Rebaixamento? Uma boa ou má tragédia!? TEXTO GRANDE
Bom dia a todos.
Acabo de ler um post sobre um possível merecimento do SPFC ser rebaixado e, refletindo, resolvi escrever algumas linhas.
Antes de mais nada já deixo bem claro: AVISO AOS IGNORANTES, aqui é um texto sério, fundamentado, aberto ao debate e de quem é tão são-paulino como vocês.
Bom, voltemos:
Ontem, diante de mais uma atuação vexatória do SPFC, fiquei refletindo (mais uma vez !!!) sobre os problemas que levam o nosso tricolor a passar por situações como esta.
Acho que a maioria dos são-paulinos já está exausta até de se irritar com estes jogos patéticos do SP. Hoje o torcedor sabe, INFELIZMENTE, que nosso time é capaz de nos envergonhar nos momentos mais improváveis. Ninguém fica mais surpreso com tais resultados. Fica envergonhado/revoltado ou qualquer coisa parecida.
E o problema não é simplesmente perder. Mas sim a capacidade de jogar ABSURDAMENTE mal. São partidas medonhas e um time que não evolui, que não melhora. Isso é o que mais irrita.
Em 4 anos passaram alguns treinadores por aqui: Ricardo Gomes, Adílson Batista, Leão, PCC e agora Ney Franco.
Todos medianos que já fizeram alguns bons campeonatos em alguns momentos de suas carreiras. Nenhum gênio, porém, nenhum absurdamente ridículo (talvez Adílson seja o que chegue o mais perto disso). Todos com relativa e boa experiência no futebol. Não são os maiores culpados e a troca deles mostra isso. Nenhum resolveu os problemas do SPFC.
Remontamos por 2x nosso time.
Saíram ícones do nosso passado vitorioso como Alex Silva, Miranda, Hernanes, Dagoberto*, Ricardo Oliveira(de passagem), Borges,...
e outras peças fracas(!) e medianas(!). Nesses 4 anos foram muitas contratações e dispensas. Tantas que não conseguiria pautar aqui neste comentário. Boas, ruins, médias,...
Neste período começou também a se por em prática o tão sonhado desejo de JJ: A base tricolor. Nunca tantos garotos fizeram parte do elenco profissional como agora. Nunca! Nem no famoso Menudos do Morumbi tínhamos tantos garotos. Pelo site oficial são 14 de um elenco de 31. Metade, praticamente.
Tivemos também problemas com lesões. Ah, quantas lesões! Alguns dizem que isso é normal no futebol, outros que é incompetência do DM e há ainda quem diga que é azar. Confesso: já pensei das três maneiras nestes últimos anos.
Fato é que normais ou não as lesões recaem, invariavelmente, em jogadores muito importantes do nosso elenco. Não é o Zezinho, reserva e com 3 substitutos, que se lesionou. É Rogério Ceni (2x), é LF, é Miranda, é Wellington, é Fabrício, é Alex Silva, é Rhodolfo, é Canete (pelo menos veio com pinta de titular e para o meio campo de criação que não temos quase ninguém), e etc.... a maioria das lesões são graves e ocorrem no mesmo tempo. Chegamos até a ficar sem zagueiros no ano passado.
Peças titulares, diferenciadas, sem substitutos a altura, etc... Perdas significativas de qualidade no elenco.
E para piorar tudo, no final, ainda temos nesta péssima fase as Olimpíadas, Copa 2014, seleção em frangalhos com amistosos mensais, campeonatos internacionais sub 20, enfim, inúmero compromissos da seleção que sempre nos desfalcam de Lucas e outros tantos jovens (que representam 50% do nosso elenco).
E depois de analisar tudo isso, ponderar todos estes problemas, eu que analisava friamente a parcela de culpa de JJ, começo a acreditar que o problema do SPFC é, de fato, estrutural, profundo e relacionado DIRETAMENTE com quem comanda o nosso clube. Saí jogador, entra jogador, saí técnico, entra técnico, e os problemas não resolvem...
É sempre a mesma ladainha.. o time precisa de vontade...
Vontade não é o problema. Tenho certeza disso.
Muitos dirão: "ah vá? Descobriu a América!! Sério que só AGORA você acha que o problema é o JJ, Adalberto, JPJL, etc?"
Sim!
Como tentei muito bem detalhar o SPFC teve diversos problemas alheios a direção e administração, o que minimiza sua culpa.
Contratações? NO PAPEL (!!!! por favor leiam essa palavra antes de escrever merda), não estamos muito atrás de ninguém.
Contratamos LF, Jadson (sim! Jadson é um bom jogador, num péssimo time), Cortês, Denílson (quando veio todos ficaram satisfeitíssimos), Tolói (outro), temos Lucas, Wellington, RC, etc...
E também temos péssimos como Paulo Miranda, Edson Silva e outros do mesmo jeito que o Corinthians contratou Adílson (do XV), Gilsinho, Chinês, Felipe, Vítor Jr.,etc...
Inter pegou o Ratinho, Jô(que foi para o Galo), Flu pegou o Carleto, Jean (que muitos criticavam), Santos o Juan, Renteria, etc...
No papel (!!!!), o time do SPFC é tão bom como todos os outros, ou seja, mostra que a diretoria não errou tanto assim.
O time do SPFC não é exclusivamente de jogadores da série B para dizermos a diretoria só fez péssimas contratações.
E mais: Foi JJ quem montou um time tri-campeão brasileiro. Ou ele teve sorte com aquele elenco ou está tendo azar agora. O que não dá é falar que ele "desaprendeu".
E, como já escrevi, sempre dei razão ao SPFC de priorizar a base, ter teto salarial SIM, e não ficar se endividando com jogadores "de nome".
Acho ridículo esses torcedores que ficam choramingando por Kaká, Forlán, Juan, Lúcio, sem ponderar a questão financeira do clube.
Amigão, entre contratar o Tolói e o Lugano qualquer macaco ficaria com o segundo. Entre contratar Osvaldo e Forlán, idem. E entre Canete e Kaká também...
SE NÃO CONTRATOU É PORQUE NÃO TEM DINHEIRO. PONTO!
Para de chorar e vai jogar vídeo-game. Lá você coloca eles no seu time.
Talvez o aproveitamento da base não seja da maneira que está sendo, mas é o melhor caminho, com certeza... Ainda vamos acertar neste ponto...
E jogadores "de nome" que nem sempre rendem e ainda quebram o time?
O maior exemplo é o Santos: Ibson, contratação mais cara da história do clube ficou 6 meses. Elano, salário de 500 mil foi também. Borges, salário de 300, foi.. Ganso, agora, acha que ganhar 500 mil reais "é pouco"... Vai também..
Tem garotos com 15 anos que ganham 60 mil reais por lá...
e o Muricy? Ganha 600 mil por lá e está sendo detonado.
O resultado está aí de sair pagando mundos e fundos para qualquer um..
O time do Santos consegue, sem o Neymar, ser muito pior que o do SPFC. Não tem dinheiro e futebol para nada.
Gastaram rios de dinheiro para serem campeões Paulistas este ano e só foram porque surgiu um craque lá chamado Neymar!!
Os dois campeonatos mais importantes deste ano foram vencidos por Corinthians e Palmeiras. Ambos com elenco sem NENHUMA estrela. Nenhum jogador absurdo, fora de série. Nenhum salário astronômico.
E por fim, chego ao tema do título, o rebaixamento.
Quem é adepto de que a problema está na política-administração do clube deve ter ciência que, possivelmente, a solução mais EFETIVA para isso seria um rebaixamento do time tricolor.
O rebaixamento traria, além de muito sofrimento e tristeza, uma mudança na ordem política tricolor.
Surgiria ou renasceria a oposição no clube, hoje inexistente. Acabaria com o regime ditatorial de JJ, acabaria com a arrogância de dirigentes e torcedores, o SPFC se reconstruiria com humildade rumo as vitórias.
Em tese, essas seriam as boas e dolorosas consequências...
A história mostra exemplos bons e ruins. Os mais próximos são os dos nossos rivais, Palmeiras e Corinthians.
Para o Palmeiras o rebaixamento não serviu de nada, além de uma mancha na história do clube.
As brigas políticas não foram solucionadas, a diretoria chegou a montar elencos fraquíssimos e quase caiu novamente para a série B e também montou times como o torcedor comum gosta, ou seja, com grandes nomes e fracassou (Time de Belluzo - Diego Souza, Kleber, Valdivia, Marcos, Cleiton Xavier, Armero, Muricy, Luxemburgo,....)
Para o Corinthians foi muito positivo. Se o Corinthians tivesse ganhado aquele último jogo contra o Grêmio e se livrado do rebaixamento provavelmente não teria vivenciado os bons anos seguintes. Sofreu 1 ano e ganhou tudo nos demais. Copa do Brasil, Brasileiro, Libertadores, Paulista,...
E ainda retirou alguns lixos como Dualib e outros do clube.
Ainda está longe de ser um modelo de gestão, mas a melhora é significativa em relação aos outros 95 anos de clube.
Eu acho que o rebaixamento é uma "boa" tragédia para o SPFC???
Ainda não sei.. estou pensando, triste, coisa que há pouco tempo atrás sequer admitia. Mas meu amor pelo clube é suficientemente grande para engolir meu orgulho, engolir essa mancha na história do clube, etc.., SE este for o preço para que o SPFC volte a ter uma administração eficiente, vitoriosa e de referência no país. E principalmente para que se faça uma limpeza no clube. Um balanço.
Me desculpem, mas não suportaria ver hoje o SPFC campeão para que JJ diga, babando orgulho e arrogância, que é o melhor presidente do mundo. Presidente esse que some nas derrotas, que some nas crises e que é INCAPAZ de assumir os próprios erros.
Se o SPFC vencer por um milagre o quadro político do clube demorará 10/20 anos para mudar. Se mudar. JJ já "prepara" um novo presidente, não há candidatos na oposição, enfim, estamos fadados a estes senhores por longos anos. Só o rebaixamento poderia mudar algo rapidamente. Poderia.
O SPFC não será campeão este ano. Não é ser pessimista, caros colegas. É fazer uma constatação.
Um clube que toma 4 gols do lanterna, sem técnico, no primeiro tempo, não está pronto para um mata-mata da Sul-Americana e muito menos para ficar entre os 4 no Brasileiro. Um time que joga o futebolzinho que jogou contra Vasco, Palmeiras e Atlético-GO não se acerta em 1 mês. Não há mais tempo para corrigir e Ney Franco não faz milagres. São jogos 2x por semana, sem treinos, sem contratações, confiança abalada, torcedor desiludido... Este "fim" de ano será assim.. ganha uma, perde uma, empata outra, ganha 2, perde 2, e assim será...
Mas independente de achar bom ou ruim o rebaixamento também acho que o time não cairá... Ficará no meio da tabela, agonizando, infelizmente.
E o ano que vem teremos novamente JJ no comando. E só Deus para nos ajudar..
O momento é triste para a nação são-paulina. Se vender o Lucas para pagar dívidas como estão dizendo então...
Agora mais do que nunca aparecerão os verdadeiros são-paulinos. Porque ser são-paulino de 2005-2008 foi fácil demais..
Que dias melhores venham para o tricolor..
abraços
- CAMPANHA #RenunciaCasares: até quando o torcedor vai aguentar tantos escândalos no São Paulo?
- São Paulo relaciona seis atletas do profissional para buscar bicampeonato da Copinha
- BOMBA: São Paulo negocia troca com Botafogo envolvendo até seis jogadores; Entenda
- Possível impeachment: Escândalo no Morumbi coloca mandato de Julio Casares sob risco no São Paulo
Notícias
Troca confirmada! São Paulo faz troca definitiva e garante dois jogadores
Lucca confirma planos de jogar na Copinha, mas São Paulo mantém mistério nos bastidores
Ranking dos ultimos 10 anos de todos os times do Brasileirão, mostra numero astronomico de lesões do São Paulo
Coração Tricolor: Carlos Coronel recusa fortunas para realizar sonho no São Paulo
Susperstição na camisa? Joia do São Paulo anuncia numero de camisa com numero do minuto de seu primeiro gol na Libertadores
Vai ser impeachmado? Conselho do São Paulo da grande passo para impeachment de Casares presidente do Tricolor
CAMPANHA #RenunciaCasares: até quando o torcedor vai aguentar tantos escândalos no São Paulo?
São Paulo convoca conselho consultivo para discutir impeachment de Casares; tensões aumentam nos bastidores
De saída! São Paulo anuncia empréstimo de lateral ao Fortaleza
Zagueiro sub-20 do São Paulo, revela: "Allan Barcellos trouxe maturidade essencial para meu jogo
São Paulo confirma a contratação do goleiro Carlos Coronel, destaque da seleção paraguaia
Vitória faz proposta ousada e avança nas negociações para fechar com Erick, do São Paulo
Retornando após ser dispensado! São Paulo oficializa contratação de goleiro da seleção Paraguaia
São Paulo define novos rumos: diretoria evita grandes investimentos no mercado e foca na sustentabilidade financeira
Vitinho vira alvo do São Paulo, mas Atlético-MG entra na disputa
Saiba tudo sobre o goleiro Carlos Coronel, novo reforço do São Paulo para 2026
Internautas reagem a movimentações de mercado do São Paulo e cobram esclarecimentos sobre reforços
São Paulo surpreende e assegura a contratação de Carlos Coronel em negociação rápida e decisiva
Cabe no Tricolor? São Paulo tem interesse na contratação de Breno Lopes, do Fortaleza
Novo reforço do São Paulo, Coronel já viveu cena inusitada em decisão nos EUA
"Frustração e superação": ex-São Paulo sonha em voltar à seleção após lutar contra vícios
BOMBA: São Paulo negocia troca com Botafogo envolvendo até seis jogadores; Entenda
Possível impeachment: Escândalo no Morumbi coloca mandato de Julio Casares sob risco no São Paulo
A plataforma XRPstake oferece uma nova fonte de renda para os detentores de tokens, com retornos diários de até US$ 6.000.
São Paulo vive temporada de falhas marcantes, torcida cobra reações em busca de recuperação
Impeachment de Julio Casares em andamento: oposição pressiona Conselho no São Paulo após controvérsias
Luciano tem desempenho em alta; São Paulo busca avaliar impacto da temporada do atacante
São Paulo relaciona seis atletas do profissional para buscar bicampeonato da Copinha
São Paulo reforça reserva com goleiro, enquanto aposta em jovens promessas da base
Reforço de peso: Mesmo com crise no Tricolor, Coronel escolhe São Paulo para voltar ao futebol brasileiro