publicidade

Olheiro do São Paulo busca jovens 'à moda antiga' no Vale do Paraíba

Tupã ficará em São José dos Campos, no interior paulista, até sábado, em busca de atletas de até 12 anos. Aprovados serão monitorados

Tupã, olheiro do São Paulo, e Moreira, conversam com jovens (Foto: Filipe Rodrigues)

O olheiro Tupã, das categorias de base do São Paulo Futebol Clube, está em busca de craques "à moda antiga" para reforçar o futuro do Tricolor Paulista. Até sábado, Edson Mendes estará em São José dos Campos avaliando atletas na escola de futebol do Moreira's Sport, que é parceira do São Paulo nas categorias de base.

Comandada pelo ex-goleiro Nilton de Jesus Moreira, 54 anos, a escolinha do Moreira revelou atletas como Casemiro, Ricardo Goulart, atualmente no Cruzeiro, e Victor Gomes, o Juninho, substituto de David Beckham, no Los Angeles Galaxy.

Segundo Tupã, a escola é um dos três principais polos reveladores de atletas para o São Paulo em todo o Brasil. Durante esta seleção, haverá representantes de escolas da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, com cerca de 2,2 milhões de habitantes. De terça-feira até sexta-feira, serão selecionados os melhores, que participarão de uma partida no sábado.


Edson Mendes, o Tupã, olheiro do São Paulo Futebol Clube, durante a avaliação (Foto: Filipe Rodrigues)

Aqui é um celeiro de craques. Temos que olhar com muito carinho, pois o nível é muito alto. Então, só quem tem olho muito bom pode diferenciar o joio do trigo para levar o melhor que tem aqui na região para o São Paulo Futebol Clube. No sábado, farei a reta final juntando a nata da nata e pretendo levar pelo menos dois ou três de muita qualidade para servir o São Paulo futuramente - afirma.

Os atletas avaliados variam entre nove e 20 anos. A preferência de Tupã é por atletas de até 12 anos. Como, por lei, esses atletas não podem ser contratados imediatamente, os selecionados são avaliados periodicamente até terem idade de firmarem contrato e passarem a morar nas categorias de base do Tricolor. Atualmente, 31 jogadores da escolinha fazem esses treinamentos periódicos.


Atletas entre nove e 12 anos no garimpo do São Paulo em São José dos Campos (Foto: Filipe Rodrigues)

A prioridade do olheiro, que tem 12 anos de experiência, é fugir do "jogador mecânico" e selecionar atletas "à moda antiga", que tenham a técnico como talento primordial, mas que consigam conciliar também a parte física.

- O futebol está ficando muito mecanizado, muito faculdade. São treinadores e preparadores físicos que querem colocar utensílios no futebol. Rotulam que para ser craque, tem que ser velocista, tem que ter essa e outra qualidade. O futebol para mim, continua sendo como o antigo, mas com um olhar diferente. A parte física está muito mais presente do que a parte técnica, mas ainda prezo a parte técnica mais do que a física. Procuro fazer esse conjunto como se fosse uma dupla sertaneja - diz Tupã.

VEJA TAMBÉM
- Veja como deve ser a escalação do Tricolor contra o Águia de Marabá
- São Paulo e Palmeiras empatam sem gols em clássico ruim no MorumBis
- Tricolor escalado para o jogo contra o Palmeiras


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 11 9

Comentários (11)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.
  • publicidade
  • publicidade
  • + Comentadas Fórum

  • publicidade
  • Fórum

  • Próximo jogo - Copa do Brasil

    Qui - 19:30 - Estadual Jornalista Edgar Augusto Proença -
    Águia De Marabá
    Águia De Marabá
    São Paulo
    São Paulo

    Último jogo - Brasileiro

    Seg - 20:00 -
    images/icon-spfc.png
    São Paulo
    0 0
    X
    Palmeiras
    Palmeiras
    Calendário Completo
  • publicidade
  • + Lidas

  • publicidade