Considerações sobre o primeiro jogo do ano e a situação atual do SPFC
Bom, vamos lá:
Antes de tudo quero dizer que o post provavelmente vai ficar muito grande como de costume, não sei resumir bem o que eu tenho a dizer, é um defeito meu, peço desculpas, mas gostaria que vocês lessem até o final.
E também às vezes posso parecer agressivo nas minhas respostas ou opiniões, mas o fato é que eu não sou o dono da verdade e acabo exagerando ao tentar defender o que eu enxergo com afinco, convicção, enfim, peço desculpas se fui grosseiro com alguém e acho que apesar dos pensamentos diferentes todos nós aqui queremos o bem do nosso SPFC né?
Antes que venham tentar me rebater, sim, eu sei. Time reserva mesclado com garotos que pela primeira vez jogaram pelo time profissional sem muito entrosamento e tudo mais, sei disso tudo, ok?
O SPFC não será esse nos momentos cruciais. O SPFC terá Cueva (se ele não estiver fazendo propaganda lá no Peru), Jucilei, Petros, Rodrigo Caio, Arboleda, Militão, Diego Souza... Enfim, no jogo de hoje não foi o SPFC nem perto de ter a sua melhor formação.
Tirando esses fatos eu considero que:
O ano começou para o SPFC da pior forma possível. O jogo foi horroroso no primeiro tempo e deu uma melhorada considerável no segundo. Mesmo assim o SPFC foi muito mal e o São Bento mereceu a vitória e até por mais gols de diferença. O SPFC no primeiro tempo foi nulo, não criou nada, não arriscou em nada... Um time para fazer gol tem que fazer a bola entrar no gol adversário e a maneira mais comuns disso acontecer é na base do chute, por isso o nome futebol (foot ball), acho que mesmo os garotos devem saber disso né? O São Bento chegou várias vezes no gol do Sidão e algumas até com certo perigo.
Curiosamente, no segundo tempo, quando o SPFC até deu uma melhorada o São Bento foi lá e fez um gol derivado de um velho problema nosso bem conhecido: A falha individual. O Maicosuel que até vinha bem no jogo, fez um belo drible e tal, acabou falhando.
Aí o SPFC foi para cima, começou a chutar em gol... Ué, queria entender a razão de não ter agido assim desde o começo!
Os garotos do SPFC não são que nem os do Santos, que vão lá, são ousados, abusam das jogadas individuais, atacam com velocidade e força sem muita responsabilidade defensiva... Eles parecem travados, receosos. Quando começaram a se soltar a equipe melhorou um tiquinho.
Vou queimar os garotos por causa de um jogo? Não. Vou condenar o ano do SPFC por causa desse jogo dentro desse contexto experimental citado por mim acima? Claro que não.
Mas que desanima, desanima. Baita balde de água fria.
O jogo serviu para tirar algumas conclusões:
- A garotada do SPFC tem jogadores talentosos, porém ainda travados e que não vão encarar uma responsabilidade de levar o SPFC ao tão sonhado título depois de longos 5/6 anos. Se forçar isso serão queimados.
- Bruno não tem condição de jogar no SPFC. Se fosse para dispensar o Buffarini e ficar com o Bruno, meu Deus, não pensei que diria isso, mas acho que seria melhor ter feito o inverso. De qualquer forma, com Dorival falando que não, o SPFC NECESSITA URGENTEMENTE de laterais! Direito e esquerdo!
- Partida PÉSSIMA, HORROROSA, DESGRAÇADAMENTE MEDONHA do Jr. Tavares. Pé sem calibre, dando passes muito longos ou muito curtos, perdendo todas as jogadas individuais e sério, quem disse que ele é um homem de bola parada estava mentindo.
- Partida ruim do Reinaldo. Preocupante e incerto pensar nele como titular. Foi até razoável ofensivamente, mas defensivamente não rola.
- Maicosuel, que vinha bem, falhou. Mas sério, até o momento que ele falhou para mim ele era o mais lúcido do time. Fez duas boas jogadas individuais durante o jogo que poderiam resultar em gols caso a garotada fizesse, ele deu duas assistências açucaradas.
- O Dorival, a quem defendo sempre, foi muito mal. Na escalação, na demora para mexer no time, nas últimas declarações...
- SPFC precisa abrir a mão e trazer reforços. Sim, mais de um. Seria uma reposição para o Hernanes, um meia de certa qualidade para disputar posição com o Cueva e um LD, talvez um LE, mas eu daria mais chances para o Reinaldo. Ou seja, uma reposição para o meio campo e dois/três reforços. Sendo jogadores mais experientes e decisivos no naipe do Diego Souza.
- Estou assistindo o jogo do Corinthians x Ponte Preta e meu Deus, é um choque de realidade. Os dois times estão jogando com a mesma pegada do Brasileiro 2017, nem parece que estão voltando de férias. Ou o SPFC cria vergonha na cara e começa a usar força máxima, inclusive trazendo a reposição e os reforços o mais rápido possível ou vai tomar no cu bonito nesse Paulista quando tiver clássico.
O ano está perdido? Não. Deixei de confiar no Raí e Ricardo Rocha? Não. Acho que deve demitir o Dorival? Claro que não! Acho que deve crucificar a garotada? Evidente que não, mas usar o slogan "a base vem forte" de muleta e virar as costas para as carências do time vai levar o SPFC a um 2018 bem difícil. Já falei muito, quero ler a opinião de vocês, mesmo que sejam discordando totalmente de mim. Abraços e tudo de bom...
- NA SURDINA: São Paulo assina memorando com Evangelos Marinakis para a base e deixa torcida em alerta sobre o futuro de Cotia
- Destaque absoluto no Morumbi, meia entra no radar do Flamengo para próxima temporada
- São Paulo acerta bases e fica perto de contratar Lucas Ramon para 2026
- Reforço de peso? São Paulo mira Allan, do Flamengo, e estuda empréstimo para 2026
Notícias
São Paulo reafirma confiança na permanência de Marcos Antônio e reage a rumores de saída para o Flamengo
Flamengo avalia ousada troca que pode envolver Allan e agitar o São Paulo com Marcos Antônio
São Paulo confirma venda de atacante por R$ 7 milhões; detalhes da negociação vêm à tona
Novo reforço? São Paulo tenta contratação de meia Lima do Fluminense
São Paulo confirma venda de Erick ao Vitória; atacante se despede após alta expectativa
Erick é vendido pelo São Paulo ao Vitória em acordo definitivo; clube define futuro do atleta
NA SURDINA: São Paulo assina memorando com Evangelos Marinakis para a base e deixa torcida em alerta sobre o futuro de Cotia
São Paulo foca em volante do Flamengo e busca reposição para setor crucial na temporada
Crise profunda? São Paulo vive uma das piores crises de sua história e comentarista faz alerta para Casares
Craque no São Paulo? Tricolor abre conversas com o Flamengo por empréstimo de volante
Jogador vendido! São Paulo confirma venda de atacante para rival por valor milionário
Botafogo trava negociação por Vitinho, e São Paulo vê valores barrando interesse europeu
Troca de craques travada? Negociações entre São Paulo e Botafogo por craques vive impasse e pode não acontecer
Saída próxima: Juventude avança e acerta empréstimo de joia do São Paulo
Destaque absoluto no Morumbi, meia entra no radar do Flamengo para próxima temporada
Allan perto do Morumbi: São Paulo monta proposta e espera sinal verde do Flamengo
Vai acontecer? Pedido de impeachment contra Julio Casares avança no São Paulo
São Paulo mapeia mercado e define prioridades após renovar com Crespo
São Paulo acerta bases e fica perto de contratar Lucas Ramon para 2026
Paulinho, herói da Copinha, revela ensinamentos de Crespo e almeja vaga no São Paulo em 2026
Atletas do São Paulo em ascensão: quem se destaca e promete brilhar em 2025?
São Paulo divulga lista da Copinha com joias observadas por Crespo
De saída: Rigoni falha em retorno ao São Paulo e não deve seguir no clube em 2026
Rigoni sofre com atuações inconsistentes e falta de espaço em nova fase no São Paulo
Reforço de peso? São Paulo mira Allan, do Flamengo, e estuda empréstimo para 2026
Torcedores do São Paulo se dividem: Rodriguinho em alta ou baixo desempenho na temporada?
Como funcionam as apostas ao vivo nas plataformas online
São Paulo se vê em impasse nas negociações por volante do Flamengo, enquanto Filipe Luís é tema de tensão nos bastidores
Empresários de Medina confirmam proposta para que atacante jogue no São Paulo em 2026
Revelação de Abel vira o jogo: São Paulo paga caro por erro estratégico no Morumbi