Anos 90 a 00 foi marcado por técnicos zagueiros. Agora é a vez de técnicos meias. O que mudou
Os anos 90 foi marcado pelos supertécnicos Felipão um ex-zagueiro e Luxemburgo, ex-lateral. Além deles, e Técnicos zagueiros se sobressaindo sobre os técnicos meio-campistas e atacantes: Nelsinho Baptista, ex-lateral, Levir Culpi ex-zagueiro, Candinho ex-zagueiro, Jair Picerni, ex-lateral, Joel Santana ex-zagueiro. Teve Tele Santana, ex-falso ponta tb, como maior ganhador de títulos, e talvez seja uma das explicações para o enorme sucesso.
Ainda na década de 90 vimos ex-zagueiros Sãopaulinos fazerem algum sucesso como técnico, como Dario Pereyra, Oscar e Estevam Soares.
E o que significou essa geração no futebol brasileiro? Perdemos 82 e 86 jogando bonito. Mas, ganhamos em 94, fomos vice em 98, e campeão de 2002, jogando compactado e marcando muito.
Talvez por isso, os técnicos defensores começaram a ganhar destaque. Ou seja, um time com forte marcação que deixava os meias e atacantes soltos para decidirem.
Afinal, técnicos zagueiros, sabem as dificuldades que passaram em sua carreira como jogador, e desta forma, faz o meio campo mais proteger a zaga do que auxiliar no ataque. Foi aí que surgiram os 2 volantes marcadores. Eles guardavam a frente da zaga e cobria os laterais. Adilson e Pintado, Dinho e Goiano, Cesar Sampaio e Mazinho, Amaral e Flavio Conceição e é claro Mauro Silva e Dunga, começaram a ganhar visibilidade como os meias.
Marcação, marcação para consagrar zagueiros. Será que por isso que tivemos Aldair, Marcio Santos, Edmilson, Junior Baiano, Cleber, Juan, Lucio, Jorginho, Roberto Carlos, Cafu, e agora temos zagueiros como Dante, Thiago Silva, Miranda, Dede, Marquinhos (PSG), David Luiz, Daniel Alves, Maicon e Marcelo?
Pois é.....os volantes consagraram os zagueiros.
Agora parece que estamos vivendo um novo cenário: Muricy ex-meia habilidoso, Tite ex-meia, Cuca ex-meia, influenciaram outros técnicos como Vagner Mancini, Caio, Dorival Junior, todos meio campistas. Ex-zagueiros como Adilson Baptista, Antonio Carlos, Ze Theodoro, Joel Santana, estão sofrendo com a mudança do futebol.
Agora, os meias é que começam a jogada. O volante na era dos técnicos meias, começam a criação das jogadas, ao invés de ser um cão de guarda da defesa.
Hernanes, Paulinho, Ramires, formam uma nova geração de volantes. E meias começam a desequilibrar novamente. Se em 94 ganhamos com um meio campo burocrático que tinha Mauro Silva, Dunga, Mazinho e Zinho, e em 2002, tivemos 3 zagueiros, e mais dois volantes, agora os times jogam com 3 meias (4-2-3-1). Os volantes tem que sair jogando, e os laterais ficam, uma vez que quem cria pela lateral são meias.
Muricy sabe fazer Ganso jogar, porque sabe as dificuldades que teve como meia, e como ele queria que jogasse o time, para ele poder render mais. Ele apostou em Maicon, que é um jogador que não marca muito, mas que dificilmente erra passe. Isso facilita o trabalho de Ganso que recebe uma bola de mais qualidade, e ás vezes em movimento.
Pois os meias vinham sofrendo muito com os volantes que só passavam para os meias quando estes estavam de costas para o gol. E isso é claro facilita o trabalho de qualquer volante. É só grudar no corpo e não deixar o meia virar.
Cuca, fez Ronaldinho jogar, colocando jogadores na frente que criassem oportunidade para que Gaúcho possa desequilibrar com seus passes e lançamentos.
Tite, fez Paulinho jogar muito. Um volante/meia assim como ele. Antes o time teve Elias. E o meia Danilo se tornou peça chave para o time.
A nova safra esta mudando o futebol brasileiro e mundial. Guardiola Tito Martinez, Di Matteo, são tecnicos meio campistas, que estão abrindo "pontas" ou meias pelos lados do campo, para que eles espalhem o time em campo, e deixem os meias com mais campo para jogar.
Afinal se todos os times jogarem com 4 no meio de campo, o setor fica embolado e o meia não tem espaços e opçoes. Com jogadores abertos, o leque de opções para passes aumenta e com isso o rendimento dos meias e volantes tb.
O que esta congestionado agora são os lados do campo, onde os pontas/meias marcam os laterais até o final.
O futebol esta mudando e para melhor.
Ontem, mais uma vez deu prazer de ver Maicon e Ganso jogando. A tabela deles no gol de Welliton, lembrou as tabelas de Raí, Palhinha e Muller, guardada as devidas proporções.
E dá prazer de ver a seleção com Ramires, Paulinho, Oscar, Hernanes na seleção.
Que técnicos zagueiros diminuam cada vez, e surjam cada vez mais técnicos-meias como Muricy, Tite, Cuca, Vagner Mancini, Caio e Dorival Junior.
- VÍDEO: Clima pesado! Luciano faz forte desabafo e ainda provoca rival perto da zona
- NÃO FIZEMOS O QUE TREINAMOS! Confusão no elenco: jogadores repetem frase e expõe problema interno
- URGENTE! Guerra política explode no São Paulo: Olten destitui Comissão de Ética e caos toma conta do Conselho
- VAI TER DINHEIRO PRA TROCAR O TÉCNICO? São Paulo pede fortuna à BYD para mudar nome do Morumbi
Notícias
São Paulo e Cruzeiro se enfrentam em duelo decisivo pelo Brasileiro Sub-20: prováveis escalações e transmissão
Flamengo não desiste de Marcos Antônio e estuda oferta envolvendo Luiz Araújo
VÍDEO: Clima pesado! Luciano faz forte desabafo e ainda provoca rival perto da zona
NÃO FIZEMOS O QUE TREINAMOS! Confusão no elenco: jogadores repetem frase e expõe problema interno
CRAQUE NO RIVAL?! Possível traição: Neto crava acerto de craque do meio de campo com o Flamengo
O QUE VOCÊ ACHA? Bobadilla sob risco de suspensão de até seis jogos após gesto em partida
São Paulo se prepara para decisão contra o Juventude mas sofre com grandes desfalques! Confira
ESCALAÇÃO: São Paulo finaliza treinos e confirma escalação para duelo decisivo contra o Juventude
São Paulo anuncia novos conselheiros, após presidente destituir Comissão de Ética! Confira
Bobadilla vai ser julgado pelo STJD após polêmica
De saída? Rival demonstra interesse em lateral do São Paulo
URGENTE! Guerra política explode no São Paulo: Olten destitui Comissão de Ética e caos toma conta do Conselho
CRISE INTERNA: Comissão de ética do São Pauloo é destituída após polêmica
São Paulo acumula dívida de quase R$ 10 milhões somente em multas de ex-treinadores
BOMBA NO SPFC! Áudio de Massis vaza e expõe crise
NOVO NOME? São Paulo negocia naming rights com empresa internacional gigantesca
VAI TER DINHEIRO PRA TROCAR O TÉCNICO? São Paulo pede fortuna à BYD para mudar nome do Morumbi
BOMBA: Áudio absurdo de Harry Massis é vazado na internet e gera polêmicas
São Paulo busca quebrar histórico fraco em 2026 jogando fora de casa contra o Juventude
Juventude e São Paulo se enfrentam na Copa do Brasil: saiba onde assistir!
Bobadilla é denunciado pelo STJD após possível gesto antidesportivo
Harry Massis afirma que demitir Roger Machado é inviável para o São Paulo por situação financeira
NÃO DÁ PRA PAGAR! Áudio revela bastidores da crise no São Paulo e fortalece permanência de Roger
RETORNO IMPORTANTE! São Paulo em preparação para enfrentar o Juventude com destaque em retorno
FICA OU SAI? São Paulo se pronuncia sobre permanência de Roger Machado e desafios financeiros
CONTROVERSA NO GESTO! Análise da não expulsão de Bobadilla contra o Corinthians
Harry Massis admite que São Paulo não tem dinheiro para demitir Roger Machado
São Paulo reafirma confiança em Roger e enfrenta crise financeira: "Demissões não estão em pauta
Harry Massis reage a protestos e banca Roger Machado no comando do São Paulo
Áudio Revela Bastidores da Relação entre o Presidente do São Paulo e Roger Machado