Vejam o que o mestre Tostão, diz sobre altitude.
Altitude não é psicológica
De Tostão na Folha de S.Paulo
Uma das dificuldades do ser humano, no futebol e em toda a sociedade, é a incapacidade da maioria das pessoas de conviver bem com o que é diferente, de escutar e de aprender com o outro e de analisar os fatos como um observador neutro, isento, sem preconceitos. Somos todos parciais, uns mais que os outros.
O São Paulo, após levar um baile do Audax, dias depois de ganhar e de mostrar um ótimo jogo coletivo contra o River Plate, é, nesta quinta (21), uma incógnita, nas alturas de La Paz, mesmo precisando apenas de um empate.
Contra o Audax, o São Paulo marcou a saída de bola, muitas vezes não conseguiu recuperá-la e deixou um enorme espaço no meio-campo, já que os zagueiros atuavam muito atrás, colados à grande área. Esse é um dos problemas dos times brasileiros. Os zagueiros só querem jogar na sobra e só querem dar chutões.
A maioria das equipes brasileiras tem grandes dificuldades de trocar passes desde a defesa. O pequeno Audax é exceção. É gostoso ver o time jogar. Porém, com frequência, exagera e perde a bola no próprio campo. Diferentemente do goleiro do Audax, Neuer, do Bayern, se destaca por jogar bem fora da área, na cobertura dos defensores. Por ter pouca habilidade e por precaução, raramente troca passes perto do gol, quando a marcação é muito próxima.
O Corinthians é o time com melhor conjunto do futebol brasileiro porque faz as coisas certas no momento certo. Não exagera na troca de passes perto de sua área nem dá chutões. Alterna muito bem a marcação por pressão com o recuo para contra-atacar. Os jogadores se aproximam para trocar passes e fazer triangulações, mas não dispensam as jogadas em velocidade para chegar ao gol. O Corinthians é ousado sem ser prepotente.
Muitos criticaram o São Paulo por escalar os titulares contra o Audax e por não ter viajado uma semana antes para a Bolívia, como fez o Grêmio, no Equador. São situações bem diferentes. Quito é muito mais baixo e não tem os problemas da altitude de La Paz. Especialistas falam que chegar a La Paz poucas horas do jogo, como vai fazer o São Paulo, é melhor que ir uma semana antes, já que os piores efeitos da altitude começam a surgir após vários dias. Além disso, são necessários 21 dias para completa adaptação.
Em 1971, joguei pelo Cruzeiro, contra o Strongest, em La Paz. Na véspera, não conseguia dormir, por causa de uma intensa dor de cabeça, que nunca tinha tido. Andava pelo corredor do hotel, e a dor sumia. O gerente me deu um chá de coca, a dor desapareceu, e dormi bem. Se houvesse exame antidoping, seria flagrado, como aconteceu com Zetti, na seleção brasileira. A CBF provou que ele tinha tomado uma xícara de chá, e o goleiro foi absolvido.
O massagista Nocaute Jack, muito forte e conhecido pelas lutas de que participava na televisão, quis mostrar aos jogadores que a grande altitude era uma questão psicológica. Ele colocou um enorme saco de material esportivo nas costas, como fazia sempre, subiu as escadas e, quando chegou ao segundo andar, desmaiou.
Durante a partida do Cruzeiro, alguns jogadores saíram do gramado para receber oxigênio. Decidimos trocar muitos passes curtos e ficar com a bola. Ganhamos por 2 a 1.
- TRICOLOR EM CAMPO! Onde assistir: Grêmio e São Paulo em duelo decisivo no Brasileiro
- TRICOLOR EM CAMPO! Onde assistir: Grêmio e São Paulo em duelo decisivo no Brasileiro
- SÃO PAULO MIRA COUTINHO! Tricolor avalia contratação do meia para reforçar a armação
- OLHO NELE! Joia da base brilha em treinos no profissional
Notícias
ENCAIXE IMEDIATO? Novo reforço do São Paulo pode se tornar peça-chave em pouco tempo
Wendell se destaca no São Paulo e se aproxima da marca de 50 partidas pelo clube
Grêmio x São Paulo: onde assistir, horário e escalações pelo Brasileirão
Domingos Duarte revela dilemas familiares por trás de negociação com o São Paulo
Dispensado pelo Palmeiras, promessa brilha no São Paulo e agora é capitão da Seleção
DE SAÍDA! Racing inicia negociações com o São Paulo para a contratação de lateral
TRICOLOR EM CAMPO! Onde assistir: Grêmio e São Paulo em duelo decisivo no Brasileiro
CHANCE DE BRILHAR! Quem se destaca e ganha a vaga com a saída de Gonzalo Tapia para MLS
PROGRESSO NA RECUPERAÇÃO! Lucas se pronuncia sobre lesão e volta aos gramados
PROVÁVEL ESCALAÇÃO: Com reforços liberados, São Paulo tem novidade para duelo contra o Grêmio
NOVO TALENTO! Lucas Jorge se destaca na base e ganha espaço na Seleção Sub-15
SÃO PAULO MIRA COUTINHO! Tricolor avalia contratação do meia para reforçar a armação
REFORÇO PRONTO! Zagueiro ganha força para estrear pelo São Paulo contra o Grêmio
SÃO PAULO ENCAMINHA SAÍDA! Atacante de saída pode render milhões ao Tricolor!
QUEM JOGA?! São Paulo se prepara com surpresas para enfrentar o Grêmio; provável escalação
Goleiro ex-São Paulo negocia ida para a Itália e pode render bolada ao Tricolor
Ministério Público aprofunda apuração contra gestão Casares
Como joga Iago? Lateral revela o que aprendeu na Alemanha antes de chegar ao São Paulo
REGULARIZADOS! São Paulo terá dois reforços de peso para o jogo de sábado
Mudança de rota! São Paulo desiste de acordo no Brasil e encaminha Paulinho para a Europa
Sport cobra São Paulo por dívida de R$ 1,5 milhão e caso pode parar na CNRD; entenda a situação
Como joga Domingos Duarte e onde ele pode se encaixar no São Paulo
RENOVAÇÃO: Está na hora de revitalizar a gestão com novos talentos no São Paulo
São Paulo regulariza Domingos Duarte e prepara estreia após liberação de transfer ban
VOLTA CEDO? Lucas avança em recuperação de esão ligamentar
VÍDEO: São Paulo fecha troca com o Botafogo e pode incluir Arthur em seu novo negócio
REPERCUSSÃO: Domingos Duarte é destaque em Portugal após anúncio oficial pelo São Paulo
OLHO NELE! Joia da base brilha em treinos no profissional
CAULY FORA DOS PLANOS? São Paulo evita gatilho milionário e Bahia vê prejuízo crescer
São Paulo FC reforça defesa com a contratação do lateral Iago