publicidade

Artilheiro do Ano: Luis Fabiano marca, mas não modifica o ranking

Principais candidatos ao prêmio, Neymar, Zé Carlos e Lúcio Maranhão passam em branco. Neto Baiano, ex-Vitória, ainda é o quarto colocado

Neste fim de semana, os principais candidatos ao prêmio Artilheiro do Ano não tiveram um bom desempenho e passaram em branco. Apenas Luis Fabiano deixou sua marca na vitória do São Paulo sobre o Náutico por 2 a 1, no Morumbi, pela 36ª rodada do Brasileirão. Ele fez um gol e sofreu o pênalti, que originou a virada tricolor. Assim, o camisa 9 alcançou o registro de 31 tentos na temporada, sendo, portanto, o quinto colocado do ranking. Neymar, Zé Carlos e Lúcio Maranhão formam o Top 3 e seguem como grandes favoritos à honraria.

Mesmo com o Santos sem pretensões no Brasileirão, diante do rebaixado Figueirense, Neymar até tentou fazer jogadas de efeito, mas não se destacou na partida. A noite foi mesmo de Pato Rodriguez. O argentino fez um gol e deu assistência para Felipe Anderson garantir a vitória do Peixe por 2 a 0.

No Estádio Heriberto Hülse, os torcedores do Criciúma queriam a vitória, mas o empate em 0 a 0 contra o Atlético-PR, no último sábado, serviu para garantir o acesso do Tigre à Série A do Campeonato Brasileiro em 2013, após oito anos afastado da elite do futebol nacional. O atacante Zé Carlos bem que tentou, entretanto não conseguiu vazar o goleiro Santos.

Vale ressaltar que somente competições oficiais envolvendo clubes brasileiros fazem parte da disputa do Prêmio Artilheiro do Ano: a primeira divisão de todos os estaduais do país, as Séries de A a D do Campeonato Brasileiro, a Taça Libertadores da América, a Copa Sul-Americana, a Recopa Sul-Americana e o Mundial de Clubes. A próxima atualização será feita na segunda-feira.




O PRÊMIO

O troféu do Prêmio Friedenreich é uma iniciativa do programa "Globo Esporte", da TV Globo, em parceria com o GLOBOESPORTE.COM. E a disputa para ganhar o troféu é bastante democrática - e, com isso, acirradíssima. Todos os que disputam as Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro estão na briga. Além dos gols marcados nas quatro divisões da competição, serão contabilizados os feitos nos Estaduais (apenas da primeira divisão), Copa do Brasil, Taça Libertadores, Copa Sul-Americana, Recopa Sul-Americana e Mundial de Clubes da Fifa.

O HOMENAGEADO

Se Charles Miller trouxe a bola para o país e deu, com isso, o pontapé inicial para aquela que se tornou a grande paixão nacional, Artur Friedenreich foi um dos pioneiros do talento "made in Brazil". Ainda que existam controvérsias sobre o número de gols marcados pelo atacante - uma estatística aponta 1.329, apesar de outras assegurarem pouco mais de 500 -, a história, seja pelos recortes de jornais ou pelos testemunhos dos já saudosos bisavós, confirma que Fried foi um jogador extraordinário. Conquistou sete títulos paulistas (seis pelo Paulistano e um pelo São Paulo da Floresta, que deu origem ao atual São Paulo Futebol Clube), uma Copa Rocca (1914) e dois Sul-Americanos (1919 e 1922) pela seleção brasileira. Ainda no Campeonato Paulista se consagrou como artilheiro em oito edições.

OS VENCEDORES

2008 - Keirrison (Coritiba), com 41 gols
2009 - Diego Tardelli (Atlético-MG), com 39 gols
2010 - Jonas (Grêmio) e Neymar (Santos), com 42 gols cada
2011 - Leandro Damião (Internacional), com 38 gols


VEJA TAMBÉM
- Veja como deve ser a escalação do Tricolor contra o Palmeiras
- Calleri elogia elenco do São Paulo por adotar filosofia de Zubeldía
- Tricolor escalado para o jogo contra o Barcelona-EQU


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 7 11

Comentários (2)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.
  • publicidade
  • publicidade
  • + Comentadas Fórum

  • publicidade
  • Fórum

  • Próximo jogo - Libertadores

    Qui - 21:00 - Monumental Banco Pichincha -
    Barcelona SC
    Barcelona SC
    São Paulo
    São Paulo

    Último jogo - Brasileiro

    Dom - 18:30 - Antônio Accioly
    https://media.api-sports.io/football/teams/144.png
    Atletico Goianiense
    0 3
    X
    São Paulo
    São Paulo
    Calendário Completo
  • publicidade
  • + Lidas

  • publicidade