As 100 maiores torcidas do facebook. O SPFC parece na 23 posição!
Link: http://globoesporte.globo.com/platb/olharcronicoesportivo/2012/04/03/as-100-maiores-torcidas-do-mundo-no-facebook/
Estima-se hoje que dos 7 bilhões de habitantes do planeta, cerca de 2,3 bilhões têm acesso à internet. Segundo o site Futebol Finance, em novo levantamento sobre a presença dos clubes de futebol no Facebook, nada menos que 838 milhões de pessoas fazem parte dessa imensa rede, o que já representa 36,5 % dos internautas.
Entre essa população gigantesca, a presença do futebol é forte: 189 milhões de utilizadores do Facebook declaram-se torcedores, fãs ou adeptos de um dos 100 clubes com maior presença na rede. Se pensarmos no número total de pessoas com acesso à internet, esse contingente de torcedores representa 7% do total, um número extremamente expressivo qualquer que seja o parâmetro utilizado. Entre os utilizadores do Facebook, esses torcedores representam quase a quarta parte, mais precisamente 22,5%.
O levantamento foi feito em 2 de abril e, importante, considera apenas o número de torcedores registrados nas páginas oficiais dos clubes no Facebok.
Nove brasileiros entre os cem clubes
Essa centena de clubes está dividida entre 33 países, com liderança de Alemanha, Brasil e Inglaterra, com dez clubes cada um. Somente dois países concentram 59% desses torcedores: a Inglaterra, com 56 milhões, e a Espanha, com 55 milhões. O próximo na lista é a Turquia, com 16 milhões de torcedores de seus times presentes e assim identificados no Facebook. Se no caso da Inglaterra dez clubes dividem os torcedores, a situação espanhola é oposta, pois os dois gigantes dividem os 55 milhões de torcedores. O outro clube espanhol entre os 100 + é o Valencia, mas o seu número de torcedores sequer chega a duzentos mil.
Os clubes europeus têm 84% desses torcedores, ficando os torcedores de times das três Américas com 12%. Para a Ásia, África e Oceania ficam apenas 4% do total. Naturalmente, essa divisão é fortemente influenciada pelo maior ou menor acesso à interrnet, fora outros fatores que levam a um número maior ou menor de torcedores.
A presença brasileira ainda é muito tímida, mesmo se comparada à dos clubes e torcedores turcos, por exemplo. Afinal, nada menos de 16 milhões de turcos estão registrados nas páginas de seus principais clubes, número que no Brasil mal chega aos 9 milhões. Essa distância fica ainda maior quando pensamos que a população turca é de 80 milhões de pessoas, bem menos da metade dos nossos 192 milhões de habitantes.
Esses números, que tendem a ficar maiores e mais importantes dia a dia, representam um enorme potencial para as marcas, ou seja, para os clubes como veículos para exposição de patrocinadores e implementação de ações de marketing, e merecem uma atenção maior dos nossos clubes.
Post um
Entre as 11h20’ e 11h26’, acessei as páginas dos sites oficiais de Corinthians, Flamengo e Internacional.
Os números eram os seguintes:
Corinthians – 2.091.842
Flamengo – 2.048.222
Internacional – 133.320
Então, senhores, é bem simples: isso não é pesquisa, é levantamento de informações. Se você tem alguma dúvida, faça o levantamento pessoalmente, é simples.
- PRESSÁGIO? Victor Sá revela sonho com gol no Morumbis antes de fechar com o São Paulo
- TESTES DEFINIDOS! São Paulo encara sequência contra clubes da Série A na intertemporada
- São Paulo fecha contratação de Newton, mas depende de Ferraresi para fechar negócio
- AFASTAMENTO! Olten Ayres destitui presidente da Comissão de Ética do São Paulo
URGENTE! Dorival Júnior é o novo técnico do São Paulo
Notícias
Tudo igual no interior! São Paulo empata em 0 a 0 com o Bragantino em jogo-treino.
Nova contratação do São Paulo se destaca e integra o seleto grupo dos dez jogadores mais valiosos do elenco
Negócio travado! CRB recusa proposta do São Paulo por Mikael e cobra compensação.
Agenda cheia! Dorival Júnior fecha quatro novos jogos-treino para moldar o São Paulo.
Ingressos a R$ 20 já! Sócios do São Paulo pressionam Harry Massis por preços populares.
Bastidores quentes no Morumbis! Nome de Rogério Caboclo divide a oposição para eleição.
São Paulo encara amistoso contra o Red Bull Bragantino em Atibaia de olho em retorno da temporada
São Paulo fecha contratação de Newton, mas depende de Ferraresi para fechar negócio
PRESSÁGIO? Victor Sá revela sonho com gol no Morumbis antes de fechar com o São Paulo
Olten Ayres promove reestruturação na Comissão de Ética do São Paulo com desligamento de dois membros
Victor Sá Revela Sonho Premonitório com o Morumbi Antes de Oficializar Contratação pelo São Paulo
TESTES DEFINIDOS! São Paulo encara sequência contra clubes da Série A na intertemporada
AFASTAMENTO! Olten Ayres destitui presidente da Comissão de Ética do São Paulo
Victor Sá chega para fortalecer o São Paulo e amplia as opções táticas de Dorival Júnior
São Paulo finaliza preparativos para Jogo-Treino contra o Bragantino
São Paulo desiste de Domingos Duarte após ausência de retorno nas negociações
SOLUÇÃO NO ATAQUE! Victor Sá chega para resolver carência e aumentar opções de Dorival no SPFC
AMPLIOU O LEQUE! São Paulo passa a buscar reforços em novo setor para a janela
Possível auditoria nas gestões de Belmonte e Rui Costa movimenta bastidores do São Paulo
VÍDEO: São Paulo fecha mais uma contratação e Rafinha atende pedido de Dorival Júnior
Lamentável: Ex-São Paulo é preso após cometer crime
MERCADO DA BOLA: São Paulo tem 4 negociações em andamento e pode ter chegadas no clube
Bobadilla perde espaço no Paraguai e esfria venda milionária do São Paulo
MELOU! São Paulo desiste de Domingos Duarte após novela
São Paulo prepara troca por Newton e cria estratégia para tentar manter Artur em 2027
São Paulo faz treino tático com Victor Sá e atualiza situação médica de Lucas Moura
CRAQUE NO TRICOLOR? São Paulo abre conversas com gigante europeu por zagueiro brasileiro
CANDIDATO? Eventual candidatura de Rogério Caboclo à presidência do São Paulo causa polêmica no clube
Bastidores do São Paulo: conselheiros detonam possível candidatura de ex-presidente da CBF
São Paulo promete quitação de salários atrasados a jogadores em até 30 dias