SPFC x Strongest-BOL - Considerações - By PliniaO (A HORA DA MUDANÇA TÁTICA - Texto LONGO)
Caros torcedores tricolores do site, boa noite.
Ainda estou com a adrenalina do jogo correndo no sangue e aproveito que o sono não virá tão cedo para antecipar os textos que costumo fazer pós-jogos do SPFC.
Vamos lá..
1) JOGO / LIBERTADORES / MÍDIA
Sim. Todos esperavam uma goleada, até em razão do fraco histórico boliviano no futebol mundial e da última partida no Morumbi contra seu co-irmão, Bolívar.
Natural até aí.
Agora a mídia não pode entrar nessa onda e instigar uma pressão por "goleadas" e depois sair dizendo que o SPFC jogou mal.
Me desculpem todos, mas em nenhum momento o SPFC entrou com a soberba de quem iria golear. Quem disse isso foi a mídia irresponsável. NFranco até citou que 1x0 estaria de bom tamanho.
De qualquer maneira foi um jogo difícil, com um time BEM POSTADO TATICAMENTE, aguerrido, e a vitória deve sim ser comemorada.
O SPFC falhou em alguns pontos? Sim. Vários e vou discorrer sobre isso logo mais. Mas também não foi esse horror que alguns citam só porque teve dificuldades.
A partida se complicou por pequenos "detalhes" que podem ocorrer com qualquer time. Um gol mal anulado no início, um gol num lance de sorte do adversário, faltas invertidas, enfim, são elementos suficientes para complicar qualquer encontro entre equipes na Libertadores, tornando o adversário ainda mais retrancado e aumentando o nervosismo do mandante que precisava do resultado.
2) ESQUEMA TÁTICO (A HORA DA MUDANÇA !!!)
Em todos os textos sobre os jogos tricolores tento fazer uma análise tática do time.
E hoje, depois de várias partidas em 2013, chego a uma conclusão - É a HORA DE MUDAR.
O SPFC entrou com o predileto 4231 de NF e a escalação todos aqui já sabem.
Agora pergunto:
Porque o time piorou com relação a 2012 se perdemos "apenas" 1 titular e contratamos vários outros jogadores?
SPFC 2012›2013
RC › RC (=)
CORTÊS-› CORTÊS (-)
PAULO MIRANDA› DOUGLAS (-)
TOLÓI› LÚCIO (+)
RHODOLFO-› TOLÓI (- *)
DENÍLSON-› DENÍLSON (-)
WELLINGTON-› WELLINGTON (-)
JADSON-› JADSON (+)
LUCAS› ALOÍSIO (10x - **)
OSVALDO› OSVALDO (= ou +)
LF-› LF (=)
(-) = Piora por qualidade ou fase do jogador
(+) = Melhora por qualidade ou fase do jogador
(=) = Mais ou menos mesma coisa
(*) = Tolói é pior que Rhodolfo por estar ADAPTADO no LE e perdemos em ENTROSAMENTO. Pode ser corrigido.
(**) = Aloísio, além de 10x pior que Lucas, é um bom jogador, mas joga absurdamente fora de posição.
Sendo otimistas temos:
(+) = 3
(=) = 2
(-) = 6 (sendo 3 por má fase, 2 por alterações no time, e 1 por adaptação - com louvor para a saída de Lucas, nosso melhor jogador DISPARADO).
a) O SPFC perdeu absurdamente seu poder ofensivo com a saída de Lucas. Mesmo com a melhora significativa de Jadson.
b) O SPFC perdeu força defensiva com a má fase dos seus volantes, com a saída de Paulo Miranda e com a falta de entrosamento entre os zagueiros.
Agora a principal(!!!!) questão é:
ESTE TIME VAI MELHORAR ????
Aloísio renderá absurdo na ponta direita? Ou Wallyson resolverá este problema?
Douglas acertará a marcação pelo LD?
Jadson conseguirá resolver todos os problemas do SPFC sozinho no meio e sem o Lucas?
Não tenho dúvidas que este time pode render mais.
Alguns jogadores estão em má fase e voltarão a render mais no futuro. Isso é certo.
Já com alguns problemas, como estes que citei, estou pessimista. Nada contra estes jogadores, o SPFC tem um time competitivo, mas não, não acho que esse será o nosso time campeão em 2013.
O SPFC PRECISA DE MUDANÇAS E DE ASSUMIR O RISCO QUE SUA DIRETORIA O COLOCOU.
A mudança tática, ainda que prejudique o time no início, no meio de campeonatos importantes, e incerta, me parece mais sensata e potencial a longo prazo.
E campeonatos importantes sempre existirão. Infelizmente não há tempo ou uma "época" em 2013 para treinarmos e mudarmos com paciência o esquema tático do time. Agora é Libertadores, depois vem Brasileiro, Sul-Americana, etc...
3) MUDANÇAS
Se o SPFC notadamente enfraqueceu no esquema atual, mudando de esquema passamos a ver um time potencialmente melhor. Um outro SPFC, diferente de 2012, mas que pode ser igualmente forte.
O time, PARA MIM, seria:
(442)
RC
CORTÊS (CARLETO RESERVA)
LÚCIO (RHODOLFO RESERVA)
TOLÓI (RHODOLFO RESERVA)
PAULO MIRANDA (quando voltar - 1 mês) (DOUGLAS)
WELLINGTON (DENILSON RESERVA)
FABRÍCIO (Quando necessário CANETE ou MAICON)
JADSON (CANETE RESERVA*)
GANSO (MAICON RESERVA)
OSVALDO (WALLYSON RESERVA)
LF (ALOÍSIO RESERVA)
É a hora de apostar todas as fichas no Ganso.
Se não der certo, perderemos todos juntos. Paciência. É o risco que a diretoria ASSUMIU.
Mas não dá para deixar o único jogador com potencial de craque/gênio no banco. Canete é outro que merece oportunidades constantes para cavar sua vaga entre os titulares. Se marcar, está dentro fácil.
No 442 os laterais terão um pouco mais de espaço no ataque, vide que os pontas ali ocupam esta posição.
Teríamos força no meio de criação.
E A MARCAÇÃO?
LD fechado com Paulo Miranda.
LE com Cortês que está apenas numa pequena má-fase. Já ele se recupera e vai bem.
1Volante com Wellington com seu vigor e velocidade.
2Volante com Fabrício que recuperado é bem melhor que o Denílson.
Resto do time = TREINO para TODOS ajudarem na marcação. Dá um desconto só para o LF.
É o que todos os times fazem.
No Fluminense DECO, THIAGO NEVES, NEM, WAGNER etc.. ajudam na marcação.
Nos gambás pior. Até o técnico e massagista marcam.
No Atlético/MG, time extremamente ofensivo, eu vi o Jô dando carrinho na zaga contra o Arsenal. Todos marcam, exceto o Ronaldinho.
Etc...
Ou todo o time marca, ajuda, ou não vai ser campeão de nada em qualquer esquema tático.
E não adianta colocar um monte de cabeça de bagre para marcar porque faltará qualidade na frente.
Caso o time perca na Libertadores, paciência e como disse foi um risco que a diretoria do SPFC assumiu.
Vendeu seu craque, teve 6 meses para contratar outro com um caminhão de dinheiro e não conseguiu, e trouxe um outro craque em recuperação, mas que joga em posição totalmente diferente.
Só que pelo menos, caso ocorra a derrota na Libertadores (porque há times mais preparados e isto é um FATO e dá um vantagem - não a certeza), teremos um time melhor para o campeonato brasileiro.
Esta é a realidade.
Gostem alguns ou não.
O SPFC continua em fase de montagem e entrosamento, seja no 4231, seja num 442.
A diferença é que no segundo esquema teremos peças mais qualificadas, potencialmente.
É isso. Acho que por hoje o texto já foi longo o suficiente e AGRADEÇO DE CORAÇÃO aos que conseguirem ler e debater neste espaço.
Um forte abraço a nação tricolor do SPFC.net!
Pliniao
- REFORÇO? Zagueiro do Sevilla é oferecido ao São Paulo e pode reforçar o setor
- MAIS DOIS REFORÇOS: São Paulo acelera por Newton e zagueiro
- REINVENÇÃO! A ascensão de Arboleda e sua reintegração no São Paulo
- REFORÇO? Zagueiro do Sevilla é oferecido ao São Paulo e pode reforçar o setor
URGENTE! Dorival Júnior é o novo técnico do São Paulo
Notícias
BOA NOTÍCIA! Sabino avança na recuperação e volta ao gramado no São Paulo
DEFINIDO! São Paulo encaminha amistoso internacional para a intertemporada
PEDIDO DE DORIVAL! São Paulo reintegra dois jogadores para reforçar elenco na sequência da temporada
CLIMA DE PRESSÃO! São Paulo reúne lideranças no CT para reduzir desgaste político
BASTIDORES AGITADOS! São Paulo vive semana intensa com mudanças, reintegrações e reforços
COMEMORAÇÃO! Estreia de Rogério Ceni no São Paulo completa 33 anos hoje
VÍDEO: SÃO PAULO NEGOCIA COM 3 JOGADORES E QUER ANUNCIAR 2 DELES ATÉ O FIM DE SEMANA!
DEFENDEU! Ex-meia do São Paulo, hoje agente, defende jogador criticado na Seleção
SONDOU! São Paulo faz consulta por zagueiro ex-Fortaleza; negociação seria por empréstimo
Como a camisa do São Paulo foi parar com Ferris Bueller? Diego Fernandes explica
DÍVIDA! Ex-São Paulo é preso por atraso em pagamento de pensão alimentícia
Justiça nega pedido de Julio Casares e mantém investigação sobre sua gestão no São Paulo
MAIS DOIS REFORÇOS: São Paulo acelera por Newton e zagueiro
DE RUI COSTA A ARBOLEDA: São Paulo vive semana de reviravoltas e inicia nova fase na temporada
REFORÇO? Zagueiro do Sevilla é oferecido ao São Paulo e pode reforçar o setor
REINVENÇÃO! A ascensão de Arboleda e sua reintegração no São Paulo
São Paulo: Atualizações sobre as Negociações de Domingos, Newton e Arthur no Mercado da Bola
Astro de cinema marca presença com camisa do São Paulo em Escócia x Brasil na Copa
Ex-atacante do São Paulo é detido por inadimplência em pensão alimentícia
Ex-astro do São Paulo é detido por irregularidades em pensão alimentícia
Leandro Guerreiro, ídolo do São Paulo, é detido por falta de pagamento de pensão alimentícia
São Paulo reintegra Arboleda ao elenco e defesa ganha força
SEGUE NA MIRA! São Paulo intensifica negociações e apresenta nova proposta por Domingos Duarte
TÁ DE VOLTA! São Paulo oficializa retorno de Arboleda e reforça defesa para a temporada
FOI PRESO! Ex-atacante do São Paulo é preso nesta quarta-feira: entenda
MOMENTO DELICADO! Arboleda se desculpa por ausência e revela desafios com saúde mental
VAI SER TITULAR? Volante paraguaio do São Paulo luta por espaço na seleção e vê concorrência de palmeirenses crescer
Vídeo: RAFINHA FECHA SEGUNDO REFORÇO NO SÃO PAULO! DIRETOR TAMBÉM CONTA QUE TEM MAIS DOIS REFORÇOS CERTOS!
CLÁSSICO! São Paulo mede forças com o Corinthians pelo Paulistão Feminino Sub-20
BUSCA POR ZAGUEIRO: São Paulo mantém busca por zagueiro mesmo após volta de Arboleda