Itália pode boicotar a Copa 2014
Por caso Battisti, Itália pode boicotar Copa 2014
Libertação do ex-ativista político é alvo de protestos e ameaças; famílias cobram retaliação
italianos pedem que seleção boicote a Copa 2014 (crédito: EFE)
A libertação do ex-ativista político Cesare Battisti é alvo de protestos e ameaças na Itália. As famílias das vítimas cobram do governo italiano retaliação em relação ao Brasil. Bruno Berardi, filho do marechal Rosário Berardi, assassinado em 1978 pelo grupo armado de extrema-esquerda Brigadas Vermelhas, pediu que, em represália, a Itália não participe da Copa do Mundo de 2014.
"O governo italiano deve retirar a participação da seleção italiana da Copa do Mundo de 2014 e de outros eventos semelhantes. A Itália também deve interromper relações comerciais com aquela nação", disse Berardi à imprensa italiana.
Em uma enquete feita pela edição online do jornal italiano Corriere della Sera de hoje (9), um total de 80% dos internautas disse concordar com a proposta de Berardi de boicotar a Copa de 2014.
As autoridades italianas, por sua vez, reiteraram, em comunicado, que vão recorrer à Corte de Haia. Mas ainda não há data para ingressar com a ação. A imprensa italiana divulgou hoje (10) o primeiro dia de Battisti em liberdade.
O jornal Corriere Della Sera, um dos principais da Itália, informou em uma das reportagens de capa que Battisti reclamou do clima seco de Brasília. Mas, segundo o advogado dele, Luís Roberto Barroso, a queixa não se transformou em um problema.
No jornal La Repubblica, o destaque é para a reação das famílias das vítimas. Nos anos 70, na Itália, Battisti foi condenado à revelia à prisão perpétua por participação de quatro assassinatos. Os parentes dos mortos afirmaram que a não extradição e a libertação do ex-ativista representam uma absolvição para ele.
Para os ministérios da Justiça e das Relações Exteriores da Itália, a decisão da Suprema Corte do Brasil não pode encerrar o caso Battisti. As autoridades anunciaram que irão recorrer à Corte de Haia. No recurso, os italianos pretendem afirmar que o Brasil descumpriu um tratado de extradição que tem com a Itália, assim como transgrediu os princípios do direito internacional.
O argumento dos italianos é uma reação à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que rejeitou a extradição e autorizou a libertação imediata de Battisti, preso no Brasil desde 2007. “A equipe italiana irá ativar imediatamente outro mecanismo possível de proteção judicial", diz o texto. O comunicado informa que a não corresponde aos princípios gerais do direito e às obrigações contidas no direito internacional”.
O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, negou que a decisão sobre Battisti atrapalhará as relações com a Itália. De forma semelhante reagiu o assessor especial de Assuntos Internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia. Ele disse que o assunto está sob responsabilidade do Judiciário e não do Executivo.
- Confira a tabela! São Paulo cede empate no ultimo lance e se distancia de líder!
- São Paulo cede empate ao Bahia nos acréscimos e perde chances de encostar no líder do Brasileirão
- GOLLLLLL DO SÃO PAULO!! O Tricolor volta a frente do placar; Confira
- GOLLLLLL DO SÃO PAULO!! O Tricolor abre o placar; Confira
Notícias
Torcida do São Paulo reage a nova lesão de Lucas Moura e blinda o ídolo
Lucas Moura vai ao hospital após lesão em empate dramático do São Paulo.
Lucas Moura Brilha e Garante Empate Dramático para o São Paulo
Roger Machado Abre o Jogo sobre a Situação de Lucas Moura e Expressa Preocupação
Empate Frustrante: Roger Machado Avalia Desempenho do São Paulo no Brasileiro
Ferreirinha destaca fatores cruciais que definiram empate do São Paulo
Lucas Moura sofre nova lesão e gera preocupação no São Paulo para o restante da temporada
Balde de água fria! São Paulo leva empate do Bahia aos 51 minutos e torcida perde a paciência.
Quem foi bem e quem foi mal! Saiba os destaques do empate do São Paulo!
Lucas Moura joga 20 minutos, sente lesão e chora ao deixar gramado!!
São Paulo cede empate ao Bahia e Roger Machado vê pressão dobrar
Confira a tabela! São Paulo cede empate no ultimo lance e se distancia de líder!
São Paulo cede empate ao Bahia nos acréscimos e perde chances de encostar no líder do Brasileirão
GOLLLLLL DO SÃO PAULO!! O Tricolor volta a frente do placar; Confira
GOLLLLLL DO SÃO PAULO!! O Tricolor abre o placar; Confira
São Paulo x Bahia; Saiba onde assistir
Filho de Miranda assina contrato profissional com o São Paulo! Confira
Tricolor escalado!! Confira os titulares do São Paulo para enfrentar o Bahia no Brasileirão!
Lucas Miranda: Filho de Miranda assina com o São Paulo e emociona torcida com declaração
Vidente prevê dificuldades para o São Paulo e faz alerta antes de encarar o Bahia
IA aponta favorito em São Paulo x Bahia e histórico pesa contra Rogério Ceni
São Paulo domina Rogério Ceni com 82% de aproveitamento e números impressionam
Cauly vai jogar contra o Bahia? Meia ganha espaço no São Paulo e vive momento decisivo
Lucas volta, Tolói vira desfalque e São Paulo ajusta time para jogo importante
São Paulo mantém direitos de 20 jogadores fora do elenco e lista chama atenção, confira
Rogério Ceni reencontra o São Paulo com retrospecto negativo e tenta mudar história
Vai ter lei do ex? São Paulo x Bahia é o jogo com mais reencontros do Brasileirão 2026
São Paulo evolui com Roger Machado, não sofre gols e ganha força para duelo contra o Bahia
Ex-São Paulo, William Gomes conquista título em Portugal e celebra momento especial
Flamengo pode liberar Cebolinha de graça ao São Paulo em negociação envolvendo Marcos Antônio