publicidade

Com reforços pontuais, São Paulo se reinventa sem Lucas e mira título grande

O São Paulo vendeu Lucas para o futebol europeu, mas está longe de viver uma carência de grandes nomes: além dos ídolos da torcida Rogério Ceni e Luis Fabiano, o time ganhou no final do ano passado Paulo Henrique Ganso, candidato a assumir o comando das jogadas são-paulinas, e agora Lúcio, zagueiro pentacampeão do mundo que chega para ser o dono da defesa.

ENTRE 10 E 21 DE JANEIRO O ESPN.COM.BR TRAZ O PERFIL DE CADA UM DOS 12 PRINCIPAIS CLUBES DO PAÍS. AMANHÃ O DESTAQUE É PARA O INTERNACIONAL, QUE FEZ GRANDES MUDANÇAS NO ELENCO BUSCANDO BRIGAR PELO TÍTULO BRASILEIRO EM 2013.

E se o torcedor não tem o que reclamar em relação ao time, o final do ano deixou um otimismo para 2013. Depois de uma série de resultados ruins, o São Paulo arrancou no Brasileiro e ainda levantou a taça da Sul-Americana, o suficiente para aumentar a confiança para 2013 na esperança de voltar a ser protagonista do futebol nacional e, quem sabe, até mundial.

O PONTO-CHAVE: TÍTULOS

Campeonato Paulista, Copa Libertadores e Mundial de Clubes em 2005; Campeonato Brasileiro em 2006, 2007 e 2008; uma Copa Sul-Americana nos quatro anos seguintes. Acostumado a vencer os principais títulos, o torcedor são-paulino passou por um momento de seca até vencer o segundo torneio em importância continental em dezembro e imaginar um ano de 2013 onde o clube possa voltar a levantar as principais taças.

Em 2012, o time foi novamente superado pelo Santos na hora de chegar à final do Paulistão, fracassou ao perseguir a inédita Copa do Brasil e fez um começo de Brasileiro ruim, o que fez com que a arrancada do segundo turno não fosse suficiente para brigar pelo primeiro lugar. Agora, no provável último ano de Rogério Ceni como jogador profissional, a expectativa dentro e fora do clube é de uma grande conquista na temporada.

O TIME

A principal mudança é a saída de Lucas. O jogador, vendido por 40 milhões de euros para o PSG da França, se destacou com a velocidade pelo lado direito do campo e não tem um substituto à altura com as mesmas características. Neste início de temporada, Ney Franco tem testado Ganso por dentro, como autêntico camisa 10, e Jadson pelo lado do campo, atrás de Osvaldo e Luís Fabiano.


Ney Franco tem testado Ganso por dentro, ao lado de Jadson; na zaga, Lúcio está garantido

Na defesa, o experiente Lúcio chega com status de titular, e a briga promete ser boa entre Rhodolfo e Toloi. O São Paulo ainda ganhou três nomes para o ataque: Wallyson, ex-cruzeiro, Aloísio, ex-Figueirense, e Negueba, ex-Flamengo - este último, porém, machucou o joelho e ficará seis meses parado.

O TÉCNICO

Depois do tricampeão brasileiro Muricy Ramalho deixar o clube, Ney Franco parece ser o primeiro com pinta de que ficará um longo período no São Paulo. Ele deixou as categorias de base da seleção brasileira para acertar o time em meio ao Brasileirão: mudou Paulo Miranda da zaga para a lateral-direita, acertou o meio com a volta de Wellington e armou o ataque com três homens: Lucas, Luís Fabiano e Osvaldo.

Agora, Ney tem carta branca para reestruturar o São Paulo sem Lucas. Com Ganso, ele tenta acertar de novo com a missão de fazer bonito na Copa Libertadores, principal competição no gosto dos torcedores do clube do Morumbi.


Arte/ESPN.com.br
Ganso terá mais responsabilidade com a saída de Lucas

O CARA: GANSO

Aos 23 anos, Paulo Henrique Ganso já foi tricampeão paulista, venceu a Copa do Brasil, ganhou a Libertadores e foi colocado como um dos símbolos da renovação da seleção brasileira pós-Copa do Mundo de 2010. Agora, no São Paulo, ele tenta um recomeço, apesar de muito jovem.

E se todos esperam ver o Ganso dos bons tempos de Santos, a responsabilidade do jogador aumenta com a saída de Lucas. Isso porque inevitavelmente o jogador surge como a peça que entrará num time que tenta se reorganizar sem o jogador vendido para o PSG. E Ganso, que foi contratado no meio do Brasileirão e jogou pouco ao se recuperar de lesão, começa o ano pronto para assumir o comando da armação do time.

O ELENCO

Goleiros:
Rogério Ceni, Denis, Leo e Leonardo
Laterais: Paulo Miranda, Douglas, Lucas Farias, Cortez e Henrique

Zagueiros: Lúcio, Rhodolfo, Toloi, Edson Silva, João Felipe e Luiz Eduardo
Meio-campistas: Wellington, Denilson, Jadson, Ganso, Fabrício, Maicon, Cañete, Rodrigo Caio, Casemiro, João Schmidt e Dener
Atacantes: Osvaldo, Luís Fabiano, Ademílson, Negueba, Wallyson e Aloísio

O CALENDÁRIO

Paulista:
estreia em 19 de janeiro, contra o Mirassol, no Morumbi; o último título foi em 2005
Libertadores: recebe o Bolivar dia 23 de janeiro, no Morumbi, e faz a volta dia 30; quem passar vai à fase de grupos
Campeonato Brasileiro: a partir de maio; venceu o último em 2008 e foi quarto colocado em 2012
Copa Sul-Americana: defende o título no segundo semestre

VEJA TAMBÉM
- São Paulo pode trocar jogador com o Internacional
- Veja a provável escalação do Tricolor para o jogo de hoje
- Veja como assistir Vitória vs São Paulo ao vivo


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 11 8

Comentários (3)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.