Entenda o que Muricy quer dizer quando fala de elenco, e porque ele não fez sustituições
O São Paulo no meio do Paulista, trouxe 3 bons reforços: Souza, Alvaro Pereira e Pabon. E perdeu Aloísio, Jadson e Welliton no final da temporada passada. E Pato não podia jogar o Paulista.
O elenco que temos hoje, foi montado pela dupla Adalberto/Ney Franco. Foi esse o elenco que ficou várias rodadas na zona de rebaixamento do campeonato passado.
Muricy teve mérito de recuperar jogadores como Luis Fabiano, Osvaldo e Douglas. Mas, elenco não significa ter um ótimo time titular, e grande quantidade de reservas.
Adalberto/Ney Franco contrataram muitos jogadores de beirada de campo, como Negueba, Roni, Silvinho, Welliton e Wallyson. Aloisio e Douglas disputavam posição na beirada de campo, pois o time só podia jogar de uma maneira. Todos destros. Ademilson e Canete foram disputar posição por lá também.
Muricy já disse que hoje em dia, quem começa a jogada são os volantes. Com atacantes marcando os laterais e os acompanhando até a defesa, o maior espaço agora é pelo meio. Ele trouxe Maicon para jogar de volante, e pediu a contratação de Souza. Mas, se esse é o jeito do time jogar hoje, é necessário termos no elenco, mais um volante/meia como Wesley ou Cleiton Xavier.
E o que é um bom elenco?
Primeiro ter peças de reposição que façam a mesma função do titular, e o time continue jogando da mesma forma. Ou que mude a forma de jogar, mas com a mesma qualidade. A contusão de Souza, fez o time que vinha crescendo, cair muito, como notamos contra o CSA, Ituano e Penapolense. O time que ganhou de XV de Piracicaba, que goleou o Audax, e que encurralou o time do Corinthians no primeiro tempo. Um time que tinha muita posse de bola, e que fazia o jogo ficar fácil.
Se Ganso se machucar quem entra? Se Maicon e Souza se machucar, quem joga? Se Luis Fabiano se machucar, quem joga? Temos vários jogadores no elenco, mas, se Ganso não jogar o time muda suas características. O mesmo com Maicon e Souza. E Luis Fabiano então? Não temos centroavante de área, bom cabeceador, que faz pivo no time.
Além de jogadores à altura, é preciso de outras peças diferentes. Em um jogo em que o adversário tenha encaixado a marcação (como o caso do jogo contra o Penapolense), e que comece a gostar do jogo, possa mudar completamente e confundir a marcação.
Precisamos de um canhoto que jogue pela direita de pé trocado. No jogo de quarta isso complicaria o time adversário. Pois além de feMas, sem ter a contrapartida de enviar Osvaldo. Acho que o São Paulo queria sim Wagner, mas sem mandar Osvaldo na troca). Um jogador com ótimo chute, e onde o marcador fica muito mais preocupado com o corte para o meio, do que marcar o passe para a passagem do lateral. Danilo, fez jogos assim no Corinthians de Tite. E Bruno Cesar foi contratada para isso no Palmeiras.
Precisamos de um meia, rompedor, que carregue, que chute de fora da área, que entre para cabecear.
Alguém como Diego Souza, Julio Baptista, Renato Augusto, que empurre o volante que o marca para perto dos zagueiros, e deixe o meio mais livre para os volantes chegarem para chutar ou tabelar. Um jogador que divida a atenção da zaga na bola aérea.
Infelizmente Pabon, Osvaldo e Ganso não sabem cabecear, não tem corpo para brigar pelo alto. Com isso Luis Fabiano tem sempre um zagueiro a sua frente e um zagueiro nas suas costas quando cabeceie. Somente um cruzamento perfeito, em que a bola caia exatamente no meio dos zagueiros e nenhum dos zagueiros pulem no corpo de Luis Fabiano, permite que ele volte a fazer gol de cabeça.
Enfim, se tivéssemos pelo menos esses dois tipos de jogadores no banco na quarta, Muricy poderia fazer substituições para mudar o jogo. Mas, Ewandro, Ademilson, Lucas Evangelista, Boschilla, jogadores leves, não iriam conseguir furar o bloqueio da Penapolense.
João Schmitd, pode vir a ser esse segundo volante, e Boschilla possa vir a ser esse meia que joga de pé trocado.
Mas, com a impaciencia de uma torcida que aos 30 minutos do segundo tempo cobra raça dos jogadores. Cobra como se dissesse para o time, se vira.
Talvez se tivessesmos uma torcida que incentivasse os jogadores aos 30 minutos do segundo tempo, que contagiasse com seus gritos de incentivo, que mostrasse que os jogadores não estavam sozinhos, Muricy pudesse lançar jovens.
Com um time campeão da Libertadores, campeão Brasileiro, é possível testar Hernanes de volante. É possível lançar um desconhecido como Richarlyson para substituir Mineiro e Josué. Dá para apostar em Miranda, um desconhecido, ou um garoto de 17 anos na zaga como o caso de Breno.
Mas, com a pressão de hoje, é preciso de jogadores mais rodados, infelizmente.
Tem um time na Ucrania, chamado Metalist, que tem 3 jogadores que comporiam bem o elenco, com as características que descrevi acima. Desses 3 jogadores, apenas 1 seria titular. Mas, faria do time do São Paulo, um time e um elenco fortíssimo.
Talvez, se o clima entre Russia e Ucrania esquentar, esses jogadores recebam passe livre. Pois em caso de guerra, jogadores estrangeiros podem pedir liberação junto a FIFA.
- São Paulo acerta empréstimo de reforço de peso, mas esbarra em transfer ban
- VÍDEO: São Paulo vai RESCINDIR com Nicolas? Clube toma posição FINAL sobre o caso!
- São Paulo divulga nota oficial sobre acidente de jogador do elenco; Confira!
- URGENTE: Jogador do São Paulo é preso em Alphaville
Notícias
Quem merece uma chance? Veja os esquecidos de Dorival no São Paulo
Justiça confirma posse da Taça das Bolinhas pelo São Paulo, frustrando reivindicação do Flamengo
Ex-Presidente da CBF Ganha Força no São Paulo para Assumir a Presidência no Lugar de Harry Massis Jr
São Paulo mantém Taça das Bolinhas após decisão judicial que nega recurso do Flamengo
ADEUS! São Paulo anuncia saída por empréstimo de jogador para fim da temporada
Nicolas, do São Paulo, segue em liberdade após controverso atropelamento: entenda o caso
São Paulo libera Nicolas para cuidados pessoais e oferece suporte psicológico sem prazos
CAIU O TRANSFERBAN?! São Paulo paga dívida com a Lazio para tirar transferban e aguarda liberação
EVITA CLÁUSULA? São Paulo evita pagamento de milhões em bônus ao Bahia
São Paulo oferece suporte psicológico a Nicolas enquanto futuro do lateral permanece incerto
CUSTARÁ BOLADA! São Paulo evita bônus milionário, mas cláusula ainda preocupa
PAUSA NO CALENDÁRIO! CBF anúncia que o futebol brasileiro será interrompido na Copa do Mundo Feminina de 2027
SÃO PAULO SE PRONUNCIA! Jogador do São Paulo se envolve em acidente de carro fatal
VÍDEO: São Paulo intensifica treino antes do próximo desafio pelo Brasileirão
Chegou ao fim! São Paulo define futuro de Tapia e atacante já tem novo clube
Sumiço de Cauly no São Paulo pode fazer o clube economizar mais de R$3 milhões; entenda!
MAIS UM? Clube da MLS avalia a situação de lateral do São Paulo
VÍDEO: Imagens Revelam Instantes do Acidente Envolvendo Atleta do São Paulo
São Paulo define data para quitar o transfer ban e anunciar reforços; Confira!
Após acidente, São Paulo toma decisão importante envolvendo Nicolas
São Paulo e Bolívar se enfrentam na Sul-Americana; Saiba tudo sobre os ingressos!
DE SAÍDA! Atacante se despede do São Paulo para jogar na MLS
Atleta do São Paulo responderá em liberdade por atropelamento em Alphaville
VÍDEO: São Paulo vai RESCINDIR com Nicolas? Clube toma posição FINAL sobre o caso!
São Paulo acerta empréstimo de reforço de peso, mas esbarra em transfer ban
Sobrevivendo a La Paz: o que esperar do duelo entre São Paulo e Bolívar nas oitavas da Sudamericana
Defesa de Nicolas Bosshardt se pronuncia após tragédia envolvendo atleta da base do São Paulo
São Paulo enfrenta desafios com Transfer Ban e controvérsia sobre expulsão de Massis
NOVA CHANCE! Ryan Francisco ganha força e volta aos planos de Dorival no São Paulo
Lateral do São Paulo envolvido em acidente de carro fatal envolvendo idoso