo de muitos elogios de quem esteve naquele trabalho. Dirigentes consideram que a estrutura criada no 3-5-2 era tão sólida que permitiu a Emerson Leão, hoje considerado por eles um técnico ruim, conquistar o título paulista.
A relação de Cuca com os dirigentes do São Paulo permaneceu boa, embora tenha havido um alívio na cúpula com seu pedido de demissão. Por muito tempo, Juvenal Juvêncio recorreu a ele para pedir indicação de reforços. Milton Cruz é outro que conversa frequentemente com o treinador do Atlético-MG. Mas todos se preocupavam com sua relação com os jogadores. Líderes daquele grupo, Rogério Ceni e Lugano, por exemplo, não se davam bem com o técnico.
Em entrevista recente, Cuca admitiu ter cometido um erro ao tomar partido do então preparador físico Omar Feitosa, que hoje ocupa o cargo de gerente de futebol no Palmeiras, numa discussão com o goleiro são-paulino. Essa acabou se tornando a faísca mais forte de sua passagem pelo Morumbi.
http://globoesporte.globo.com/futebol/libertadores/noticia/2013/05/cuca-e-sao-paulo-fatos-e-lendas-da-montagem-do-time-campeao-mundial.html
- REFORÇO? Zagueiro do Sevilla é oferecido ao São Paulo e pode reforçar o setor
- MAIS DOIS REFORÇOS: São Paulo acelera por Newton e zagueiro
- REINVENÇÃO! A ascensão de Arboleda e sua reintegração no São Paulo
- REFORÇO? Zagueiro do Sevilla é oferecido ao São Paulo e pode reforçar o setor
URGENTE! Dorival Júnior é o novo técnico do São Paulo
Notícias
FORÇA EXTRA! São Paulo fortalece elenco feminino com novas Aquisições em draft de projeto social
NOVA ROTA! Reunião com lideranças é feita para traçar novos rumos no SPFC após saída de Rui Costa
BOA NOTÍCIA! Sabino avança na recuperação e volta ao gramado no São Paulo
DEFINIDO! São Paulo encaminha amistoso internacional para a intertemporada
PEDIDO DE DORIVAL! São Paulo reintegra dois jogadores para reforçar elenco na sequência da temporada
CLIMA DE PRESSÃO! São Paulo reúne lideranças no CT para reduzir desgaste político
BASTIDORES AGITADOS! São Paulo vive semana intensa com mudanças, reintegrações e reforços
COMEMORAÇÃO! Estreia de Rogério Ceni no São Paulo completa 33 anos hoje
VÍDEO: SÃO PAULO NEGOCIA COM 3 JOGADORES E QUER ANUNCIAR 2 DELES ATÉ O FIM DE SEMANA!
DEFENDEU! Ex-meia do São Paulo, hoje agente, defende jogador criticado na Seleção
SONDOU! São Paulo faz consulta por zagueiro ex-Fortaleza; negociação seria por empréstimo
Como a camisa do São Paulo foi parar com Ferris Bueller? Diego Fernandes explica
DÍVIDA! Ex-São Paulo é preso por atraso em pagamento de pensão alimentícia
Justiça nega pedido de Julio Casares e mantém investigação sobre sua gestão no São Paulo
MAIS DOIS REFORÇOS: São Paulo acelera por Newton e zagueiro
DE RUI COSTA A ARBOLEDA: São Paulo vive semana de reviravoltas e inicia nova fase na temporada
REFORÇO? Zagueiro do Sevilla é oferecido ao São Paulo e pode reforçar o setor
REINVENÇÃO! A ascensão de Arboleda e sua reintegração no São Paulo
São Paulo: Atualizações sobre as Negociações de Domingos, Newton e Arthur no Mercado da Bola
Astro de cinema marca presença com camisa do São Paulo em Escócia x Brasil na Copa
Ex-atacante do São Paulo é detido por inadimplência em pensão alimentícia
Ex-astro do São Paulo é detido por irregularidades em pensão alimentícia
Leandro Guerreiro, ídolo do São Paulo, é detido por falta de pagamento de pensão alimentícia
São Paulo reintegra Arboleda ao elenco e defesa ganha força
SEGUE NA MIRA! São Paulo intensifica negociações e apresenta nova proposta por Domingos Duarte
TÁ DE VOLTA! São Paulo oficializa retorno de Arboleda e reforça defesa para a temporada
FOI PRESO! Ex-atacante do São Paulo é preso nesta quarta-feira: entenda
MOMENTO DELICADO! Arboleda se desculpa por ausência e revela desafios com saúde mental
VAI SER TITULAR? Volante paraguaio do São Paulo luta por espaço na seleção e vê concorrência de palmeirenses crescer
Vídeo: RAFINHA FECHA SEGUNDO REFORÇO NO SÃO PAULO! DIRETOR TAMBÉM CONTA QUE TEM MAIS DOIS REFORÇOS CERTOS!