Muricy: pros e contras - Por MHO
Vou procurar friamente analisar os pros e contras do Muricy Ramalho:
Pros:
- Identificado com o clube: treinador que conhece o clube, sabe lidar com a diretoria e equilibrar as cobrancas publicas que vem do alto-escalao (na MinhaHumildeOpiniao de forma equivocada), conta com mais prestigio da torcida.
- Bom de ambiente: sabe trabalhar o emocional dos jogadores, impede a formacao de panelas e disputas internas entre os jogadores, e querido entre os jogadores.
- Quando ajusta a equipe, o time deslancha: consegue manter a certa regularidade com uma equipe encaixada.
Contras:
- Demora a definir o time: tarda a encontrar uma forma de jogar e um time titular.
- Nao sabe mexer no time: rarissimas vezes muda o jogo com uma ou 2 substituicoes, demora a substituir, maioria das substituicoes nao dao resultado, quando perde algum titular erra na formacao fazendo improvisacoes, mudando o esquema e etc..
- Desatualizado: pouco se ve no seu time praticas modernas e eficientes de futebol como marcacao-pressao, compactacao dos setores.
- Treinamentos: ha muito nao se ve jogadas ensaiadas nesse time, desde que o antonio carlos saiu do time quase nao marcamos gols em escanteios (as vezes numa falta em diagonal e so)
- Mata-mata: suas escalacoes e atrasos para tomada de decisoes mostra que tem medo de mudar e transmite esse sentimento aos jogadores que perdem a confianca. Reparem que se a ideia inicial da certo, o time passa, caso contrario vai piorando durante o jogo.
- Revelacao de garotos: tem usado muito pouco os jogadores da base [que nao e apenas sua culpa. Em outro post ja escrevi sobre o assunto e aqui apenas resumo um pouco da MinhaHumildeOpiniao: nossa torcida e muito exigente, nao aceita ver o time passar uma temporada sem ao menos brigar por um titulo e os jogadores mais jovens sentem a pressao. No Santos que sempre esta revelando jogadores, a casa nao cai se o time ficar 3 brasileiros seguindo entre 8o e 13o colocado. Ainda assim o Muricy podia dar mais chance para os recem-profissionalizados em jogos de menor expressao. Ontem por exemplo, podia ter dado uma chance para o Ewandro, Boschillia e/ou Auro>.
Em suma:
Vejo nele grandes qualidades que dao resultados em longo prazo (nao e por acaso que deslanchou no 2o semestre do ano passado) porem na hora de tomar decisoes num espaco curto de tempo, se perde. Apenas para efeito de comparacao, o Ney Franco (nao sou viuvo dele) nao tinha bom relacionamento com os jogadores (terceirizava os treinos, brigou com os medalhoes, etc.) mas no periodo que esteve aqui, soube escalar o time, teve boa leitura dos jogos e como resultado: bom inicio de trabalho na 2a metade de 2012 e pessima continuidade em 2013.
Para mim o Muricy foi bom para tirar o time da 2a divisao em 2013, antes de futebol aquele time precisava de choque, ambiente e vergonha na cara. E saimos daquela situacao com futebol feio, mas com coracao. Em 2014 demorou a encontrar um time ideal (mesmo que alguns jogadores importantes chegaram atrasados - Pato em Maio, Kardek, Kaka e Michel Bastos para depois da copa) mas conseguiu bons resultados no 2o semestre. Nesse ano, novamente esta demorando a encontrar um time ideal (e infelizmente ainda vai demorar), esta sendo mais cobrado porque teve seus pedidos atendidos e por estar disputando uma Libertadores, mas vai dar resultado ate o fim do ano. Pode custar uma dolorosa eliminacao na Libertadores, uma outra vexatoria no Paulista e uma precoce na Copa do Brasil, mas certamente o time vai deslanchar la pro meio do ano e vai brigar pelo Brasileiro. Sera que vale a pena? Tem melhor opcao no mercado que pode dar melhor resultado ja nesse ano? Sera que devemos manter o Muricy apenas por falta de opcao?
- POSSÍVEL REFORÇO! São Paulo abre conversas com gigante europeu para tentar contratar zagueiro brasileiro
- Olten Ayres promove reestruturação na Comissão de Ética do São Paulo com desligamento de dois membros
- PRESSÁGIO? Victor Sá revela sonho com gol no Morumbis antes de fechar com o São Paulo
- TESTES DEFINIDOS! São Paulo encara sequência contra clubes da Série A na intertemporada
URGENTE! Dorival Júnior é o novo técnico do São Paulo
Notícias
São Paulo define maratona de quatro jogos-treino em julho; veja calendário
Mercado da bola: São Paulo fecha troca de jogadores com o Botafogo
Brasil x Noruega: onde assistir, prováveis escalações e horário
Conselho do São Paulo julgará membro por polêmica com empresa
POSSÍVEL REFORÇO! São Paulo abre conversas com gigante europeu para tentar contratar zagueiro brasileiro
Eliminação do Paraguai na Copa antecipa reapresentação de Bobadilla no São Paulo
Tudo igual no interior! São Paulo empata em 0 a 0 com o Bragantino em jogo-treino.
Nova contratação do São Paulo se destaca e integra o seleto grupo dos dez jogadores mais valiosos do elenco
Negócio travado! CRB recusa proposta do São Paulo por Mikael e cobra compensação.
Agenda cheia! Dorival Júnior fecha quatro novos jogos-treino para moldar o São Paulo.
Ingressos a R$ 20 já! Sócios do São Paulo pressionam Harry Massis por preços populares.
Bastidores quentes no Morumbis! Nome de Rogério Caboclo divide a oposição para eleição.
São Paulo encara amistoso contra o Red Bull Bragantino em Atibaia de olho em retorno da temporada
São Paulo fecha contratação de Newton, mas depende de Ferraresi para fechar negócio
PRESSÁGIO? Victor Sá revela sonho com gol no Morumbis antes de fechar com o São Paulo
Olten Ayres promove reestruturação na Comissão de Ética do São Paulo com desligamento de dois membros
Victor Sá Revela Sonho Premonitório com o Morumbi Antes de Oficializar Contratação pelo São Paulo
TESTES DEFINIDOS! São Paulo encara sequência contra clubes da Série A na intertemporada
AFASTAMENTO! Olten Ayres destitui presidente da Comissão de Ética do São Paulo
Victor Sá chega para fortalecer o São Paulo e amplia as opções táticas de Dorival Júnior
São Paulo finaliza preparativos para Jogo-Treino contra o Bragantino
São Paulo desiste de Domingos Duarte após ausência de retorno nas negociações
SOLUÇÃO NO ATAQUE! Victor Sá chega para resolver carência e aumentar opções de Dorival no SPFC
AMPLIOU O LEQUE! São Paulo passa a buscar reforços em novo setor para a janela
Possível auditoria nas gestões de Belmonte e Rui Costa movimenta bastidores do São Paulo
VÍDEO: São Paulo fecha mais uma contratação e Rafinha atende pedido de Dorival Júnior
Lamentável: Ex-São Paulo é preso após cometer crime
MERCADO DA BOLA: São Paulo tem 4 negociações em andamento e pode ter chegadas no clube
Bobadilla perde espaço no Paraguai e esfria venda milionária do São Paulo
MELOU! São Paulo desiste de Domingos Duarte após novela