publicidade

Lúcio tropeça em campo e tenta se readaptar à vida no Brasil

Lúcio durante partida contra o Arsenal Sarandí no Pacaembu

De volta ao Brasil após 12 anos vivendo e jogando na Europa, o zagueiro Lúcio, 34, derrapa no seu país natal.

Em campo, ainda vê como um sonho distante a volta à seleção para a Copa de 2014, planejada quando, em dezembro, acertou contrato de dois anos com o São Paulo.
Afinal, o ex-capitão do Brasil está no olho do furação da crise que assola a equipe.

A defesa é o setor que mais sofre críticas da torcida. Além disso, o jogador não aceitou o fato de ter sido substituído na última quinta-feira.

Após ser sacado pelo técnico Ney Franco na derrota por 2 a 1 para o Arsenal de Sarandí, pela Libertadores, o zagueiro nem esperou os companheiros para ir para o ônibus da delegação. Depois, o veterano ainda cutucou seu treinador ao afirmar que "o jogo estava empatado" quando deixara o campo.

Neste domingo, contra o Oeste, pelo Paulista, Lúcio terá de cumprir suspensão por ter retribuído com cotovelada à provocação do palmeirense Valdivia no domingo passado.

Comportamento que a diretoria não esperava quando buscou na Juventus um zagueiro com títulos de Copa do Mundo, Mundial de Clubes e Copa dos Campeões.

Fora de campo, Lúcio vive um processo parecido ao que enfrentou quando trocou o Inter pelo Bayer Leverkusen, no fim de 2000: a adaptação.

"Era inverno, e eu falava mal, mal português", recorda sobre a ida ao exterior.

Agora, quem sofre com as dificuldades da língua são os filhos, Victória, 14, João Victor, 10, e Valentina, 5. A mais velha, que foi bebê para a Alemanha, é poliglota, mas ainda derrapa no português.

"A gente sempre se comunicou em português em casa, enquanto eles falavam inglês na escola e alemão ou italiano na rua", conta Lúcio. Outro dia, em um papo com o pai, Victória admirava as antenas da avenida Paulista. "Parece a Eiffel Tower", comparou, sem conseguir se lembrar da palavra torre.

Matriculados em uma escola bilíngue, os filhos do jogador estão estudando formalmente a língua portuguesa pela primeira vez. "A gramática é difícil. Eu me confundo com coisas bobas, como mais e mas", diz Victória.

A garota estudiosa já tomou as primeiras lições sobre segurança. Ao lado da mãe, Dione, 37, presenciou um assalto na Paulista, nos arredores do hotel em que a família estava instalada.

"Foi um susto, um rapaz passou numa bicicleta e roubou a carteira de um senhor", relata a mulher do jogador. O episódio fez Dione reforçar aos filhos pequenos cuidados, como o de não falar ao celular na rua. "Não se deve ostentar e chamar o perigo."

Lúcio e a família descobriram o quanto o Brasil se tornou caro. Ele diz ter se assustado com o preço de um filé num restaurante: "R$ 120!".

A escola bilíngue que os filhos estudam aqui custa mais que as similares europeias.

O jogador diz levar uma vida sem ostentação, mas com conforto. Começou a reformar o apartamento comprado em um condomínio de luxo na zona oeste de São Paulo, próximo ao clube.

Ele também reforma uma casa no Lago Sul, área nobre de Brasília. "Após a carreira, será nosso cantinho."

A aposentadoria, porém, não tem data. "Agradeço a Deus por ter chegado aos maiores clubes do mundo", diz o "atleta de Cristo".

VEJA TAMBÉM
- Joia de Cotia ressurge no São Paulo sob comando de Zubeldía
- Zubeldía fica encantado com descoberta de Dorival
- Zubeldía é sincero e explica decisão de cortar James no São Paulo


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 8 7

Comentários (2)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.
  • publicidade
  • publicidade
  • + Comentadas Fórum

  • publicidade
  • Fórum

  • Próximo jogo - Libertadores

    Qua - 21:30 - Zorros del Desierto -
    Cobresal
    Cobresal
    São Paulo
    São Paulo

    Último jogo - Brasileiro

    Dom - 16:00 - Manoel Barradas
    https://media.api-sports.io/football/teams/136.png
    Vitoria
    1 3
    X
    São Paulo
    São Paulo
    Calendário Completo
  • publicidade
  • + Lidas

  • publicidade