publicidade

Alvo de boicote dos rivais, São Paulo desiste de jogar torneio sub-20 em BH

O São Paulo não vai disputar a Taça BH, uma das principais competições nacionais para jogadores até 20 anos. A decisão do clube do Morumbi ocorre depois de rivais ameaçarem boicotar torneios de categorias de base devido ao comportamento de dirigentes paulistas.

O grupo que reúne as equipes da duas primeiras divisões futebol brasileiro havia decidido há algumas semanas que não participaria mais de competições para jovens que tiverem o time do Morumbi entre os inscritos.

O boicote deve-se ao suposto não cumprimento por parte do São Paulo de um acordo selado para que as agremiações não aliciem a família de garotos menores de 16 anos, ou seja, que ainda não possuem contratos profissionais.

O diretor de futebol são-paulino, Adalberto Baptista, nega que o clube tenha desistido da competição em Minas Gerais, entre os meses de julho e agosto, em razão de pressão dos rivais.

"Foi uma coincidência de datas, pois na mesma época vai ter o Campeonato Paulista sub-20", afirmou o dirigente que garantiu a participação do time do Morumbi em outra grande competição de base (SUB-17) a ser realizada na Bahia, em julho. "Vamos participar do 2 de julho".

A competição organizada pelo governo baiano também é algo de boicote dos rivais são-paulinos. No ano passado, o São Paulo participou, simultaneamente, de todos estes torneios sub-20.

ÉTICA

Foi em um encontro organizado pelo hoje técnico do São Paulo, Ney Franco, que nasceu o movimento que culminou no boicote coletivo ao time do Morumbi em competições para jovens jogadores.

O código de ética para a base nasceu numa reunião entre os responsáveis pela formação dos 40 clubes da Série A e da Série B realizada há um ano pela CBF por iniciativa de Ney, então coordenador de categorias inferiores da entidade e atualmente treinador são-paulino.

É por considerarem que os paulistas estão aliciando jogadores ligados a outras equipes e, consequentemente, ferindo o acordo de cavalheiros que foi selado entre as principais agremiações do país, que os clubes decidiram não participar de torneios com a presença do São Paulo.

Os clubes argumentam ser antiético tirar de outras equipes atletas com idade inferior a 14 anos ou entre 14 e 16 anos e sem contrato de formação assinado. Essas transferências não geram nenhum tipo de recompensa financeira.

O combate a esse tipo de aliciamento é uma das maiores bandeiras dessa organização informal de clubes.

VEJA TAMBÉM
- São Paulo vence Águia de Marabá e se aproxima das oitavas na Copa do Brasil.
- Veja a provável escalação do Tricolor para o jogo de hoje
- Veja como assistir Águia de Marabá vs São Paulo ao vivo


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 8 11

Comentários (18)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.