Acorda Nação São Paulina, estamos no caminho do fracasso!
Mesmo nessa crise, todos os dias entro no site, leio as notícias e alimento a esperança de que tudo possa melhorar. Fiquei muito chateado com a última derrota porque vi o primeiro tempo e achei que poderíamos vencer, não pude ver o segundo e depois descobri que havíamos tomado três gols de bobeira.
Qual o motivo de tanta desgraça? Sinceramente não sei, racha no elenco? Briga entre diretoria e atletas? Falta de sorte ou vergonha na cara? Vejo também os comentários do site, e percebo muitos torcedores criticando algumas coisas e darei minha opinião sobre algumas:
a) Elenco limitado: obviamente nosso elenco tem lá suas deficiências, não temos o melhor elenco do Brasil, mas também não é o pior. Por acaso o elenco do Coritiba é melhor que o nosso? Ou o do Vitória? São times que não têm grandes elencos, mas vêm fazendo boa campanha e mostram que a união faz, de fato, a força. Dá pra nos virarmos com o que temos já que nossa diretoria medíocre não se mexe. Tirando o Lucas, esse é o elenco base que ganhou a Sulamericana ano passado, desaprenderam a jogar? Dificilmente.
b) Contratações medíocres: Silvinho, Reinaldo, Roni, Caramelo. Muitas vezes vi o pessoal criticando esses caras, que mal ganham oportunidades. Eles foram contratados porque apresentaram alguma coisa de interessante, lembrem-se que todo jogador antes de ser famoso, é um desconhecido qualquer. Quem era o Paulinho antes de chegar no Corinthians? Quem botava fé nele? A gente tem que dar uma chance pra esses caras, tenham paciência.
c) Ganso: obviamente está abaixo do que espera-se. Mas vocês não viram ele jogar em 2010? Ele chegou contundido no São Paulo, cercado de desconfianças. Ficar xingando o cara e por ele em xeque toda vez que erra um passe não vai adiantar nada.
d) Esquema tático: quantas e quantas vezes vi ''escalações'' nos comentários, alguns clamando a volta do 3-5-2. Sempre achei esse esquema obsoleto e retranqueiro, quantos times grandes no mundo jogam nesse esquema? Que eu saiba, nenhum. Lembrem-se que nós não convivemos no dia-a-dia dos treinamentos, temos que dar um respaldo pro Autuori e confiar no trabalho dele, naquilo que ele acredita funcionar. Ele sabe o que se passa lá dentro melhor do que nós.
Claramente a grande culpada pela crise no Soberano é essa diretoria arcaica e corrupta que temos. Mas é muito fácil para nós, torcedores, ficarmos em casa e criticarmos tudo e todos. Ir no estádio quando o time está ganhando é mole, quero ver por a camisa na fase ruim, bater no peito e dizer que é tricolor de coração, independente do momento do time.
MorumbiZero? Sinceramente a coisa mais ridícula que já ouvi. Abandonar o time é solução então? Deixar os caras à deriva, jogar na cara dos atletas "nós não confiamos em vocês" é realmente um baita incentivo. Olha, se eu fosse jogador me sentiria "muito motivado" com essa atitude.
Nós tivemos a oportunidade de presenciar de camarote a ida pra segundona do Corinthians, Palmeiras (duas vezes), Atlético Mineiro, Vasco. Em todos eles, o time obviamente ia mal e os torcedores protestavam, xingavam os jogadores, quebravam tudo, desequilibravam ainda mais o elenco. Quantas vezes isso se mostrou eficiente? Quantas vezes o time escapou do rebaixamento com essas atitudes? Vamos repetir o mesmo erro? Se a história nos provou algo, é que isso não leva a nada.
Sabe o que nós, torcedores de verdade temos de fazer? Ir lá no CCT durante o treinamento e gritar o nome dos caras. Sim, mesmo o do Juan e do Douglas. A gente tem que mostrar pra eles que estamos aqui e nunca vamos desistir, que é por nós, torcedores de verdade, que eles tem que "colocar a bundinha no chão", e não pelas (des)Organizadas vendidas. Temos que cantar, vibrar, apoiar, como se cada jogo fosse uma final de libertadores. Como a gente pode exigir raça deles se em alguns jogos temos menos de 5 mil pessoas no estádio? Cadê a raça da torcida? Que moral a gente está demonstrando pra fazer essa reclamação?
Pensem comigo, de verdade:
• Se você está numa fase pouco produtiva no seu emprego, quanto vai adiantar os seu clientes virem e ficarem xingando você e gritando abobrinhas na sua orelha? Você vai render melhor por isso? Vai ter tranquilidade pra fazer as coisas bem feitas, sabendo que se errar vai ser massacrado? Acham que é legal viver na corda bamba?
• Agora, se você tem alguém pra te motivar e passar tranquilidade e confiança, que vai estar do seu lado mesmo no momento do erro, você vai ficar de boa pra fazer aquilo que você sabe da melhor maneira possível.
Sei que é difícil conter nossos instintos, temos saudade da nossa saga vencedora e gloriosa, mas nosso time, nossa história, não vale esse esforço?
Então, você, são-paulino de verdade, quando for no estádio e ficar com vontade de chorar, sorria. Quando ficar com vontade de vaiar, cante. Quando ficar com vontade de xingar, aplauda. Apóie seu time, demonstre confiança. Proteste contra o alvo certo.
Sei que serei criticado pelo que penso, mas tenho dito.
- PEGARAM O CASARES: Polícia investiga depósitos de R$ 1,5 milhão em dinheiro na conta de Casares
- São Paulo sonda Scarpa após perda de status no Atlético
- CHEGA! A torcida do São Paulo exige a renúncia imediata de Julio Casares
- Reforço caseiro: retorno de ídolo anima Crespo às vésperas do Paulistão
Notícias
Allan é a prioridade do São Paulo, que aguarda resposta do Flamengo para fechar com o meia
Torcedores do São Paulo cobram respostas e hostilizam Casares após reunião tumultuada
São Paulo encerra pré-temporada em Cotia e prepara ofensiva no CT da Barra Funda
Conselho Consultivo do São Paulo contesta impeachment de Júlio Casares e gera novo impasse político
Conselho Consultivo do São Paulo desafia rumores e se posiciona contra impeachment de Julio Casares
Conselho Consultivo contesta saída de Julio Casares, e presidente do São Paulo respira aliviado
Conselho Consultivo discute impeachment de Casares; bastidores revelam tensão e impactos políticos
São Paulo confirma chegadas de dois novos reforços para a equipe feminina e aumenta potencial em campo
Reforço próximo? São Paulo avança em negociação para contratar volante do Flamengo por empréstimo
Fim de Ciclo? Sem oferta de renovação, promessa entra no radar do Bragantino e da MLS
São Paulo intensifica treinos em Cotia, focando na preparação para duelo decisivo contra o Mirassol
Coordenador de saúde do São Paulo deve deixar o cargo; proposta envolvente está em jogo
Pacotão de reforços? São Paulo tenta reformular elenco e contratar trio de reforços
Lembra dele? Após mais de 1 ano sem jogar, ex São Paulo é contratado por time colombiano
Após gol olímpico, Tetê se destaca na estreia do São Paulo na Copinha e promete emoção na competição
São Paulo confirma negociação e contrata a zagueira Camila Barbosa, ex-Bahia, para reforçar a defesa
Tricolor na Copinha 2026! Saiba onde assistir, data e estádio da partida!
Saída importante? Coordenador que faz parte da comissão do Tricolor deixa o São Paulo e acerta com rival
São Paulo encerra treinos em Cotia com coletivo e retorna à capital em busca de ritmo ideal
Treino do São Paulo nesta terça-feira: equipe se prepara para desafio decisivo no Brasileirão
Vai renunciar? Após escândalo milionário de Presidente do São Paulo ser vazado, Casares se pronuncia sobre possível renuncia
Reunião extraordinária no São Paulo discute crise política após denúncias contra Casares
São Paulo adota tecnologia usada na Europa e chama atenção na pré-temporada
Organizadas do São Paulo desafiam Julio Casares e exigem renúncia em clima de tensão
"Fora, Casares!": Torcida Independente pede renúncia de Casares e sobe tom contra gestão
Bastidores em ebulição e incerteza marcam começo de temporada do São Paulo
Nos bastidores, aliados pressionam Julio Casares a renunciar à presidência do São Paulo
De saída? Com renovação travada, Rodriguinho desperta interesse de rivais no mercado
Renúncia de Casares é cogitada no São Paulo após denúncias que estremecem o clube
Polícia Civil investiga saques de R$ 11 milhões nas contas do São Paulo; desdobramentos seguem