Fonte oficial. Aniversário do São Paulo Futebol Clube é hoje, completamos 85 anos de história
O São Paulo Futebol Clube foi fundado em 25 de janeiro de 1930 e hoje comemora 84 anos de existência. O clube nasceu da união de dissidentes do Club Athlético Paulistano e da Associação Athlética das Palmeiras, tendo a ata de fundação assinada na madrugada do dia 26 daquele mês devido ao tardar da reunião e confecção dos estatutos.
Contudo, o nascimento da agremiação teve como principal ponto de origem a desistência do Paulistano em praticar o futebol e o fim da Liga dos Amadores de Futebol - LAF -, entidade basicamente capitaneada pelo clube do Jardim América e da qual também fazia parte a AA das Palmeiras, em 8 de janeiro de 1930.
Muitos descontentes com tais decisões passaram o mês de janeiro a arregimentar outros adeptos as tradições e glórias do maior campeão paulista da era amadora para o nascimento de uma nova associação esportiva na cidade. Dias antes da fundação, em 25 de janeiro, já era previsto, debatido e praticamente acertada a elaboração dessa nova entidade.
Forte indício de que a movimentação pela união dos clubes começou cedo, provavelmente ainda no fim de 1929, quando o Paulistano ameaçava deixar o futebol, está no anúncio publicado pela AA das Palmeiras em vários jornais da capital no dia 10 de janeiro, logo após o fim da LAF, sobre a reforma do gramado da Chácara da Floresta e a suspensão dos treinos dos jogadores. É sabido que o clube não dispunha, sozinho, de recursos para tal empreendimento e essa obra já estava nos planos dos dirigentes que fundariam o Tricolor.
Uma das primeiras passagens na imprensa acerca da criação do novo clube ocorreu no jornal "Folha da Manhã", na coluna "Pão de Moloch", no dia 21 de janeiro. Nela foi dito que o nome da nova equipe seria Esporte Clube Paulistano. Já o impresso "Diário Nacional", de 23 de janeiro, apostava em Paulistano Atlético Clube, já indicando, também, que os grandes craques do antigo clube, como Friedenreich, atuariam no futuro time, como de fato aconteceria.
Este mesmo jornal noticiou, no dia 24 de janeiro, como fundado o São Paulo Futebol Clube. Foi o primeiro órgão a fazê-lo, curiosamente, antes de verdadeiramente fundado ter sido. Acontece que no dia 23 de janeiro, quinta-feira, ocorreu a reunião prévia entre os desportistas de ambos os clubes citados, inicialmente contando também com sócios da Associação Athlética São Bento que, posteriormente, não aceitou fazer parte do acordo de fundação por causa de seu associado de mais renome, Lauro Gomes, que foi substituído por Luís Oliveira de Barros no posto de secretário geral. Poucos sabem, mas não fosse isso, possivelmente não haveria Tricolor, pois o clube teria mais uma cor em seus símbolos, sendo representado, assim, pelo preto, branco, vermelho e... azul.
Nesta reunião prévia ficou decidido o nome do clube - assim escolhido pelo ideal de representar a cidade e o estado, como também por causa da proximidade do aniversário da cidade de São Paulo - o corpo diretor e os integrantes do Conselho Deliberativo. Mas os estatutos e acertos finais ficaram para o sábado, 25, propositalmente no citado aniversário.
Outro ponto importante decidido foi a convocação do Conselho Consultivo da AA das Palmeiras para às 17h daquele mesmo sábado. Lá aprovariam a união daquele clube com os dissidentes do Paulistano e, por assim dizer, o rebatismo da associação - Como o jornal "Folha da Noite", na coluna "Notas e Notinhas" anunciou no dia 31 de janeiro, para a APEA, a federação organizadora do futebol no Estado de São Paulo, o São Paulo Futebol Clube nada mais era que a Associação Athlética das Palmeiras sob nova nomenclatura, ocupando o mesmo registro.
(Ainda assim, o Tricolor não pode ser considerado a continuação direta da AA das Palmeiras justamente porque sócios do clube alvinegro, descontentes com a fusão, refundaram o clube, que chegou até mesmo a disputar o Campeonato Paulista Amador da FPFA, do mesmo modo que associados e simpatizantes do São Paulo refundaram o clube em 1935).
Assim, às 14 horas do dia 25 de janeiro, na Praça da República, nº 28, começou a assembleia de fundação que, como se sabe, tardou a ser finalizada devido a produção do estatuto do clube e pelo andar da reunião do Conselho Consultivo da AA das Palmeiras, realizada na Chácara da Floresta. Já na madrugada, com tudo aprovado, foi lavrada a ata de fundação do São Paulo Futebol Clube, abaixo transcrita na linguagem da época:
Ata de Fundação
Aos vinte e seis dias do mês de Janeiro de mil novecentos e trinta, nesta cidade, à Praça da República nº 28, compareceram os abaixo-assignados, sócios da Associação Athletica das Palmeiras e do Clube Athletico Paulistano, para o fim especial de fundarem um novo clube que representasse condignamente a Cidade de São Paulo em competições esportivas.
A convite dos presentes, assumiu a presidência da assembléia o Sr. João Oliveira de Barros, que convidou para secretário o Sr. Luis F. Amaral.
Em seguida, passou-se a leitura dos estatutos, que vão adiante tranos e que, depois de discutidos, foram unanimemente approvados.
Procedeu-se à eleição da primeira directoria, que, por proposta do Sr. Firmiano de Moraes Pinto Filho, foi acclamada com os seguintes nomes:
Presidente: Dr. Edgard de Souza
1º Vice-Presidente: Dr. Alberto Hugo de Oliveira Caldas
2º Vice-Presidente: Dr. Gastão Rachou
3º Vice-Presidente: Dr. Benedicto Montenegro
1º Secretário: Dr. Luís Oliveira de Barros
2º Secretário: Dr. José Martins Costa
1º Thesoureiro: Dr. João B. da Cunha Bueno
2º Thesoureiro: Dr. Caio Luís Pereira de Souza
Conselho Fiscal:
Dr. Samuel Toledo Filho
Dr. Névio Nogueira Barbosa
Dr. Raphael Salles Sampaio
Suplentes:
Dr. Gabriel de Rezende Filho
Dr. Caio da Silva Ramos
Dr. Plínio da Silva Prado
Por proposta do Sr. Clodoaldo Caldeira, foram, em seguida, acclamados para presidente e membros do Conselho Deliberativo os seguintes nomes:
Presidente: Dr. Júlio de Mesquita Filho
Membros:
Dr. Névio Nogueira Barbosa
Dr. Gastão Rachou
Dr. Alberto Hugo de Oliveira Caldas
Dr. Augusto de Castro Leite
Dr. Luiz Augusto Pereira de Queiroz
Dr. Marcello Paes de Barros
Dr. Luiz Marcondes de Moura
Dr. Leonel Benevides de Rezende
Dr. Ariosto Ferraz
Dr. Sergio Meira
Dr. Rubens de Moraes Salles
Dr. Arnaldo Alves da Motta
Dr. Manoel Carlos Aranha
Dr. Mário da Cunha Bueno
Dr. Luiz Fernando do Amaral
Dr. Firmiano de Moraes Pinto Filho
Dr. João Oliveira de Barros
O Sr. Presidente convidou a Directoria eleita a tomar posse de seus respectivos cargos.
Assumindo a presidência, o Sr. Dr. Edgard de Souza agradeceu em seu nome e no de seus companheiros de Directoria, a prova de confiança promettendo tudo fazer pelo engrandecimento da nova entidade esportiva.
Nada mais havendo a tratar, pelo Sr. Presidente foi encerrada a sessão, da qual eu, secretário, lavrei a presente acta, que vae assignada pelo Sr. Presidente, por mim, e demais presentes.
Edgard de Souza
Alberto Hugo de Oliveira Caldas
Gastão Rachou
Benedicto Montenegro
José Martins Costa
João B. da Cunha Bueno
Caio Luís Pereira de Souza
Samuel Toledo Filho
João Oliveira de Barros
Paulo Novaes de Barros
Clodoaldo Caldeira
Luiz Fernando do Amaral
Joaquim da Cunha Bueno Netto
Leonel Benevides Rezende
Augusto Portugal dos Santos
Duffles de Camargo Bueno
Paulo Machado de Carvalho
Arnaldo Alves da Motta
Névio Nogueira Barbosa
Augusto de Castro Leite
Mário da Cunha Bueno
Alcino Vieira de Carvalho
Luiz Marcondes de Moura
Marcello Paes de Barros
http://www.saopaulofc.net/noticias/noticias/historia/2015/1/25/aniversario-do-sao-paulo-futebol-clube/
- EM BAIXA! Paraguaio do São Paulo enfrenta desafios na Copa do Mundo e perde destaque interno
- RECUPERAÇÃO! Jogadores lesionados intensificam tratamento no DM visando volta ao fim da parada
- INTERTEMPORADA! São Paulo não sai do empate contra o Juventus-SP em jogo-treino
- Angelo Cândido inicia pré-temporada no Strasbourg após negociação milionária com o São Paulo
URGENTE! Dorival Júnior é o novo técnico do São Paulo
Notícias
RECUPERAÇÕES CHEGANDO? Sabino e Lucas intensificam tratamento no DM do São Paulo
Dorival Júnior intensifica treinamento técnico e posse de bola no São Paulo
São Paulo e Juventus empatam em duelo tático no início da intertemporada
VAI PRA EUROPA! Ex-jogador do São Paulo fecha contrato com clube turco
MUDANÇA DE PLANOS! São Paulo define dirigente como Plano A para o futebol e descarta campeão do mundo
Bobadilla tem decisão na Copa: Paraguai enfrenta Alemanha por vaga nas oitavas
Brasil x Japão: onde assistir ao vivo, horário e tudo sobre o jogo da Copa
São Paulo monitora Bastos após crise no Botafogo e pode fechar reforço sem custos
DE CASA NOVA! Fora do São Paulo, zagueiro é anunciado por clube do futebol turco
EM BAIXA! Paraguaio do São Paulo enfrenta desafios na Copa do Mundo e perde destaque interno
RECUPERAÇÃO! Jogadores lesionados intensificam tratamento no DM visando volta ao fim da parada
NOVIDADES! São Paulo atualiza status de lesionados em preparação para retorno aos gramados
INTERTEMPORADA! São Paulo não sai do empate contra o Juventus-SP em jogo-treino
INVESTIGAÇÃO MANTIDA! MP rejeita recurso do São Paulo e caso sobre gestão temerária avança
ELEIÇÃO CHEGANDO! Disputa presidencial do São Paulo ganha força com oposição
Reunião com lideranças políticas em São Paulo é adiada após recusas de conselheiros
BALANÇO DOS REFORÇOS! Desempenho das contratações do São Paulo em 2026
Lucas Moura surpreende na recuperação e anima o São Paulo para a reta final da temporada
Resumo da semana do São Paulo: mercado agitado, Arboleda, Domingos Duarte e novidades no CT
São Paulo empata com Juventus em jogo-treino e Dorival testa mudanças no CT
ADEUS JOIA! Cria de Cotia inicia pré-temporada no Strasbourg após negociação milionária com o São Paulo
Dorival acelera preparação do São Paulo enquanto Sabino evolui no CT
Ex-atacante e bicampeão pelo São Paulo é preso
Confira como foram os reforços do São Paulo no primeiro semestre de 2026
Sabino avança em tratamento e corre no gramado da Barra Funda.
Empresário que quer transformar São Paulo em SAF entrega camisa a astro de Hollywood
Com eleição para presidente do São Paulo para o final do ano entenda a situação política do clube!
HÁ 55 ANOS! São Paulo celebra aniversário do título paulista de 1971 contra o Palmeiras
LEMBRA DELE? Interminável, ex-São Paulo assina com time da 2ª divisão de Goiás
IGNORADO! Campeão mundial é "esquecido" por perfil oficial do SPFC; ação gerou desconforto público