Alvará para reforma do Morumbi ainda não foi concedido. Entenda o que falta!
Um assunto que certamente já esgotou a paciência da torcida é o alvará para reforma do Morumbi. Não foram poucas as notícias dando conta da emissão do alvará – e todas estavam equivocadas.
Na verdade, a reforma de uma construção do porte do Morumbi envolve diversas etapas, todas elas bastante complicadas. A grande maioria (e as mais difíceis) já foi superada (o que é motivo de satisfação), inclusive a definição da não inclusão da cobertura no coeficiente de aproveitamento e taxa de ocupação.
Contudo, o alvará, isto é, o documento da Prefeitura que autoriza o clube a efetivamente iniciar a cobertura do estádio ainda não foi concedido. Mas falta pouco.
Atualmente, o projeto de reforma está no último estágio, quando a Prefeitura faz algumas exigências pontuais para conceder o alvará. De acordo com a coluna De Prima, do Lancenet, a Prefeitura fez 9 exigências, das quais o clube já cumpriu duas. Entre as sete questões que restam consta um atestado da Aeronáutica de que a cobertura do estádio não interefere no tráfego aéreo.
“Mas Navarro, no fim das contas, QUANDO sai o alvará?”
Não existe uma data certa. A Prefeitura faz exigências, por meio de um ato chamado ‘comunique-se’. O clube as cumpre ou negocia seu cumprimento, e depois volta para a Prefeitura reavaliar, fazer novas exigências, e, conforme for, finalmente dar o OK definitivo.
Isso demora porque envolve laudos, pareceres, projetos, que levam tempo para serem feitos. Via de regra, levam cerca de 3 ou 4 versões do ‘comunique-se’ para o alvará ser expedido – o São Paulo ainda está no primeiro ‘comunique-se’.
É difícil estimar, mas, na pior das hipóteses, até o final do ano o alvará deve, provavelmente, ser concedido.
Agradeço pelo auxílio imprescindível do arquiteto tricolor Julio Prieto (@julioprieto). Fique à vontade para segui-lo no twitter e tirar quaisquer dúvidas sobre o tema.
http://blogdonavarro.com/2012/08/07/alvara-para-reforma-do-morumbi-ainda-nao-foi-concedido-entenda-o-que-falta-para-o-inicio-da-construcao-da-cobertura-do-estadio/
- Calleri brilha e se aproxima dos 100 gols pelo São Paulo
- Dorival Júnior critica gramados do CT da Barra Funda em coletiva
- São Paulo afasta Cauly após uso de medicamento com substâncias proibidas por risco de doping
- Calleri põe o dedo na ferida! Recado ao futuro presidente expõe crise do São Paulo

Notícias
São Paulo e Palmeiras conhecem as datas nas oitavas Copa do Brasil Sub-20
Retorno de Lucas inspira São Paulo em vitória crucial
Dorival critica condições do CT e revela dificuldades no treino
Lucas Moura aceita salário menor? São Paulo vence e Dorival faz alerta sobre o CT
Alerta no Morumbi: gramado em péssima condição eleva riscos de lesões
Faltam só 6 pontos! São Paulo recebe o Vasco no MorumBIS em jogo decisivo
Afastamento de Cauly gera incertezas no São Paulo nas últimas rodadas
Desfalque de peso: Djhordney não enfrenta o Vasco da Gama
São Paulo na Copa do Brasil Sub-20: CBF confirma datas e horários das oitavas de final
Olho na tabela: Confira a colocação do São Paulo no final da rodada
São Paulo tem aproveitamento de Libertadores com Lucas em campo; entenda!
Calleri cobra novo presidente por investimentos e pede casa arrumada
Dorival Júnior revela dificuldades e cobra melhorias no CT do São Paulo
Lucas reestreia após 160 dias e desabafa sobre futuro do contrato
Desfalque importante: Djhordney é suspenso e fica fora do próximo jogo