Ontem, a Record tratou da sabotagem sistemática contra o SPFC que luta por independência
"Como previsto, ontem o Jornal da Record fez uma longa reportagem tratando do presidente do Corinthians, Andres Sanches, sua relação com Ricardo Teixeira e as consequências dessa relação.
Para quem tem acesso a internet e acompanha sites como o Blog do Paulinho e Blog do Juca Kfouri, a reportagem não apresentou grandes novidades, assim como no caso da matéria sobre Ricardo Teixeira, baseada no programa Panorama, da BBC. Mas ainda assim a matéria teve grande relevância: se por um lado não apresentou fatos novos, por outro, levou a um grande contingente populacional informações antes restritas ao universo da internet, inclusive as que tratam da sabotagem sistemática contra o SPFC, punido apenas por defender a independência dos clubes brasileiros.
Sim, caro leitor (e principalmente, caro corintiano), sei que a Record não tem idoneidade para acusar ninguém, afinal de contas, aproveita-se da fé das pessoas e de lacunas da legislação para desviar recursos da IURD para a emissora. E também sei que a Record só fez a reportagem porque saiu derrotada da licitação do C13. Mas o que está em jogo aqui não é a lisura nem os reais interesses da Record e sim a procedência ou não das acusações constantes da reportagem. Trata-se de uma análise objetiva.
Assim, vamos analisar o teor da reportagem:
1 – Andres Sanches seria sócio de um grande número de empresas;
2 – Os endereços de algumas dessas empresas não correspondem à sede delas;
3 – Muitas dessas empresas também estariam em nome de terceiros, parentes de Sanches;
4 – O presidente corintiano teria obtido uma grande evolução patrimonial desde que assumiu o cargo;
5 – Sanches também teria o costume de levar comissões em transações com jogadores do Corinthians, segundo teria relatado um empresário de jogadores
Ter uma grande quantidade de empresas, com mudanças constantes de nome e de endereços (que sequer correspondem à sede das empresas) é, no mínimo, suspeito, principalmente quando estão em nome de terceiros. Via de regra, esse tipo de situação corresponde à tentativa de disfarçar ganhos com outras atividades.
A reportagem menciona (e não sei se é verdade) que antes de assumir o clube, Andres Sanches sobrevivia graças à banca de verduras no Seasa, mas depois de virar presidente passou a ter várias empresas, inclusive uma fábrica de embalagens. O súbito aumento patrimonial também configura, via de regra, indício de irregularidade – vide o caso do ex-Ministro Palocci. Nem o mais bem sucedido empresário consegue crescer com essa rapidez, a não que haja alguma ilictude envolvida.
Por fim, a questão do envolvimento do presidente corintiano em negociações com jogadores estaria comprovada em documentos e em depoimento de um empresário. Muito embora tais documentos não tenham sido apresentados, o depoimento do empresário é, no mínimo, um indício de que o clube tem sido utilizado em favor de seu mandatário.
Assim, fica claro que a reportagem é consistente. As ilações que faz tem como base indícios concretos, e que denotam atividades ilícitas.
Ou seja, o revanchismo contra o Corinthians e os interesses da Record por trás da matéria não implicaram em uma reportagem tendenciosa, com fatos distorcidos, como se poderia esperar.
Se você é corintiano e ama seu time, certamente terá interesse em saber os detalhes do que foi denunciado ao invés de desviar o foco para quem fez a matéria. Se isso acontecesse com o clube para o qual torço, certamente não ficaria inerte.
O que não se pode permitir é que a inidoneidade da Record apague os indícios de irregularidades que foram mostrados na reportagem.
A propósito: nenhum clube – nem mesmo o meu querido tricolor – está imune à dirigentes corruptos. Mas atualmente, creio que, nesse fator, o SPFC leva vantagem. Juvenal pode ter perdido a maioria dos embates que teve com Andres. Mas ao menos jamais teve seu nome envolvido em qualquer tipo de tramóia. Ser honesto, a meu ver, é mais relevante do que ser competente".
FONTE: NAVARRO
- VÍDEO: A verdade sobre Enzo Díaz e sua saída do São Paulo ficando quente!
- OLHO NA TABELA! Confira a colocação do São Paulo no final da rodada
- Flamengo x São Paulo: melhores momentos
- FIM DE JOGO! São Paulo luta, mas fica no empate com o Flamengo
Notícias
GRANA A CAMINHO! São Paulo pode lucrar com nova venda de atacante revelado em Cotia
VAI VIRAR A CHAVE? Rafael valoriza empate e vê São Paulo no caminho da reação
BLINDANDO O ELENCO! Dorival faz apelo a torcida após empate contra o Flamengo
Dorival Júnior lamenta exílio do Morumbis após empate com o Flamengo
Memes e curiosidades de Flamengo x São Paulo destacam gol de Calleri e Arboleda colocando Pedro “no bolso”
BOLA CHEIA E BOLA MURCHA e notas: veja quem brilhou e quem decepcionou em Flamengo 1 x 1 São Paulo
OLHO NELE! Osório se destaca no São Paulo após subir da base
Dorival reconhece desafios no comando do São Paulo, mas promete melhoria nos resultados futuros
VÍDEO: A verdade sobre Enzo Díaz e sua saída do São Paulo ficando quente!
FIM DO JEJUM! Calleri volta a marcar após meses sem gol
Calleri se destaca como "carrasco" do Flamengo e eleva seu legado no São Paulo
São Paulo considera negociar Bobadilla e Enzo Díaz para reequilibrar finanças do clube
DE SAÍDA! Maior joia da base anuncia ida para arquirrival
Calleri brilha contra o Flamengo e se destaca no São Pailo
SALÁRIO ALTO: Entenda o porque de Tapia ainda está no São Paulo
Dorival Jr. analisa confronto entre São Paulo e Flamengo
Dorival pede reforço defensivo e destaca plano estratégico do São Paulo: "Estamos no caminho certo"
Rafael reconhece desafios e convoca a força coletiva para reverter crise no São Paulo
Os jogos de futebol que marcaram gerações de torcedores são-paulinos
OLHO NA TABELA! Confira a colocação do São Paulo no final da rodada
Flamengo x São Paulo: melhores momentos
FIM DE JOGO! São Paulo luta, mas fica no empate com o Flamengo
GOOOOOOOOOOL DO SÃO PAULO! CALLERI EMPATA O JOGO!! 1 A 1 NO PLACAR!
ESCALADOS! Confira a escalação do Tricolor para o jogo de hoje
Situação complicada: Dívida por Marcos Antônio trava inscrição de Domingos Duarte e reforços
JOGO IMPORTANTE! São Paulo abre o returno no Maracanã buscando repetir feito da estreia
PREJUÍZO! São Paulo é condenado a indenizar agente em R$ 4,6 milhões por Beraldo; entenda
"NÃO SOU LADRÃO": Casares quebra silêncio e nega acusações de desvio de recursos
BAIXAS! São Paulo enfrenta Flamengo sem Bobadilla, Enzo Díaz e mais dois importantes desfalques
TRANSFER BAN! São Paulo sofre com penalização e não relaciona reforço contra o Flamengo