publicidade

São Paulo inicia planejamento para Libertadores

Time só precisa de quatro pontos para garantir a vaga e depois pretende fazer testes para 2013 com jogadores mais jovens

Oito pontos separam São Paulo e Botafogo na luta pelo G-4 e embora ninguém fale abertamente sobre o assunto, para evitar euforia ou o clima de "já ganhou", o planejamento para a próxima temporada já contempla a Libertadores. A equipe precisa somar mais quatro pontos (dos 12 em disputa) para não depender de nenhum concorrente. Se alcançar a marca com antecedência, poderá utilizar as últimas rodadas como laboratório para o ano que vem e descansar parte dos titulares para a reta final da Copa Sul-Americana.

Vencer o torneio internacional se tornou uma prioridade desde que Ney Franco assumiu a equipe. Ao contrário dos últimos anos, quando marginalizou a competição em detrimento da Libertadores, o São Paulo mudou a mentalidade e viu na disputa a possibilidade para encerrar um jejum de conquistas que vem desde 2008. Como disputa a Sul-Americana paralelamente ao Brasileiro e não tem poupado ninguém, garantir-se entre os melhores do Nacional com antecedência abre espaço para preservar alguns jogadores para os jogos eliminatórios.

Se conseguir dar o descanso esperado para parte do elenco, o treinador abre a possibilidade de ver em ação atletas que não tiveram muitas oportunidades, especialmente os jovens da base. Ney enxerga alguns nomes com bastante futuro, mas não os lançou por receio de queimar etapas, casos por exemplo do lateral-direito Lucas Farias e do volante João Schmidt, duas das maiores apostas da base de Cotia para os próximos anos. O fato é que o técnico terá uma espécie de "cota" para os pratas da casa no ano que vem, o que pode fazer com que alguns atletas deixem o Morumbi ao término da temporada. Jogadores como João Filipe, Paulo Assunção e Cícero, que estão sem espaço, terão pouco tempo para mostrar que podem fazer parte do elenco do ano que vem.

Apesar de a definição sair apenas no fim do ano, comissão técnica e diretoria já fazem o balanço para decidir os setores carentes de reforços. Embora já tenham um acordo com o atacante Aloísio, do Figueirense, e mantenham conversas com Lugano, os dirigentes garantem que não existe nenhum acordo sacramentado. "Já estamos adiantados nesse sentido e no planejamento como um todo, mas só bateremos o martelo ao término do campeonato. O elenco é bom e acredito que teremos poucas substituições. Obviamente estamos consultando alguns nomes. A vaga antecipada (para a Libertadores) evidentemente ajuda", explicou o vice de futebol João Paulo de Jesus Lopes.

VEJA TAMBÉM
- São Paulo vence Águia de Marabá e se aproxima das oitavas na Copa do Brasil.
- Veja a provável escalação do Tricolor para o jogo de hoje
- Veja como assistir Águia de Marabá vs São Paulo ao vivo


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 23 6

Comentários (28)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.