publicidade

A lição de Corinthians 2x1 São Paulo: para atacar com qualidade é preciso tempo e maturidade

Um gol logo no início do jogo muda qualquer panorama e planejamento para uma partida. Foi exatamente o que aconteceu no gol de Jadson, com menos de 2 minutos de jogo. Uma tabela rápida, que expôs totalmente o sistema defensivo do São Paulo e que colocou o Corinthians em seu jogo mais confortável: atrás da bola, fechando os espaços e “reagindo” ao adversário.

Colocando num português muito claro, o São Paulo se viu obrigado a atacar mais o Corinthians praticamente o jogo todo. Precisou entrar mais no que é chamado de “fase ofensiva” - quando se tem a bola e é preciso encontrar maneiras de furar a defesa rival. Se pensarmos no futebol como um jogo de ideias e execução, vimos VÁRIAS ideias interessantes no Tricolor: Diego Souza saindo da área e abrindo espaço para infiltrações, pontas móveis que buscam tirar os laterais adversários do lugar, cruzamentos com muita gente chegando para finalizar - como o gol de empate e muitas outras.

Mas essas ideias levam tempo para dar certo. Cada jogada é um jogo de ação e reação: a movimentação de Diego Souza tem como objetivo tirar um zagueiro do lugar, enganando o adversário e abrindo um espaço que um ponta ou um volante pode usar para receber a bola. Fazer isso no momento certo, com os companheiros entendendo a ideia e o porquê disso - leva tempo. Leva muita “maturidade de jogo”, muitos erros, muitas correções para dar certo. É um processo de repetição.

E como saber quando um time está “maduro” ou não? Basta ver como o São Paulo tinha um posicionamento claro, mas as ações - o passe, a infiltração, o chute - ainda saíam meio queimados, meio no momento errado. O time todo se posiciona para criar as linhas de passe que Jucilei precisa para construir uma jogada, todo mundo entende que é preciso buscar o espaço vazio - mas ainda não há a “liga” entre uma ação e outra.

E isso só vem com…tempo. O São Paulo, assim como qualquer outra equipe sofrendo com os estaduais em Janeiro, precisa de tempo para colocar uma ideia em campo. Derrota em clássico dói? Muito. Tem que aceitar? Não. Mas não é esse resultado, que provavelmente será esquecido após um tempo, que pode nortear uma temporada inteira. Tempo….e maturidade.

Matéria por GloboEsporte.
Link Completo : https://globoesporte.globo.com/blogs/painel-tatico/post/2018/01/28/a-licao-de-corinthians-2x1-sao-paulo-para-atacar-com-qualidade-e-preciso-tempo-e-maturidade.ghtml
Avalie: 5 4

Comentários (7)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.


Últimas Notícias

Carregar mais Noticias
  • publicidade
  • publicidade
  • + Comentadas Fórum

  • publicidade
  • Fórum

  • Próximo jogo - Libertadores

    Qui - 21:00 - Monumental Banco Pichincha -
    Barcelona SC
    Barcelona SC
    São Paulo
    São Paulo

    Último jogo - Brasileiro

    Dom - 18:30 - Antônio Accioly
    https://media.api-sports.io/football/teams/144.png
    Atletico Goianiense
    0 3
    X
    São Paulo
    São Paulo
    Calendário Completo
  • publicidade
  • + Lidas

  • publicidade