publicidade

Conhecida pela força dos times da casa, Libertadores-2013 é dos visitantes

A Copa Libertadores é conhecida pela pressão das torcidas da casa e pela dificuldade de se vencer no estádio do adversário, mas na edição de 2013 do torneio tem sido diferente. A Libertadores deste ano é dos visitantes.

Até aqui, em 36 partidas disputadas pela fase de grupos, 42% dos pontos foram conquistados pelo time de fora. São 15 vitórias dos visitantes contra 17 dos mandantes e quatro empates.

O índice de aproveitamento das equipes que jogam na casa do rival é bem maior do que o da primeira fase da Libertadores de 2012, que foi de 24%. No ano passado, em 96 jogos de grupos, foram 23 vitórias dos visitantes, apenas seis a mais do que já foi registrado em 2013 com menos da metade dos jogos disputados.

A Libertadores deste ano tem casos curiosos. No grupo 8, cinco confrontos foram disputados e os times mandantes perderam todos. O Grêmio, por exemplo, foi derrotado pelo novato chileno Huachipato em sua nova arena, pela primeira rodada e em seguida anotou 3 a 0 sobre o Fluminense, no Engenhão. O mesmo Flu havia estreado com vitória sobre o Caracas, e os venezuelanos se recuperaram batendo o Huachipato, no Chile, na semana seguinte. Na quarta-feira passada, o Fluminense venceu o Huachipato, no Chile.

No grupo 1, dos tradicionais Boca Juniors e Nacional, também não houve vitória das equipes da casa até aqui. O Boca foi surpreendido pelo Toluca, em La Bombonera, na primeira rodada e depois bateu o Barcelona, no Equador. Os equatorianos empataram com o Nacional, em Montevidéu, e os uruguaios venceram o Toluca, no México.

Estes não foram os únicos gigantes da Libertadores a sofrerem em seus domínios. O uruguaio Peñarol, pentacampeão sul-americano, perdeu do Vélez Sarsfield, da Argentina, na última terça, depois de ter começado a competição com duas vitórias.

O São Paulo, tricampeão da Libertadores, que já tinha sido derrotado pelo Atlético-MG na estreia, por pouco não tropeçou com o modesto The Strongest, na quinta passada, no Morumbi. Os bolivianos saíram na frente, e o Tricolor só virou o marcador no final do segundo tempo.

Atual campeão do torneio em boa parte pela força da sua torcida, o Corinthians estreou no Pacaembu na Libertadores de 2013 com o estádio vazio por punição da Conmebol e nem por isso se abateu: venceu o Millonarios, da Colômbia, por 2 a 0.

VEJA TAMBÉM
- Veja como deve ser a escalação do Tricolor contra o Águia de Marabá
- São Paulo e Palmeiras empatam sem gols em clássico ruim no MorumBis
- Tricolor escalado para o jogo contra o Palmeiras


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 3 2

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.
  • publicidade
  • publicidade
  • + Comentadas Fórum

  • publicidade
  • Fórum

  • Próximo jogo - Copa do Brasil

    Qui - 19:30 - Estadual Jornalista Edgar Augusto Proença -
    Águia De Marabá
    Águia De Marabá
    São Paulo
    São Paulo

    Último jogo - Brasileiro

    Seg - 20:00 -
    images/icon-spfc.png
    São Paulo
    0 0
    X
    Palmeiras
    Palmeiras
    Calendário Completo
  • publicidade
  • + Lidas

  • publicidade