Corregedor da Câmara: Ricardo Teixeira não gosta de São Paulo
Corregedor da Câmara: Ricardo
Teixeira não gosta de São Paulo
Marco Aurélio Cunha afirma que cidade está "na garganta" do presidente da CBF
Corregedor da Câmara Municipal de São Paulo, o vereador Marco Aurélio Cunha esteve presente em boa parte das negociações que tiraram o Morumbi da Copa do Mundo, em 2010. Naquela época ele ainda era dirigente do São Paulo, e acompanhou de perto o nascimento de uma 'profunda' amizade entre o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, e o presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, conforme se esgotava o tempo para organizar o Mundial no Brasil.
'Do jeito que está, projeto de incentivos não passa', diz parlamentar sobre Fielzão
Legislação diz que incentivo é dinheiro público
Além de analisar as premissas políticas e financeiras envolvidas na organização do Mundial do Brasil e na escolha das sedes das próximas Copas, Marco Aurélio ainda crava que a abertura do evento em 2014 não será em São Paulo. O motivo é simples: Ricardo Teixeira não gosta da capital paulista.
- Há uma animosidade do Ricardo Teixeira com São Paulo. Eu percebo que São Paulo está na garganta dele. Ele não faz nenhum gesto positivo para a cidade. Aposto que a abertura não será aqui. Primeiro porque não há dinheiro para construir o estádio adequado e o tempo não é suficiente. Depois, mesmo que façam, eles vão levar a abertura para o Rio de Janeiro ou Salvador. Pode me cobrar depois.
Hoje afastado do futebol, Cunha tem fiscalizado momentos importantes pelos quais tem passado o futuro estádio do Corinthians. Ex-líder do antigo partido de Gilberto Kassab (DEM) na Câmara, ele afirmou, em entrevista ao R7, que a amizade entre Ricardo Teixeira e Andrés cresceu por motivos políticos, já que o Corinthians seria o clube perfeito para fazer contraposição ao São Paulo.
- Eu acredito que essa relação foi de oportunidade. O Teixeira precisava de alguém para contrapor o São Paulo, que era tricampeão brasileiro, e precisava ser freado. Nada melhor do que você se associar ao rival para poder quebrar essa hegemonia. Ainda mais esse rival sendo a maior torcida do Estado, a segunda maior do país, e precisando de um estádio. Nada melhor do que pegar um clube necessitado, que agrada à maioria por causa de seus torcedores para fazer a contraposição. O Andrés não tinha por onde caminhar pelas próprias pernas. Ele precisou de um aval político forte para criar sua estrutura, também com a ajuda do presidente Lula.
Para o vereador, deixar o Morumbi fora do Mundial não seria lógico a não ser que outros interesses, além da boa organização da Copa, fossem mais importantes para a CBF e para a Fifa. Ele cita as polêmica escolhas da Rússia para a Copa de 2018 e do Qatar para 2022 como exemplos de que o dinheiro tem falado mais alto na entidade máxima do futebol mundial.
- Eu acho que o Morumbi deveria ser o estádio de São Paulo na Copa. Mas não acho que a culpa seja do presidente Juvenal por ter brigado com o presidente Ricardo Teixeira. Para mim, cada dia fica mais claro que haveiria esse processo de exclusão do Mourmbi com briga ou com amizade. A gente vê que os interesses da Fifa são totalmente econômicos. Se eles quisessem uma Copa bem feita não seria nem na Rússia nem no Qatar. Não tem nenhuma razão da Copa ser no Qatar, pelo clima, pelo horário e pelo pouco número de habitantes do país.
Andrés ganhou Fielzão por apoiar Teixeira
O corregedor da Câmara aponta que a Fifa faz negócios nos países com empresas que cuidam das obras de estádios nas sedes escolhidas.
- A contrução de estádios no Brasil é monitoradas por empresas de engenharia ligadas à Fifa, com protocolos controlados por ela. O São Paulo não aceitaria isso, então seria traído de qualquer forma, mesmo se trocasse sorrisos.
http://esportes.r7.com/futebol/noticias/corregedor-da-camara-ricardo-teixeira-nao-gosta-de-sao-paulo-20110616.html
- Marcelo Portugal Gouvêa se lança à presidência do São Paulo
- Lucas Moura antecipa retorno da lesão e tem data para voltar
- São Paulo recebe decisão do STJD sobre expulsão de Osorio contra o Palmeiras
- São Paulo tem três convocados e desfalques para o clássico

Notícias
Corinthians e São Paulo duelam na final do Brasileiro feminino
Reforços de peso: Newton e Bobadilla avançam, e São Paulo tem novidades
São Paulo bate São Bernardo e garante vaga nas oitavas
São Paulo e Corinthians decidem o Brasileirão Feminino
São Paulo perde James Freitas, que acerta volta ao Grêmio
Meia avança em recuperação e São Paulo ganha reforço de peso
Calleri e Arboleda podem virar brasileiros? Nova regra reacende tema no São Paulo
Boa notícia no CT: Lucas e Bobadilla treinam com elenco e avançam no São Paulo
Marcelinho Portugal lidera chapa da oposição na candidatira no São Paulo
São Paulo perde auxiliar para rival e comissão toma decisão
Marcelo Gouvêa lança candidatura à presidência com chapa da oposição
Fora dos planos, Enzo Díaz deixa CT do São Paulo e segue na Argentina
São Paulo recorre a cinco operações de crédito em meio à crise
Sem oposição? Adilson Alves retira sua candidatura a presidente do São Paulo
São Paulo perde pilares com lesões e faz Dorival a buscar soluções na base