Por que o futebol dos anos 90 era muito melhor?
Por que o futebol dos anos 90 era muito melhor?
O futebol atual não apresenta mais craques natos com personalidade de decisão de jogo. Vivemos a desconstrução do esporte bretão
Quando foi que o futebol virou um astro do pop? Talvez para esta resposta não tenhamos uma data exata. Mas pode-se dizer que foi um processo lento que começou na Fifa, no âmago das gestões Havelange/Blatter. Mas no gramado a coisa começou a degringolar em 1994, durante a Copa do Mundo realizada nos Estados Unidos.
Pode-se dizer de uma forma mais “poética” que naquele ano o futebol simpatizou de vez com a ideia do show bizz e passou a cruzar a linha que o definia como um megaevento esportivo se transformando em um espetáculo de proporções épicas.
Embora a mudança tenha se dado de forma - até certo ponto - lenta, hoje é mais que evidente a globalização do futebol e o seu poder como fenômeno de mídia. Não à toa 22 marmanjos correndo atrás de uma redonda se transformou em um negócio tão bilionário que todo Sheik que se preze tem o seu clube de futebol na Europa.
Depois de desvirginada a última fronteira de expansão do futebol, as coisas começaram a mudar drasticamente. Alguém aí se lembra dos grandes craques daquela Copa? Romário, Bebeto, Roberto Baggio, Paolo Maldini, Franco Baresi, Maradona, Gheorghe Hagi, Hristo Stoichkov entre outros tantos jogadores marcantes.
E o que todos eles têm em comum? Eles são humanos, você consegue imagina-los tomando aquela gelada em qualquer pé sujo por aí, diferente dos craques de hoje que promovem festas dignas de rock stars. Como dito anteriormente, a mudança não se deu de imediato. Mas o que dizer da geração seguinte?
A geração seguinte não foi tão diferente, os caras eram mais jogadores do que astros do rock, mas os primeiros sinais de mudança vieram a partir daí. Sávio, Roque Junior, Basílio, Carlos Miguel, França, Wagner, Camanducaia, Euller, Edilson, Vampeta, Gilmar Fubá, Valdir Bigode, Junior Baiano, Odvan, Amaral, Djalminha, Denilson, Paulo Nunes, Ronaldo Fenômeno, Adriano e Ronaldinho Gaúcho são alguns dos últimos jogadores da geração romântica do futebol brasileiro, antes do surgimento de Robinho e sua trupe, onde o jeito “moleque” (leia-se afetado e bunda mole) se sobrepôs sobre o jeito "malandro".
Vamos dar um salto no tempo até a última bola de ouro, vencida de maneira incontestável por Cristiano Ronaldo, o jogador que sem dúvida alguma é o avatar - embora Neymar Jr se esforce para deter este título - deste novo modelo de futebol midiático. Seu título e seu discurso - aquela ladainha de sempre - colocou o último prego no caixão do folclore futebolístico e suas lendas.
Hoje tudo se resume a selfies, postagens no Twitter e a grandes campanhas publicitárias - vamos ignorar as dancinhas. O jogador não é apenas um esportista, é um produto de marketing e Cristiano Ronaldo é o ícone máximo por trás disso, ele é um fenômeno de mídia como nenhum outro jogador foi - incluindo David Beckham. Ele é o craque do vídeo game, ele é o rostinho bonito no comercial de shampoo, ele é o resumo do produto que o futebol se tornou.
Embora o talento do português seja inegável e seu desempenho físico seja de outro planeta, nós saudosistas não acreditamos que o futebol se resume apenas a isto. Nós cansamos dos jogadores que seguem fielmente a cartilha do “politicamente correto” - obrigado Balotelli.
Nós queremos um novo Marcos e suas histórias divertidíssimas, nós queremos outro Vampeta e suas provocações que criavam uma atmosfera sem igual para os grandes clássicos. Nós cansamos de Neymar e seus parças. Nós queremos jogadores humanos, e não garotos egocêntricos de ego inflado. E assim que Rogério Ceni se aposentar, perderemos o último jogador lúdico do futebol brasileiro, o último moicano - com o perdão do trocadilho - que não tem medo de incomodar.
Fonte: http://www.areah.com.br/
- São Paulo vence Primavera em reviravolta e mantém esperanças no Paulistão
- MELHORES MOMENTOS DA VITÓRIA DO TRICOLOR! Confira os lances e os gols da virada do São paulo
- Confira a tabela! São Paulo vence em casa e sobe na tabela do Paulistão!
- Vitória do Tricolor!! São Paulo vence de virada em casa e entra no G8 do Paulistão!
Notícias
São Paulo supera crise política e retoma foco no campo
Cabe no Tricolor? Torcida pede Rollheiser, destaque de rival
São Paulo descarta acordo formal e blinda Marcos Antônio
Calleri decide, exalta Crespo e São Paulo vira sobre o Primavera
Lucas Moura brilha após crise política e vê “fim da bagunça” no São Paulo
São Paulo entra na rodada decisiva: veja o que o Tricolor precisa para garantir vaga no Paulistão
Lucas Ramon estreia com assistência e vira assunto entre torcedores do São Paulo — reforço conquistou sua confiança?
Hernan Crespo destaca atuação de Rafael e afirma: Goleiro de time grande decide jogos
Primavera emite atualização sobre condição de Afonso após incidente no MorumBIS
Calleri decide vitória e manda recado sobre renovação: futuro no São Paulo entra em pauta
Reviravolta no Morumbi: nova gestão e vitórias seguidas transformam o São Paulo
São Paulo vence Primavera em reviravolta e mantém esperanças no Paulistão
Zagueiro do Primavera sofre desmaio após colisão com adversário no Morumbi
Crespo exalta triunfo do São Paulo, mas critica veementemente o calendário da FPF: "É uma loucura"
Lucas celebra retorno do São Paulo às vitórias: Reestabelecendo minha confiança
Melhoras craque!! Jogador do Primavera cai desacordado após choque de cabeça e deixa estádio de ambulância
MELHORES MOMENTOS DA VITÓRIA DO TRICOLOR! Confira os lances e os gols da virada do São paulo
Confira a tabela! São Paulo vence em casa e sobe na tabela do Paulistão!
Vitória do Tricolor!! São Paulo vence de virada em casa e entra no G8 do Paulistão!
GOLLLLL DO SÃO PAULO!!! O Tricolor vira a partida!! Confira
GOOLLLLL DO TRICOLOR!! O São Paulo empata o jogo!! Confira o gol
Jogador do Primavera é Socorrido em Ambulância Durante Partida no Morumbi
Crespo Anuncia Novos Jogadores na Escalação do São Paulo para Enfrentar o Primavera
Crespo promove reforma no São Paulo: Seis mudanças na escalação para duelo contra o Primavera
São Paulo Inicia Temporada com Inédito Mês Livre de Lesões Graças a Novos Processos de Preparação Física
Tricolor escalado!! São Paulo anuncia escalação para decisão no Paulistão!!
É a melhor base do Brasil!! São Paulo tem três convocados para a Seleção Brasileira Sub-17
Provável escalação! São Paulo termina preparação e Crespo define titulares!
São Paulo x Primavera; Saiba onde assistir
São Paulo e Primavera: 23 mil ingressos já garantidos para o confronto decisivo do Paulistão