publicidade

Painel FC: Fla planeja ir à Fifa no caso da Taça das Bolinhas




Cartolas flamenguistas afirmam que o clube já se movimenta para acionar a Fifa no caso da Taça das Bolinhas. Segundo eles, o Flamengo contratou um advogado na Suíça para entrar com ação na entidade contra a CBF. A motivação do processo é a omissão da confederação brasileira em relação ao Sport, que entrou na Justiça comum --prática condenada pela Fifa--, requerendo o título do Campeonato Brasileiro de 1987.

A informação está na coluna Painel FC, assinada por Eduardo Ohata e Bernardo Itri, publicada nesta segunda-feira pela Folha. A íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha.

Estefan Radovicz/Folha Imagem/Folhapress


A Taça das Bolinhas, hoje com o São Paulo, que também é disputada pelo Flamengo

O troféu relativo à conquista de cinco títulos brasileiros foi entregue ao São Paulo em fevereiro e permaneceu com o clube do Morumbi apesar de uma liminar obtida pelo time carioca junto ao Tribunal de Justiça do Rio --que caiu no final de junho.

Esta passou a ser a segunda derrota recente do Flamengo na Justiça. No último dia 15 de junho, o Sport conseguiu decisão favorável na Justiça de Pernambuco.

Na ocasião, a CBF finalmente foi notificada e publicou no seu site uma 'resolução da presidência' para revogar o reconhecimento do Flamengo também como campeão do Nacional de 1987.

O Sport busca continuar sendo o único vencedor daquela edição, depois de a entidade resolver dividir a conquista com os cariocas em 21 de fevereiro. O Fla avisou que vai recorrer na Justiça

A TAÇA DAS BOLINHAS

O imbróglio do título de 1987 ganhou força nos últimos anos por causa da disputa da posse da Taça das Bolinhas, troféu oferecido pela Caixa Econômica Federal ao clube que fosse campeão brasileiro cinco vezes (ou três consecutivas).

Com o título do São Paulo em 2007, o clube do Morumbi passou a brigar pela posse da taça enquanto o Flamengo afirmava ser merecedor do prêmio pelas conquistas de 1980, 1982, 1983, 1987 e 1992, embora o de 1987 não fosse reconhecido pela CBF.

Naquele ano, o Nacional foi organizado pelo Clube dos 13 e substituiu o Brasileiro, ganhando o nome de Copa União. Com o campeonato em curso, a CBF determinou que os vencedores dos módulos verde (Flamengo e Internacional) e amarelo (Sport e Guarani) deveriam se enfrentar.

O Sport foi declarado campeão e o Guarani vice porque os integrantes do módulo verde se negaram a jogar o quadrangular decisivo.

VEJA TAMBÉM
- São Paulo empata com Barcelona-EQU e segue na briga pela liderança
- São Paulo x Barcelona de Guayaquil: Onde assistir e horário do jogo
- Provável escalação do São Paulo para enfrentar o Barcelona-EQU


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 1 7

Comentários (19)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.