etadão:morumbi na copa

etadão:morumbi na copa

pedro_neto

Eduardo Maluf - O Estado de S.Paulo

Vinha fazendo enorme esforço para não escrever sobre a Copa de 2014. O tema tem sido abordado com grande frequência e brilho por muita gente. Depois, porém, da divulgação do milionário pacote em isenções fiscais dado ao Corinthians, não resisto. E quero, agora, não apenas falar do Itaquerão, mas também do Morumbi, embora pareça meio fora de moda.

Ontem, 16 de junho, completou-se um ano de um dos episódios mais marcantes do período pré-Copa: a exclusão do Morumbi. Durante o Mundial da África do Sul, a Fifa e a CBF anunciaram que o estádio do São Paulo estava fora do evento por falhas no projeto e, sobretudo, por não ter apresentado as garantias financeiras exigidas. Em abril, o repórter Sílvio Barsetti já havia antecipado a notícia, confirmada dois meses mais tarde.

Na ocasião, poucos levavam a sério o furo de reportagem do Estado. Era compreensível. Sem o Morumbi, afinal, qual seria a arena de São Paulo na competição mais importante do futebol? Não havia. E o centro econômico do País fora da festa sempre foi algo impensável. O Pacaembu e o Palestra Itália não têm capacidade para uma abertura. E a construção de um novo local não estava em pauta.

Assim que saiu a decisão oficial da queda do Morumbi, surgiram algumas a Prefeitura concede a hospitais e maternidades, acrescentou o texto.

A cidade está esburacada, vira um inferno a cada chuva mais forte, a saúde, a educação e a segurança vivem os graves problemas que todos conhecemos e que os governantes se mostram incapazes de resolver. Quando o dinheiro público (seja de forma direta ou sob o eufemismo de renúncia fiscal) passa a empurrar a construção de um estádio particular, a preocupação só aumenta.

Não sou daqueles que acham que uma Copa faz mal ao País. Ela garante empregos temporários, benefícios, como a melhoria no transporte público, e movimenta a economia. E não é o Mundial que vai transformar um homem honesto num corrupto. O desonesto sempre encontrará meios de levar vantagem, com ou sem Copa. Também não sou contrário a investimentos em, por exemplo, palcos de eventos, mesmo que tenhamos teoricamente outras questões prioritárias. Eles podem resultar em mais vagas de trabalho, dinheiro ao município e, consequentemente, melhorar a condição de muitas famílias.

Mas não precisamos do Itaquerão. Se Andrés Sanchez quiser construí-lo sem pressa para receber os jogos do Corinthians no futuro, que o faça. Não para 2014. As coisas andam devagar... A água já bate no pescoço e o governo começou a "operação socorro"" cedo demais.

A exclusão do Morumbi se deu por questões técnicas, financeiras e, acima de tudo, políticas - todos conhecem o racha entre Juvenal Juvêncio e a CBF. Mas um ano depois está claro que a única solução viável para a capital paulista e sem prejuízos aos contribuintes é mesmo o estádio tricolor. Há tempo para uma reaproximação, por que não? São Paulo não pode ficar fora do Mundial. E o Itaquerão é um grande risco. Um gesto bonito e humilde do Comitê Organizador de 2014 seria voltar atrás em sua decisão.

Em fevereiro, fiz um tour pelo Morumbi. O campo do São Paulo é mais moderno que o japonês Sapporo Stadium ou a Allianz Arena, de Munique? Claro que não, a diferença é gigantesca. Mas o Morumbi não perde, por exemplo, para o Westfalenstadion, de Dortmund, sede de grandes jogos na Alemanha-2006.

O São Paulo fez algumas reformas que tornaram o estádio bem mais agradável e confortável para o público. Os banheiros, por exemplo, têm outra apresentação. O anel inferior não fica mais tão perto do campo. Com poucas mudanças, o Morumbi pode fazer bom papel em 2014.





FONTE:http://estadao.com.br/estadaodehoje/20110617/not_imp733490,0.php

Avalie esta notícia: 11 5
VEJA TAMBÉM
- Clima de guerra pré-clássico! Rui Costa e Anderson Barros trocam farpas antes do Choque-Rei
- Adversários definidos!! Sorteio define quem o São Paulo irá enfrentar na Sul-Americana! Confira
- CBF define arbitragem para Choque-Rei neste final de semana!
- LIMINAR CAIU! Justiça derruba liminar da FGoal, libera São Paulo para agir e levanta suspeitas sobre conduta da empresa.
- TÁ FALANDO MUITO? Abel fala sobre o São Paulo antes do clássico e aumenta tensão no Morumbi




Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Notícias

Próximo jogo - Brasileiro

Sáb - 21:00 - MorumBIS -
São Paulo
São Paulo
Palmeiras
Palmeiras
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2026 | SPFC.net