Muricy ou Autuori. Seja quem for, terá que ter coragem de escalar 3 volantes

Muricy ou Autuori. Seja quem for, terá que ter coragem de escalar 3 volantes

airnani

Sei que muitos não irão gostar do título do post. Mas, quem entende de futebol irá entender o que vou escrever.
Para os ansiosos, que tenho certeza de que serão muitos, e não lerão o post inteiro, vai parecer estranho.
Os mais antigos, lembrarão que para o São Paulo ser campeão brasileiro em 91, Tele (considerado por muitos um técnico ofensivo), escalou Ronaldão (um zagueiro de muito vigor e técnica limitada) de volante ao lado de Bernardo.
Em 92, Ronaldão foi para a zaga ao lado de Antônio Carlos, substituindo Ricardo Rocha, e Adilson um zagueiro foi jogar de volante ao lado de Pintado (um volante de muita marcação).
Em 93, Gilmar e Valber, tinha a sua frente 3 volantes: Dinho, Pintado e Cafu.
Em 2005, o time jogava com 3 zagueiros e 2 volantes. No tricampeonato 06/07/08, jogávamos da mesma forma.
As últimas seleções brasileiras que foram campeãs do mundo, tinham ou 3 zagueiros (2002), ou 3 volantes (1994).
Mas, não é por estatística e história que defendo essa tese. Um time de futebol, precisa roubar a bola para ser ofensivo e para jogar em velocidade. De nada adianta ter 3 atacantes, se roubamos a bola somente perto de nossa área, ou temos que bater tiro de meta para iniciar a jogada. Aí, os meias recebem a bola de costas, e precisam virar para poder olhar e lançar.
Temos em nosso elenco, 3 jogadores que desequilibram, que são Ganso, Jadson e Luis Fabiano. Mas, não adianta pedir raça para esses jogadores, não adianta pedir para que eles marquem. Quem já jogou futebol, sabe que o que mais cansa para um atacante é voltar para marcar. E assim, estamos desperdiçando sua energia para os 3 momentos que um atacante/meia tem em um jogo.
Aí muitos perguntarão.....se jogarmos com 3 volantes, mais Ganso, Jadson e LF09, o Osvaldo sai?
Sim. Osvaldo jogando no segundo tempo, será o jogador mais perigoso do Brasil. Pegando o time adversário cansado.
Não quero ser saudosista, mas Juninho Paulista, fez seu nome no São Paulo de Tele, entrando no segundo tempo.
Muitos argumentarão que o time ficará lento. Ora, quem viu Palhinha e Raí jogar, sabem que velocidade de raciocínio é mais importante do que velocidade com a bola.
De nada adianta ter um Osvaldo que dispara na ponta, se os atacantes e meias não conseguem chegar para concluir. E é isso que tem acontecido.
Mas, se tivermos 3 volantes que marquem e roubem a bola no meio de campo, um passe Ganso para Luis Fabiano ou Jadson é mortal. Não precisa ser muito veloz, para ganhar no mano a mano de Rever, Leonardo Silva, Paulo André, Gil, Chicão, Edu Dracena, Durval, Gum, Leandro Euzébio, entre outros. E com bola dominada na correria, um jogador que sabe usar o braço desacelera qualquer jogador.
Eu acho que não precisamos de tantos reforços. Talvez precisaríamos de 2 bons laterais que saibam apoiar alternadamente, e um bom primeiro volante.
Com 3 volantes a frente da área, o futebol não só de Ganso, Jadson e Luis Fabiano cresceria, assim como os laterais e zagueiros.
Rhodolfo, Toloi e Lucio, se tornarão monstros, assim como Edcarlos, Gilmar e Fabão foram um dia, por ter proteção à frente.
Os laterais que estão em baixa como Juan e Douglas terão mais liberdade, ao invés só de marcar (o que faz qualquer lateral brasileiro ser ruim.)
Mas, muitos se perguntarão e quais seria esses volantes. Poderia ser Rodrigo Caio, Denílson e João Schmidt, um volante muito técnico e que sabe sair jogando, ou Welligton.

Avalie esta notícia: 8 14
VEJA TAMBÉM
- ESCALADOS! Confira a escalação do Tricolor para o jogo de hoje
- "NÃO SOU LADRÃO": Casares quebra silêncio e nega acusações de desvio de recursos
- PREJUÍZO! São Paulo é condenado a indenizar agente em R$ 4,6 milhões por Beraldo; entenda
- TRANSFER BAN! São Paulo sofre com penalização e não relaciona reforço contra o Flamengo
- AGORA VAI? São Paulo quer repetir jogo que poderia ter mudado história do ano contra o Flamengo




Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Notícias

Próximo jogo - Brasileiro

Sáb - 17:00 - MorumBIS -
São Paulo
São Paulo
Botafogo
Botafogo
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2026 | SPFC.net