publicidade

Estudo aponta: São Paulo é um dos clubes brasileiros mais vencedores em todos os tempos

Estudo aponta: São Paulo é um dos clubes brasileiros mais vencedores em todos os tempos

Postado às 11h33 desta quinta-feira, 12 de Julho de 2012 (http://ademirquintino.com.br/blogs/?p=9759)

Rogério Ceni e Pelé foram fundamentais na história de São Paulo e Santos respectivamente, colocando assim a dupla San-São no topo do país do futebol
.
O blog do Ademir Quintino realizou ranking para mensurar o poder dos clubes brasileiros ao longo da história do futebol. Considerando apenas as quatro principais competições disputada no país ou continente (Copa do Brasil, Brasileirão, Libertadores e Mundial de Clubes), não incluindo torneios estaduais ou outros campeonatos internacionais de menor prestigio como Copa Suruga, Recopa e Copa Sul-Americana.

Primeira etapa de avaliação, critério é básico: Os três primeiros colocados de uma edição do campeonato referente somam pontos, os demais não. Nomeando, ano a ano, os melhores desde a fundação do torneio. Pontuação fixa: 1º (500 pontos), 2º (200 pontos), 3º (100 pontos).

Copa do Brasil



O campeão da primeira edição, realizada em 1989, é o que obtém o melhor desempenho nesta competição ao longo da história.

Grêmio chegou por dez vezes à semifinal, avançando a final em sete, faturando o título em quatro oportunidades, alcançando a marca de 2.900 pontos. Outro com muito sucesso na Copa do Brasil é o Cruzeiro, foi à final cinco vezes e tem os mesmos quatro títulos da equipe de Porto Alegre, ficando com a segunda colocação, 2.300 pontos. Corinthians, tricampeão, é o melhor paulista, ficou com a medalha de bronze no ranking. Santos, Palmeiras, Santo André e Paulista foram os outros clubes do estado de SP que já foram campeões.

Campeonato Brasileiro



O título do Corinthians no ano passado, fez com que o estado de São Paulo reinasse em absoluto no campeonato mais importante do calendário nacional. Isso porque, o Alvinegro da Marginal, ultrapassou o Flamengo em pontos, deixando assim, os quatro grandes clubes paulistas no domínio.
Santos é líder com relativa folga, com 5.200 pontos, o time do litoral ganhou o torneio por oito vezes. Palmeiras é o segundo, com as mesmas oito taças do Alvinegro Praiano, porém, perde no número de decisões: 14×11.

O São Paulo é o terceiro colocado, com seis títulos. Sendo três deles, conquistados entre 2006 e 2008. Internacional que não vence o título desde o tempo de Paulo Roberto Falcão, Vasco que faturou o caneco em 2000 e Cruzeiro que venceu a primeira edição dos pontos corridos em 2003, completam a lista dos oito melhores.

Copa Libertadores da América



Mesmo com os títulos recentes de Santos, Corinthians e Internacional, o São Paulo se mantém como o melhor brasileiro em disputas da badalada, Copa Libertadores da América. O time do Morumbi empata com o Santos em números de títulos, mas vence no número de finais: 6×4. Grêmio, vice em 2007 é o terceiro; Cruzeiro, vice em 2008 é o quarto; Internacional, bicampeão em 2006/2010 é o quinto; Palmeiras, Flamengo e Corinthians completam a lista dos oito melhores.

Mundial de Clubes



As defesas de Rogério Ceni nos arremates de Steven Gerrard, o passe de trivela de Aloísio, e o gol do volante Mineiro diante do Liverpool em dezembro de 2005, colocaram o São Paulo no hall de tricampeões mundiais, algo único entre clubes brasileiros, incluso a tentativa do Santos no ano passado de se igualar, fracassando diante do Extraterrestre Barcelona. Grêmio que foi campeão em 1981 diante do Hamburgo e vice em 1995, dolorosamente, contra o Ajax nas cobranças de pênaltis, é o terceiro. Internacional, campeão heroicamente, contra o Barça de Ronaldinho em 2006, e ridiculamente, eliminado contra o Mazembe em 2010, é o quarto colocado. Corinthians, campeão em 2000 e representante brasileiro deste ano, é o quinto. Flamengo, campeão de 1981; Cruzeiro vice por duas vezes; Palmeiras vice em 1999 contra o Manchester United fecha a lista dos melhores.

Em todos os tempos

Esta é a segunda etapa de avaliação histórica. Dando pontuações especificas para cada campeonato. Considerando o Mundial de Clubes como o torneio mais importante, seguido pela Copa Libertadores de América, Brasileirão e Copa do Brasil respectivamente.

Quanto vale cada título?

Mundial de Clubes: 500 pontos. Vice: 250 pontos
Copa Libertadores: 300 pontos. Vice: 150 pontos
Brasileirão: 200 pontos. Vice: 100 pontos
Copa do Brasil: 100 pontos. Vice: 50 pontos.



Outras equipes:

Vasco – 1.900 pontos, Fluminense – 950 pontos, Botafogo – 750 pontos, Bahia – 600 pontos, Atlético MG – 500 pontos, Atlético PR – 450 pontos, Guarani – 400 pontos, Sport – 350 pontos, São Caetano – 350 pontos, Coritiba – 300 pontos, Vitória – 200 pontos, Paulista – 100 pontos

Sobre o autor: Jornalista Ademir Quintino
Ademir Quintino é jornalista, radialista, Assessor de Imprensa, repórter da Super Rádio Tupi de São Paulo (97.3 FM ou 1.150 AM)
Avalie: 1 1

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.


Últimas Notícias

Carregar mais Noticias
  • publicidade
  • publicidade
  • + Comentadas Fórum

  • publicidade
  • Fórum

  • Próximo jogo - Brasileiro

    Dom - 16:00 - Manoel Barradas -
    Vitoria
    Vitoria
    São Paulo
    São Paulo

    Último jogo - Copa do Brasil

    Qui - 19:30 - Estadual Jornalista Edgar Augusto Proença
    https://media.api-sports.io/football/teams/7879.png
    Águia De Marabá
    1 3
    X
    São Paulo
    São Paulo
    Calendário Completo
  • publicidade
  • + Lidas

  • publicidade