publicidade

No adeus de Lucas, São Paulo encara modesto Tigre para encerrar jejum e igualar rivais

Acostumado a não ficar muito tempo sem levantar um troféu, o São Paulo já amarga quatro anos sem comemorar títulos e terá a oportunidade de, nesta quarta-feira, encerrar esse doloroso jejum para terminar 2012 'de igual para igual' com seus maiores rivais. Todos eles, Corinthians, Palmeiras e Santos, já foram campeões neste ano e, para não ficar atrás, a equipe tricolor precisará passar pelo modesto Tigre, da Argentina, com uma vitória simples diante de 67 mil são-paulinos no Morumbi.

Mas o jogo desta quarta não será especial apenas por ser uma final de campeonato - que o São Paulo não disputa desde 2006, após a Recopa Sul-Americana. A partida também marcará a despedida do mais jovem ídolo da torcida são-paulina, Lucas, que está de saída para o Paris Saint-Germain, onde jogará a partir de janeiro de 2013. E para deixar seu nome marcado na história do clube, o meia garante que correrá mais do que nunca na partida que já se cansou de chamar 'o jogo da vida' a fim de se despedir do time - onde joga desde 2005 - com pelo menos um título conquistado.

"Estou me preparando bastante. Desde que cheguei ao São Paulo eu sonho com esse momento de chegar a uma final e ser campeão. Agora tenho essa oportunidade. Tenho pensado muito nisso e agora é segurar a ansiedade, que eu vou correr muito para deixar esse presente para a torcida", disse o jogador, em sua última entrevista coletiva no CT da Barra Funda.
Getty

Luis Fabiano levou o vermelho na ida e não joga a final


E o São Paulo é realmente favorito para conquistar esse título. Tricampeão da Libertadores, o time tem experiência em competições sul-americanas e tradição, enquanto o Tigre está chegando agora à primeira decisão internacional em 110 anos de história do clube e vem de uma campanha modesta no Campeonato Argentino.

"A responsabilidade é toda nossa. Temos que ir a campo para fazer (confirmar) isso. Temos todas as armas para vencer o jogo", reconhece o técnico Ney Franco. "Por outro lado, a gente tem vários exemplos de equipes que tecnicamente eram colocadas como inferiores e ganharam títulos. Já passei por isso ao vencer o Campeonato Mineiro de 2006 pelo Ipatinga, contra o Cruzeiro, no Mineirão com 70 mil torcedores rivais. O que vale é o jogo, o presente".

O grande problema é que a equipe tricolor não poderá contar com força máxima para a partida no Morumbi. Sem Luis Fabiano, que foi expulso aos 13 minutos do primeiro tempo do jogo de ida em Buenos Aires, o time terá que contar com Willian José como referência no ataque e terá um elenco ainda mais jovem e 'inexperiente' em campo - para enfrentar o 'catimbeiro' time argentino.

"Temos que tomar cuidado. É uma equipe perigosa, muito alta, forte na bola aérea, que chega junto. Em competições sul-americanas, o juiz deixa o jogo correr. Também vão entrar para ganhar, e final é decidida em detalhes. Quem errar menos vai sair com o título", avaliou Lucas.

A despedida de Lucas, porém, é só um pano de fundo da partida, a qual, para os são-paulinos, vale muito mais para voltar a festejar um título após quatro anos. Mais do que isso, a conquista da Copa Sul-Americana faria com que o tricolor não ficasse atrás dos rivais - em 2012, o Santos conquistou o Paulista e a Recopa, o Corinthians conquistou a Libertadores, e o Palmeiras a Copa do Brasil, enquanto o clube do Morumbi é o único que ainda não teve a oportunidade de gritar 'é campeão' neste ano.
Vipcomm

Willian José será a referência de ataque contra o Tigre


Para conseguir o título inédito, no entanto, a aposta tricolor terá que ser no criticado Willian José. Sem contar com Luis Fabiano, que prejudicou a produção da equipe ao receber cartão vermelho no jogo de ida, Ney Franco confia que seu jovem 'pupilo' da seleção sub-20 pode ser o 'redentor' da partida contra o Tigre.

"É nosso artilheiro na competição (com três gols), está emocionalmente preparado, querendo jogar. Espero que não só ele como todos os jogadores possam ter uma noite feliz, bem tecnicamente, para conseguir o título. Ele está se mostrando muito confiável e preparado para o jogo", minimizou o comandante são-paulino.

Pelo Tigre, que abusou de catimba em Buenos Aires e também de entradas mais violentas, também haverá uma única ausência: o zagueiro Donatti foi expulso ao acertar um soco no braço de Luis Fabiano, o qual, por sua vez, deixou o campo mais cedo ao tentar o revide. O restante da equipe é o mesmo que fez um primeiro tempo totalmente defensivo, mas que assustou a defesa brasileira com bolas alçadas à área na etapa complementar.

"Esperamos chegar forte novamente na grande final, porque é o nosso estilo de jogo. Luis Fabiano dentro de campo é um grande personagem, e é bom para nós que ele não jogue. Quanto a nós perdemos na bola parada, que é um dos principais recursos do time, sem mim, que sempre vou ao ataque", analisou Donatti, que, tal qual Luis Fabiano, está fora de um eventual pôster de título, mas mesmo assim irá com sua delegação para o Morumbi.

"Decidi acompanhar meus companheiros ao Brasil porque acredito que eles sempre estiveram ao meu lado, me ajudaram em tudo. Esta partida será importante, e eu quis retribuir", completou o defensor e capitão do Tigre, já na capital paulista.

A partida entre São Paulo e Tigre, que definirá o campeão da Copa Sul-Americana, acontece nesta quarta-feira, às 21h50, no Morumbi. A Rádio Estadão ESPN fará a transmissão do jogo ao vivo, começando os trabalhos às 20h.

FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO X TIGRE-ARG

Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 12 de dezembro de 2012, quarta-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Enrique Osses (CHI)
Assistentes: Francisco Mondría (CHI) e Carlos Astroza (CHI)

SÃO PAULO: Rogério Ceni; Paulo Miranda, Rafael Toloi, Rhodolfo e Cortez; Wellington, Denilson e Jadson; Lucas, Osvaldo e Willian José
Técnico: Ney Franco

TIGRE: Albil; Paparatto, Echeverría, Godoy e Orban; Galmarini, Díaz, Ferreira e Leone; Botta e Maggiolo
Técnico: Néstor Gorosito

VEJA TAMBÉM
- São Paulo pode trocar jogador com o Internacional
- Veja a provável escalação do Tricolor para o jogo de hoje
- Veja como assistir Vitória vs São Paulo ao vivo


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 6 3

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.