Porque sempre as derrotas caem na culpa do Ganso? (Não estou defendendo)
As comparações com o que Ganso foi no Santos, e o que é no São Paulo já se tornaram desgastantes e chatas demais, já que parece nunca ter uma explicação, mas ela existe sim; e vou lhes dizer aqui nesse texto de uma vez por todas.
O problema nunca foi Ganso, e sim o time do Tricolor Paulista, no Santos ele tinha ao lado ninguém mais ninguém menos que Neymar para dar sequência as suas jogadas, e protagonizar as partidas, pela preocupação dos adversários para com Neymar, Ganso tinha mais espaço, e tempo para criar jogadas, e até mesmo chutar a gol, sem contar que o time marcava por ele, os volantes ao seu lado o deixavam livre de qualquer obrigação defensiva o que facilitava seus ataques. Embora pareça que não, seu futebol não mudou tanto assim, se observarem atentamente os vídeos de Ganso poderão notar que o que mais o diferenciava naquele tempo era justamente sua capacidade de fazer pivô e claro seus passes geniais. O que mudou? A capacidade de finalização.
Ganso hoje finaliza menos, porém cria mais, já que é um meia isolado, e recebe pouca ajuda dos volantes, fato que não acontecia no Santos, é intrigante que André por exemplo não sofra com comparações tais quanto Paulo Henrique, pois também jogou bem naquela altura. O que falta ao Ganso é uma ajuda no meio campo, alguém que puxe sua marcação e o deixe livre para criar, falta infiltrações para seus passes, de nada adianta sua visão de jogo sem movimentação sem para receber seus passes, e pior ainda, não adianta nada várias assistências se quem recebe não converte em gols.
Esperar que Ganso arranque do meio campo, drible meio time, corte o goleiro e faça o gol é sonhar demais, nunca foi sua característica, sempre foi um armador, capaz de fazer a bola correr, e mudar a partida com uma jogada; o que mais falta realmente a Ganso é fazer o gol, cobra-se muito que ele entre mais na área, mas não é irônico cobra-lo em relação a isso se é justamente dos pés dele que mais saem as bolas que entram na grande área? Não somos só nos torcedores que esperam de mais de Ganso, os jogadores dentro de campo também, há pouca aproximação, esperam jogadas individuais das quais não virão dele, e todos sabem, falta um coletivo, para ser mais claro um time ao seu redor.
O melhor ano de Paulo Henrique Ganso no São Paulo foi em 2014, quando tinha no meio campo Kaká ao seu lado, coincidência? Não mesmo. Sabemos que o desempenho de Kaká não foi magnifico, porém ele conseguiu fazer com que Ganso tivesse mais espaços, já que levava grande parte da marcação cada vez que infiltrava, ou ia ao ataque, ainda que nem se quer recebesse a bola, já deixava ao menos dois jogadores desmarcados, e naquela altura tínhamos no ataque Pato e Kardec, que souberam aproveitar muito bem os passes feitos. Além dos atacantes, Souza na época se destacou, por vir de trás sem marcação, e chegar tanto para finalizar, quanto para ajudar na criação, coisa que pouco vemos hoje, Thiago Mendes ano passado fazia bem esse papel, sobre tudo no fim do ano quando surgiu como elemento surpresa fazendo a função muito bem, já hoje percebemos uma caída em seu rendimento.
Que o camisa 10 precisa de auxilio no meio campo é gritante, mas é incrível mesmo como ninguém percebe, vários técnicos passaram pelo clube desde Muricy, mas nenhum conseguiu notar isso, Ganso isolado no meio não rende mesmo, sem aproximação, com dois pontas distantes demais para tabelar, seus passes ficam mais fáceis de serem interceptados pelo adversário, daí os erros de passes atribuídos ao meio campo são paulino. Esperemos que Bauza perceba o quanto antes, temos opções no elenco tais como: Daniel, Lucas Fernandes( destaque da base que poderia ser testado no paulista), o próprio Wesley( no meio campo ao lado de Ganso e não de ponta como tem sido usado), João Schmidt que também pode fazer essa função. Ou seja opções temos, mas a pior delas é a insistência em deixa-lo isolado, ou pior recua-lo como vem tentando fazer Patón sem sucesso, não é ali que ele mais rende, principalmente por não termos outro criador a frente.
Por fim, espero que eu tenha deixado claro a minha opinião em relação ao Ganso, vilão enquanto não souberem tirar o melhor dele dentro de campo, e herói jogando no lugar certo, cabe ao técnico perceber e posiciona-lo, e claro os atacantes fazerem seus papéis e marcarem os gols, porque por mais que pareça, não é nada fácil deixa-los na cara do gol, nem mesmo para Ganso, e ver chances claras de gols serem desperdiçadas.
Texto criado por:Spfc24horas
- Cabe no Tricolor? São Paulo tentou a contratação de Gustavo Scarpa, do Atlético-MG
- São Paulo rescinde contrato com fornecedora de alimentos após investigações do MP
- QUEM FOI BEM E QUEM FOI MAL? Saiba os destaques da partida de ontem pelo São Paulo!
- Luciano sente a coxa e vira dúvida no São Paulo
Notícias
Crespo convoca a torcida do São Paulo para apoiar no Paulistão: presença fundamental
Oscar e São Paulo: Últimos passos para a rescisão e possível aposentadoria do meia
Massis presenteia Ancelotti com camisa do São Paulo durante reunião na CBF
Desfalque de craque? Luciano é dúvida no São Paulo após sair de campo com dores em clássico!
Crise nos Bastidores: Fornecedora de alimentos rebate São Paulo e ameaça processo por rescisão
São Paulo inicia preparativos para duelo decisivo contra o Primavera no Campeonato Paulista
Lesão seria? São Paulo atualiza situação de Luciano após deixar clássico com dores!
Mercado da bola do São Paulo por um novo Camisa 10! Crespo já pediu e Massis vai buscar!!
Carrasco dos rivais! Calleri alcança marca histórica em clássicos e assume liderança no São Paulo
Cabe no Tricolor? São Paulo tentou a contratação de Gustavo Scarpa, do Atlético-MG
RESCINDIU CONTRATO: São Paulo rompe contrato após identificar saques irregulares em serviços do clube
Calleri marca no clássico e amplia números contra rivais
Técnico avalia empate e liga alerta para possível lesão
São Paulo rescinde contrato com fornecedora de alimentos após investigações do MP
Calleri encerra jejum em clássico e salva o São Paulo
QUEM FOI BEM E QUEM FOI MAL? Saiba os destaques da partida de ontem pelo São Paulo!
Crespo vê Lucas e Calleri liderarem reação do São Paulo
Lucas Moura evolui, mas ainda busca espaço no São Paulo
São Paulo cai de rendimento e empata com o Santos na Vila
O Programa de Afiliados da TEMU: Um Guia Completo para Aumentar sua Renda e o Engajamento dos Usuários
Crespo condiciona retorno de Alisson ao desempenho nos treinos
Crespo valoriza empate, mas vê São Paulo superior na Vila
Calleri celebra retorno e expressa sua satisfação após voltar a marcar
Luciano sente a coxa e vira dúvida no São Paulo
EMPATE NA VILA?! São Paulo reage no SanSão, cresce no segundo tempo e soma ponto fora
TABELA ATUALIZADA! São Paulo consegue empate no clássico; veja a tabela
FALHA NO CLÁSSICO! Erro no San-São revolta torcida do São Paulo e gera críticas nas redes
GOOOOOOOOOOOOOOOOL! SÃO PAULO EMPATA CLÁSSICO
Nova Era no São Paulo: Harry Massis demite a própria filha da base feminina do São Paulo
Lembra dele? Ex-Atacante do São Paulo que fez história se torna técnico em time do Rio de Janeiro!