publicidade

[SPFC.Net]Toda homenagem ainda é pouco - Layla Reis

40 anos não são 40 dias

Li um fake famoso citar ontem pela noite, que se o mundo fosse sério, aniversário de mito era feriado. Hoje, nada mais justo seria se fosse um dia livre de trabalho/stress e destinado somende a homenagear a figura mitológica que nunca perderá a majestade. Como essa terça-feira é apenas mais um dia comum, cabe a nós da nação tricolor mais vitoriosa do Brasil, agradecer, homenagear e parabenizar o maior goleiro que o futebol já viu atuar, Rogério M1to Ceni.

Goleiro-Artilheiro. Valeu, Telê
Quando algo tem que dar certo, dizem os sábios que o universo conspira para que tudo se encaixe a favor. O primeiro agradecimento do meu texto vai para o eterno Mestre Tele Santana. Técnico louvável responsável não só pelas 2 primeiras estrelas mundiais estampadas no nosso manto, mas também tem sua parcela de merecimento na terceira estrela. Lembra daquele ensinamento "Chegue meia hora antes do treino, seja o primeira a entrar e o último a sair". Seu pedido foi uma ordem para Ceni que chegava todos os dias mais cedo e treinava com o resto do grupo pelo menos meia hora antes do horário oficial marcado para os rachões.

Mas a Era Telê passou e Ceni continuou com o costume de ser o primeiro a chegar. Entrava solitários nos gramados do CT, batia a bola de um pé para o outro, entre as penas. O que fazer? Parar de vir mais cedo? Não, meu amigos, estamos falando de um ídolo cujo o FOCO é sobrenome. Em um dia abençoado, posicionou as barreiras, recolheu todas as bolas ao seu dispor e deu início ali à atitude que mudou sua carreira e a vida de todos os são paulinos, inicou o treinamento que garantiu títulos. O goleiro do São Paulo passou a treinar faltas e pênaltis. O objetivo era acertar o travessão e não o gol. Com o tempo, passou a bater 100 faltas todas as manhãs antes do treino. Treinando por amor, sem perspectivas, quem imaginaria um goleiro batendo falta? Valeu, Telê, essa a gente coloca na sua conta!

Valeu, Murcy!

O segundo agradecimento do texto vai ao grandioso Muricy Ramalho, técnico do Hexa. Observador, tático, frio, taxativo. Assim como Telê, Murcy não escalava o time por amizade ou nomes de peso, mas sim pelo que filtrava dos treinamento. Reparava o que cada jogador poderia somar com o time, quem cruzava, quem cabeceava, quem bateria escanteio. Sua opiniã diferia a cada semana porque o jogador oscila seu rednimento no dia-a-dia. Muricy Ranalho teve coragem, teve peito, falou em voz alta e grave como um líder deve impor "Hoje, se tiver falta perto da área, o Rogério vai cobrar". Fico imaginando com os meus botóes o que os diretores, a comissão técnica, os outros jogadores e o próprio Ceni pensaram naquele momento "tá louco? Ele é o goleiro!". Aquela frase, aquele dia, mudou o rumo da história do São Paulo.

Rogério Ceni já havia cobrado faltas e marcados gols antes da Era Muricy. Seu primeiro gol foi em 1997 contra o União São João. Após este jogo, Ceni passou a ter uma média de 3 gols ao ano. Mas foi em 2005 que chegou ao seu auge.

Valeu, Aloisio!
Como esquecer das faltas em cima do Aloisio? No jogo de corpo, Aloísio sempre voava metros de altura, caía com facilidade e categoria, era o alvo das zagas. Seu futebol ousado e malandro elevou o saldo de gols do goleiro-artilheiro e o deixou famoso mundialmente pelas cobranças certeiras. Se antes, o travessão era o objetivo, o gol veio como resultado. Quantos gols, títulos momentos marcantes, choros e troféus devemos às caídas de Aloísio?

- Foi meu maior parceiro de gols. Ele gostava muito do contato físico. Provavelmente, foi o cara que mais sofreu faltas para esta contagem. Sou muito grato a ele, (Rogério Ceni sobre Aloisio)

Com uma falta ali e outro pênalti aqui. Toda a história se formou rumo ao grande dia. O 100º gol da carreira do MITO, em cima de que time? De um time pequeno aí que ninguém lembra o nome direito.. o importante é o gol e não o adversário.



Te arrepiou?

É o melhor goleiro do Brasil
Uma imagem vale mais do que mil palavras. E como vale!



Ainda causa o mesmo efeito? Aquela defesa impossível, aquele momento em que todos nós esquecemos o que era o oxigêncio. BUUUUUUM! Goooool? Não! O impossível aconteceu, os braços de Ceni ganharam metros de extensão. O gol ficou menor, o pulo mais alto, a garra mais forte. Gerrard, não adianta ter marra, tem que ter raça. Tem que ter nascido pra vencer, pra defender, pra ser competente. E aqui no gol do m1to, ninguém samba e faz graça. Aqui ninguém passa.

Qual foi a melhor defesa? Melhor atuação? Melhor jogo? Não há como falar, como definir. Rogério foi o melhor jogador em campo no Mundial de 2005. E passa a mesma calma, frieza e segurança em todos os jogos em que atua. Naquela partida definitiva, importante, você sabe... ah você sabe que se levarmos um gol, foi falha da zaga, foi infelicidade do destino porque Rogério Ceni sobre no gramado para ser vencedor. Ceni só sabe ser campeão, o resto não serve.

Quarenta anos não são quarenta dias
Vinte e dois anos dedicados so São Paulo Futebol Clube. Quando Rogério entra no jogo, nós sabemos que temos um profissional competente e acima de tudo São Paulino. Ele reclama com o àrbitro, o que você gostaria de reclamar. Ele sobra os zagueiros, chama atenção dos laterais, posiciona os meias, motiva os atacantes. Não, não é treinador e sabe disso. Mas é o eterno capitão tricolor. Dentro de campo, durante aqueles 90 minutos, a área é dele.

Não dá orgulho? Saber que nosso ídolo nasceu no tricolor e se eternizará dele. Nunca vestiu outro uniforme e nem se iludiu com salários e propostas internacionais. Nunca!

Rogério Ceni é um exemplo de como todo ídolo deveria ser. Não fala demais, não se intromete e só compra brigas pelo São Paulo. Tem raiva dos rivais assim como você. Dá o sangue, derrama suor, chora, se emociona, vive o sentimento de ser São Paulino.

Hoje, nosso maior ídolo, completa 40 anos de idade. Talvez seja seu último ano de atuação. Talvez. É dever de todos os jogadores atuarem com mais garra, ele merece um Mundial. Ele merece todos os títulos que 2013 possa oferecer. Se ele pede reforços, dê reforços a ele! Ele sabe o que fala e não solta palavras ao vento.

Toda e qualquer homenagem hoje é pouco para expressar o que sentimos. Rogério é responsável por nossas alegrias. Hoje é Dia Mundial de Rogério Mito Ceni.

Deixem suas homenagens, vídeos, imagens. Relembrem, homenageiem. Nunca será demais.

Layla Reis http://www.twitter.com/laylarps

VEJA TAMBÉM
- São Paulo vence Águia de Marabá e se aproxima das oitavas na Copa do Brasil.
- Veja a provável escalação do Tricolor para o jogo de hoje
- Veja como assistir Águia de Marabá vs São Paulo ao vivo


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 31 16

Comentários (16)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.