publicidade

Mesmo sem a bola, Trio de Ferro lidera Brasileiro-2011



A concorrência toca mais a bola e naufraga. O Trio de Ferro se livra da redonda e domina o Brasileiro-2011.

As estatísticas do Datafolha mostram esse descompasso após cinco rodadas do Nacional, que tem os três clubes paulistanos invictos e nas três primeiras posições.

Estão nessa situação com uma coisa em comum. Todos trocam menos passes agora em relação ao ano passado.

A queda mais dramática foi a do Corinthians, terceiro na classificação. No ano passado, o time trocava, em média, 347 passes por jogo. Agora, são 264 --24% a menos.

O tombo do São Paulo, o único com 100% de aproveitamento, foi menor. A equipe baixou a média de 312 passes no Nacional-2010 (liderava o fundamento) para 298 neste ano --queda de 4,5%.

Vice-líder, o Palmeiras diminuiu sua média de 272 para 249, um recuo de 8%. O time de Luiz Felipe Scolari, entretanto, é até agora o terceiro que menos aposta nos passes no atual Brasileiro.

Enquanto os paulistanos rifam mais a bola, o resto da competição vê um aumento no número de passes. Segundo o Datafolha, houve um incremento até agora de 5% em relação à temporada passada, com a média de toques por partida de cada time variando de 274 para 287.

Só que a classificação do Brasileiro é cruel para quem, ao contrário dos paulistas, valoriza a troca de passes.

Apenas quatro equipes superam a média de 300 trocas de bola por partida. Três delas (Flamengo, Fluminense e Cruzeiro) estão longe da luta pelo topo, sendo que o time mineiro está na zona do rebaixamento, o que acarretou, anteontem, a demissão do técnico Cuca e a contratação de Joel Santana.

Unido no menor apreço à quantidade de passes, o Trio de Ferro difere na qualidade no fundamento. O São Paulo registra o terceiro maior índice de acerto: 85,6%.

Com desempenho mediado, o Palmeiras está em sétimo, com precisão de 83,5%, ainda acima da média geral do Nacional-2011 (82,6%).

Já o Corinthians passa vergonha. Com 77,7%, o time é o último no ranking de acerto de passes do Datafolha.

A esperança do clube é a entrada do recém-contratado Alex no meio-campo, o que deve acontecer domingo, no clássico com o São Paulo marcado para o Pacaembu.

VEJA TAMBÉM
- Muricy expõe motivos do insucesso de James no São Paulo
- VAI PERMANECER? Titular do São Paulo fala sobre propostas para saída do tricolor
- NÃO JOGA MAIS?? Zubeldía explica ausência de James Rodríguez em sua escalação


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 4 0

Comentários (3)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.