É hora da diretoria assumir a culpa pelos fracassos dos últimos anos, ao invés de culpar jogadores.
JJ, Leco, João Paulo Jesus e Adalberto sempre estufam o peito para dizer que o São Paulo é diferente. No São Paulo quem contrata é a diretoria e não o técnico.
De 2008 para cá, jogamos fora o trabalho de todos os anos, mudando jogadores e técnico. Com exceção de Rogerio Ceni, e Welligton que quase não jogou não temos nenhum remanescente daquele time. Jean, que mandamos embora, esta na seleção hoje.
Então se Marlos, Fernadinho, Carlinhos Paraíba, Cleber Santana, Juan, Marcelinho Paraíba, Rivaldo, Edson Ratinho, Xandão, William José, Cicero, Wagner Diniz, Junior Cesar, Arouca, Canete, Wallyson, Fabricio, João Filipe, Andrian Gonzalez, Ivan Piris, Leo Lima, Fabio Santos, Carlos Alberto, não se firmaram no time, a culpa é de quem?
Dos próprios jogadores? Ou dos técnicos Carpegiane, Ricardo Gomez, Leão, Sergio Baresi, Adilson Baptista que não podem se meter em contratações?
A verdade é que nos últimos 5 anos, não conseguimos construir uma base. Jogamos fora o que estava ruim e também o que estava bom todo início de ano de 2008 para cá.
Não sabemos mais o que é trabalhar um jogador. Temos um excelente Centro de Treinamento, tinhamos uma excelente comissão permanente, e queriamos jogadores prontos. Jogadores que aprenderam a jogar no Gremio Barueri (Xandão, Fernandinho e William José) Coritiba (Marlos, Carilnhos Paraíba e Marcelinho Paraíba), etc. Esses jogadores tinham que ser lapidados em nosso CT, para melhorarem. Não podemos esperar que jogadores que jogavam em times menores venham e correspondam em 1 ano.
Assim como fizemos um dia, com um certo Juninho Paulista, vindo do Ituano, em que fizemos trabalho de reforço muscular, demos suplementos para que ele se desenvolvesse.
O planejamento que sempre foi marca registrada do São Paulo, o que fazia o time ser ''diferente" como sempre cita JJ, não existe mais. O imediatismo e a falta de assumir a culpa, fizeram do São Paulo um time normal.
Será que se tivessemos ainda Turibio, Carlinhos Neves, Mauco Aurelio Cunho, LF09 ficaria tanto tempo machucado? Será que Ganso, Canete, Wallyson, Fernandinho, Junior Cesar, demorariam tanto para se recuperarem de contusões? Será que contusões musculares como vem ocorrendo frequentemente no São Paulo não são reflexo da demissão desses profissionais?
Será que se tivessmos Turibio, jogariamos tão mal na altitude da Bolívia como foi contra Bolivar e The Strongest?
Enfim, se é para contratarmos jovens jogadores como foi o caso de Marlos, Fernandinho, William José, Xandão, entre outros não era para preparar esses jogadores para um dia serem a base do time?
Quando jovens promissores não rendem o esperado, a culpa não é só deles.
O time que estamos jogando hoje, tirando RC01, Welligton, Denilson e LF09 o resto são jogadores com 1 ano de clube.
Se olharmos para Bayern de Munique, Barcelona, times campeões, a base é formada por jogadores com mais de 3 anos de clube. A base tem entrosamento, e assim facilita o entrosamento de quem chega.
Já o Manchester City, que troca de jogadores todo ano, é eliminado todo ano na primeira fase da Champions. Sinal de que contratação não ganha campeonato. Entrosamento e base sim.
É difícil jogadores com 1 ano de clube, com 2 técnicos com estilos completamente diferentes, rendem coletivamente de imediato.
Jadson e Osvaldo, jogadores convocados para seleção esse ano, por exemplo, não tiveram sequencia no primeiro semestre com Leão. Mas, suas atuação individuais tem chamaram mais atenção do que a atuação coletiva.
Veja a seleção brasileira. Na era Mano Meneses, ninguém sabia qual era a seleção do Brasil. Jogadores eram testados em uma única partida e eram julgados por isso.
Agora com Felipão, mesmo que os jogadores não rendam em um ou dois jogos, são mantidos para pegarem entrosamento.
Tá na hora de escolhermos alguns jogadores como Toloi, Paulo Miranda, Carleto, Welligton, Rodrigo Caio, Denilson, Ganso, Jadson, Aloisio, Osvaldo e LF09 e mante-los mesmo se não ganharmos nenhum título esse ano.
O time nesses menos de um ano de trabalho, esta se entrosando. Se vendemos LF09 e trazermos Vagner Love, mudaremos o jeito de jogar novamente, e aí teremos um período de adaptação do jogo coletivo. Vale lembrar que Vagner Love, saiu do Palmeiras por não estar rendendo, depois passou pelo Flamengo sem ganhar títulos. Porque ele seria melhor que Luis Fabiano?
- VOCÊ TROCARIA? São Paulo volta a sonhar com Marino Hinestroza após interesse do Vasco em Arboleda
- O QUE VOCÊ ACHA BYD surge como favorita para assumir naming rights do Morumbi
- Vidente prevê resultado de clássico entre Corinthians e São Paulo! Confira a previsão!
- VAI PRA COPA? Coronel vive reviravolta no São Paulo e sonha com vaga na Copa do Mundo
Notícias
São Paulo terá uniforme de mandante no Itaquerão contra o Corinthians, entenda
Joia de Cotia, Igor Felisberto, emociona torcida após estreia no São Paulo e revela ajuda de Rafinha
Corinthians x São Paulo: onde assistir, horário e escalações do clássico decisivo
Maik se isola em treino separado no São Paulo após afastamento do elenco
Wendell Brilha no São Paulo em 2026, Revivendo Grande Fase da Carreira na Europa
CORINTHIANS X SÃO PAULO: Calleri tenta acabar com seca de gols justamente contra rival que costuma castigar
Bobadilla volta e Roger Machado define estratégia para clássico contra o Corinthians
Após pressão no Fluminense, Zubeldía enfrenta críticas parecidas com a experiência no São Paulo
Majestoso pode mudar rumos do Brasileirão para Corinthians e São Paulo
Proposta inédita de Diego Fernandes agita o São Paulo: qual será o próximo passo?
Luan ganha nova chance no São Paulo após longo período fora dos planos
São Paulo define futuro de lateral direito e promove treinamento individualizado
São Paulo busca manter dominância em clássico contra o Corinthians com retrospecto favorável! Confira
Roger Machado afasta Maik por baixa intensidade e isola lateral do São Paulo
Roger Machado admite plano especial para integrar joia ao São Paulo
Filho de Miranda brilha em campo e sub-17 do São Paulo empata com o Real Soccer no Paulista
AFASTADO: Maik perde espaço no São Paulo e acaba afastado do elenco principal
Presidente do Conselho do São Paulo está sob investigação por suposta falsidade ideológica
Vidente prevê resultado de clássico entre Corinthians e São Paulo! Confira a previsão!
SEGURANÇA NA DEFESA? Defesa do São Paulo impressiona nos números, mas torcida rebate estatística nas redes
O QUE VOCÊ ACHA BYD surge como favorita para assumir naming rights do Morumbi
OPORTUNIDADE? São Paulo mira oportunidade no mercado e nome de Scarpa ganha força
VOCÊ TROCARIA? São Paulo volta a sonhar com Marino Hinestroza após interesse do Vasco em Arboleda
O futuro das previsões baseadas em IA nas plataformas de jogos Playexchange
VAI PRA COPA? Coronel vive reviravolta no São Paulo e sonha com vaga na Copa do Mundo
Roger muda time em TODOS os jogos desde que chegou ao São Paulo
PODE ISSO? Titulares do São Paulo recebem folga antes de duelo contra o Corinthians
Corinthians x São Paulo: onde assistir, escalações para o Majestoso
Fairplay em 2026: Novos recursos que os usuários devem explorar este ano
LEMBRA DELE? Jogador revelado na base do São Paulo vive bom momento em Portugal após passagem no Tricolor