publicidade

Conflito em Belo Horizonte é apenas mais um envolvendo Argentina e Brasil; relembre

A briga envolvendo jogadores do Arsenal de Sarandí e a Polícia Militar de Belo Horizonte no Estádio Independência após o jogo contra o Atlético-MG, infelizmente, não é o primeiro caso com argentinos e brasileiros no meio. Desde a Guerra das Malvinas à acusação de racismo, passando por derrotas e catimbas, os times dos dois países já protagonizaram cenas insólitas, e o ESPN.com.br relembra os principais entreveros entre os 'hermanos' que mancharam o futebol sul-americano.

Estudiantes x Grêmio (1983)
O clima bélico entre Argentina e Inglaterra por causa das Ilhas Malvinas foi levado a campo em La Plata para Estudiantes x Grêmio, pela fase semifinal da Libertadores. Tudo porque um avião inglês pousou na base aérea de Canoas. Antes do jogo começar, o jogador Caio foi atingido por um pontapé ou uma cadeira. O argentino Trobianni levou amarelo antes de a partida ser iniciada pois tentou torcer o braço do árbitro. Durante o confronto, que acabou em 3 a 3, quatro atletas do Estudiantes foram expulsos, e as arquibancadas estavam em polvorosa.“Foi a única vez na vida que tive medo. Não medo de jogar, que nunca me aconteceu: medo de morrer mesmo”, afirmou o zagueiro Hugo de León.



Vélez Sarsfield x Flamengo (1995)
Em 14 de setembro, as duas equipes se enfrentaram pela Supercopa da Libertadores. A briga dentro de campo ficou marcada pelos tapas trocados entre Zandoná e Edmundo, até que o argentino acertou um soco no atacante, o que causou uma batalha campal no Estádio José Amalfitani, e até a polícia sofreu com as consequências. O time rubro-negro ganhou por 3 a 3.



Lanús x Atlético-MG (1997)
A primeira partida da decisão da extinta Copa Conmebol aconteceu na Argentina, em 'La Fortaleza', mas o Atlético-MG não se intimidou com o Lanús e goleou por 4 a 1, encaminhando o título. No entanto, os jogadores brasileiros acabaram sendo vítimas de atitude covarde dos mandantes, que os encurralaram e - até com a ajuda da torcida - partiram para a briga. O técnico Emerson Leão foi o mais prejudicado com o vandalismo, pois foi atingido no rosto por uma barra de ferro e precisou ser operado com urgência. "Así que Leão está fracturado? Mejor, mejor", disparou o meia Ariel Ibagaza.



São Paulo x River Plate (2003)
Na partida de volta da semifinal da Copa Sul-Americana, o São Paulo precisava ganhar do River Plate por três gols de diferença para avançar. Com pressa, o time tricolor saiu na frente com Rico, e então a primeira confusão começou: ao tentar buscar a bola rapidamente, Diego Tardelli foi impedido por Ameli (ex-jogador são-paulino), e os atletas se desentenderam no fundo da meta. O técnico Roberto Rojas foi expulso. Quando o placar apontava 2 a 0 para os mandantes e a partida se encaminhava para a prorrogação, novas cenas de selvageria depois da encarada de Fabiano em Barrado. A cena de Luis Fabiano entrando de voadora em um argentino é emblemática, e ele terminou excluído, assim como Jean (São Paulo), Barrado e Pereyra (River). O time argentino se classificou.



São Paulo x Quilmes (2005)
Em duelo pela fase de grupos da Libertadores no Morumbi, o zagueiro Leandro Desábato foi acusado por Grafite de tê-lo ofendido racialmente. Após a leitura labial ser feita com as imagens da TV, autoridades policias se encaminharam ao vestiário do time argentino e deram voz de prisão ao defensor por ter chamado o atacante de 'macaco' e 'negrinho'. Desábato e Grafite foram ao 34º DP, e o zagueiro foi liberado após ficar dois dias na prisão.



Internacional x Estudiantes (2010)
A classificação do Estudiantes estava praticamente garantida: com a vitória por 2 a 0 na volta em casa, o time de La Plata ia eliminado o Internacional da Libertadores. Mas um gol de Giuliano aos 43 minutos do segundo colocado garantiu a vaga heroica do Colorado na semifinal. Inconsoláveis, os jogadores argentinos iniciaram uma batalha campal para evitar a festa do Inter em seu campo. O zagueiro Leandro Desábato e os goleiros Lauro, Orión e Abbondanzieri foram os mais notados na briga.



Argentinos Juniors x Fluminense (2011)
Em 2011, o Fluminense precisava de um milagre para avançar às oitavas de final da Libertadores: tinha que derrotar o Argentinos Juniors na cada do rival por dois gols de diferença e torcer para um empate entre Nacional-URU e América-MEX. O milagre aconteceu. Os 4 a 2 colocaram o Tricolor na próxima fase com um gol de Fred aos 43 do segundo tempo, mas também deixaram-no sob pressão dentro de campo após o jogo: os atletas do Argentinos Juniors perseguiram e bateram nos brasileiros com tudo o que podiam.



São Paulo x Tigre (2012)
O caso mais recente aconteceu no Morumbi, durante a segunda partida final da Copa Sul-Americana entre São Paulo e Tigre. Após abrir 2 a 0 no primeiro tempo, o time tricolor foi para o vestiário com Lucas provocando um rival por estar com o nariz sagrando por causa de uma cotovelada. O tempo fechou em campo, a polícia interveio, mas a situação piorou nos vestiários. Segundo relatos, seguranças do clube mandante e os jogadores do time argentino entraram em conflito, e o Tigre resolveu não voltar para o segundo tempo. Por causa desse incidente, a Conmebol resolveu criar um Tribunal Disciplinar, e o São Paulo foi multado além de ter perdido mando de jogo (o Tigre também recebeu punição financeira).




VEJA TAMBÉM
- Veja como deve ser a escalação do Tricolor contra o Palmeiras
- Calleri elogia elenco do São Paulo por adotar filosofia de Zubeldía
- Tricolor escalado para o jogo contra o Barcelona-EQU


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 5 2

Comentários (2)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.
  • publicidade
  • publicidade
  • + Comentadas Fórum

  • publicidade
  • Fórum

  • Próximo jogo - Libertadores

    Qui - 21:00 - Monumental Banco Pichincha -
    Barcelona SC
    Barcelona SC
    São Paulo
    São Paulo

    Último jogo - Brasileiro

    Dom - 18:30 - Antônio Accioly
    https://media.api-sports.io/football/teams/144.png
    Atletico Goianiense
    0 3
    X
    São Paulo
    São Paulo
    Calendário Completo
  • publicidade
  • + Lidas

  • publicidade