publicidade

Raio X das quartas: veja quem segue brigando pelo título do Paulistão

Santos x Palmeiras, Mogi Mirim x Botafogo, São Paulo x Penapolense e Ponte Preta x Corinthians; Estadual vai pegar fogo na fase de mata-mata...

Chegou a fase de mata-mata! Após 19 rodadas, o Paulistão Chrevrolet de 2013 conheceu no último domingo todos os confronto das quartas de final: São Paulo (1º) x Penapolense (8º), Mogi Mirim (2º) x Botafogo (7º), Santos (3º) x Palmeiras (6º) e Ponte Preta (4º) x Corinthians (5º).

Para esquentar ainda mais as partidas decisivas, cujas as datas (e horários) ainda não foram definidas pela Federação Paulista de Futebol (FPF), o LANCE!Net realizou um Raio X completo do que o torcedor paulista vai ver pela frente. Não perca!

SÃO PAULO x PENAPOLENSE (Por Bruno Quaresma)



O maior adversário para o São Paulo nas quartas de final do Paulistão Chevrolet é a Copa Libertadores da América. A partida contra o Penapolense, no Morumbi, deve acontecer quatro dias antes do primeiro duelo com o Atlético-MG, pelas oitavas da competição continental.

A cabeça de quem entrar em campo estará na partida do dia 2 de maio, também no Morumbi. Enquanto que, para a equipe do interior, será um dos jogos mais importantes de sua história. A vontade dos jogadores do Penapolense deve ser semelhante a que o Tricolor apresentou na última quarta-feira.

Ney Franco vai escalar força máxima. Não dá para preservar os principais atletas porque estes entrariam sem ritmo contra o Galo. Afinal, esta semana é rara, não tem jogo e o técnico terá tempo para trabalhar e corrigir o que achar necessário.

A lógica aponta para um imenso favoritismo do Tricolor. Além da campanha muito superior e do nível dos clubes, o São Paulo venceu por 2 a 0 o Penapolense sem grandes dificuldades na primeira fase. A partida foi em Penápolis. E com os reservas.



Agora terá Paulo Henrique Ganso, Jadson e Osvaldo juntos no setor ofensivo. Luis Fabiano não jogou no domingo porque sentiu uma contratura na coxa esquerda após o treino de sábado, mas pode atuar no próximo fim de semana, de acordo com o departamento médico do clube.

Vale a pena o retorno do Fabuloso? Ele voltaria após quase um mês parado. Com o camisa 9 em campo, Aloísio, que terá de ser titular diante do Galo porque Luis Fabiano está suspenso na Libertadores, ficaria duas semanas sem ser titular.
Se o Fabuloso tiver condições, o melhor é deixá-lo em um raro banco de reservas. Assim, entra no fim para ganhar ritmo para a semifinal.

Apesar de não ter vencido e perdido a chance de assegurar a ponta até o fim do mata-mata - a pontuação continua sendo somada nesta segunda fase -, é certo que o Tricolor fará uma eventual semifinal também no Morumbi, seja com Ponte Preta ou com o grande rival Corithians.

Para chegar embalado e com moral na Libertadores, nada melhor do que ganhar as quartas do Paulistão.

MOGI MIRIM x BOTAFOGO (Por Rafael Bullara)



O primeiro objetivo de um clube do interior que consegue a classificação para as quartas de final é escapar de um clube considerado grande no jogo único.

Mogi Mirim e Botafogo conseguiram isso. Melhor ainda para o Sapão. Com a vitória sobre os reservas do São Paulo e o empate da Ponte Preta, a equipe conseguiu pular para a segunda posição na última rodada e vai decidir a vaga em casa contra outra equipe interiorana. Pelo segundo ano consecutivo nas quartas, o Mogi tem a oportunidade de alcançar a semi que não veio no ano passado.

Em 2012, enfrentar o Santos na Vila Belmiro acabou com a possibilidade de um feito maior, bem mais palpável neste momento para a equipe que possui o melhor ataque da competição com 36 gols. Aquela campanha, porém, terminou com a conquista do Troféu do Interior.

Outra importante vantagem adquirida pelo Sapão é o fato de que se ganhar nas quartas, fará novamente a semifinal em seus domínios.
Do outro lado, o Botafogo tenta recuperar o espaço no cenário estadual. Depois de se salvar do rebaixamento na campanha do ano passado e não empolgar em seus últimos desempenhos, o tradicional clube de Ribeirão Preto reaparece em uma fase mais aguda da competição.

O fanático torcedor do Pantera teve o seu último bom momento há 12 anos, quando a equipe de Doni e Leandro chegou até a decisão.
Ainda faltam dois importantes confrontos para repetir o feito, mas a chance de refazer a história anima o experiente técnico Marcelo Veiga.

Mesmo distante do Santa Cruz, o Botafogo tem condição de encarar o Mogi e, quem sabe, repetir o placar da primeira fase, agora fora de casa.

SANTOS x PALMEIRAS (Por Thiago Salata)



Fazer um clássico logo nas quartas de final do Paulistão não era algo que estava nos planos dos grandes. Azar de Santos e Palmeiras, que terão de se matar, provavelmente no próximo sábado. Mais azar ainda do Verdão, que terá de disputar o jogo fora de casa. Por isso, e também por ter Neymar, craque que o Alviverde não tem, o Peixe leva um pequeno favoritismo.

A vantagem alvinegra é muito pequena. A diferença na tabela de classificação entre os rivais terminou em cinco pontos na primeira fase. Ela poderia ter sido menor, e o confronto outro nas quartas, se o Palmeiras vencesse o Ituano no domingo.

É um Verdão com lampejos de bom futebol em 2013. Só foi bem quando levou a raça ao limite, muito por causa do empurrão da torcida.

É um Peixe com lampejos de bom bom futebol também. O Santos de Muricy Ramalho, sempre à espera da genialidade de Neymar, está muito longe de agradar o seu torcedor.

O agravante para o Alvinegro é o fato de praticamente só ter jogado o Paulistão neste ano até agora, enquanto que o Alviverde divide o já pouco brilhante elenco com a Copa Libertadores. O Palmeiras, aliás, está com o pensamento metade na Vila, metade nas dificuldades que irá encontrar na longe Tijuana, dia 30.



Leandro não vai ao México. O artilheiro é o jogador mais talentoso do Verdão no momento, e será esperança por uma vaga na semifinal (será que dá para contar com Valdivia?).

O garoto poderá trocar ideias e, por que não, provocações, com Neymar, no meio de semana. Eles se encontrarão na quarta, no amistoso da Seleção Brasileira contra o Chile, no Mineirão. O santista com certeza será titular, enquanto que Leandro deve ser reserva. O palmeirense vai torcer para o grande astro do clássico se desgastar muito com a amarelinha. Ao santista, cabe esperar que o craque esteja 100% e inspirado na Vila.

Sem Neymar, e com Leandro, os rivais não passaram do zero em um ruim clássico na primeira fase.

Com Neymar, em outra época, o Palmeiras foi despachado pelo Peixe no último encontro decisivo entre os clubes, na semifinal de 2009. Quem passar em 2013 pega Mogi ou Botafogo, o melhor cenário para uma semifinal.

PONTE PRETA x CORINTHIANS (Por Mauro Beting)



Em 2012, o Corinthians de melhor campanha foi eliminado pela Ponte Preta nas quartas-de-final, em má atuação do goleiro Júlio César, no Pacaembu. Mudança de rumos e de goleiro: Cássio entrou para ajudar o Timão a conquistar a América e ganhar o mundo – sem se desgastar com o Paulistão tirado da pauta corintiana prematuramente.

Em 1979, o Corinthians superou o Palmeiras favorito (campeão dos três turnos) e venceu a ótima Ponte Preta com um time melhor que o do rival. Diferentemente de 1977, quando na melhor de três, o pior time no campeonato fez história. E que história maravilhosa com Basílio.

Foram grandes jogos. Será novamente no Moisés Lucarelli, onde a apaixonada torcida da Macaca poderá empurrar à frente um time que começou a ser (bem) montado por Gilson Kleina, manteve o bom nível com Guto Ferreira, e tem um padrão de jogo bem definido
Melhor quando a equipe atua fora de casa que em Campinas. É Ponte para especular no contragolpe e sair em velocidade mais que propor a partida. Mais ou menos como muito bem fez no Pacaembu, em 2012. Não necessariamente o que faz no Moisés Lucarelli, apesar da ótima campanha.



Vai depender o desempenho da Ponte Preta de qual será o Corinthians. Tite já deixou claro que vai depender da Libertadores a escalação do melhor Timão possível. Seja qual for o time, ainda assim será forte. No papel, fortíssimo. Com potencial para ser bicampeão da América e campeão paulista – e de todos os torneios possíveis. Na prática, ainda não é o Corinthians ideal. O sistema defensivo bobeou por vezes contra o Atlético Sorocaba. A marcação foi muito mole contra o Linense. Ainda falta aquela consistência. Mas a intensidade, nos jogos para valer em 2013, foi quase a mesma de 2012. O que deixa o Timão ainda favorito. Ainda que longe do Pacaembu.


VEJA TAMBÉM
- Zubeldía fica encantado com descoberta de Dorival
- Zubeldía é sincero e explica decisão de cortar James no São Paulo
- São Paulo pode trocar jogador com o Internacional


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 7 5

Comentários (1)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.
  • publicidade
  • publicidade
  • + Comentadas Fórum

  • publicidade
  • Fórum

  • Próximo jogo - Brasileiro

    Dom - 16:00 - Manoel Barradas -
    Vitoria
    Vitoria
    São Paulo
    São Paulo

    Último jogo - Copa do Brasil

    Qui - 19:30 - Estadual Jornalista Edgar Augusto Proença
    https://media.api-sports.io/football/teams/7879.png
    Águia De Marabá
    1 3
    X
    São Paulo
    São Paulo
    Calendário Completo
  • publicidade
  • + Lidas

  • publicidade