publicidade

Receita dos clubes aumenta 171% durante vigência dos pontos corridos

Com o pontapé inicial do Brasileirão, o debate sobre a validade do sistema de pontos corridos como fórmula para a principal competição do país acaba permeando as discussões em torno do futebol. O blog é favorável que esse seja o formato do principal evento futebolístico brasileiro, principalmente por entendê-lo como o mais adequado para conduzir os clubes a um modelo verdadeiramente profissional.

“O futebol brasileiro foi muito impulsionado pelas mudanças no ambiente político e legal, com a aprovação do Estatuto do Torcedor e da Lei de Responsabilidade do Futebol, em 2003, o que gerou fortalecimento do produto futebol nos últimos anos. Especialmente com relação à mudança da fórmula de disputa houve uma contribuição importante com a criação de um calendário fixo de janeiro a dezembro e o respeito às regras”, explica Amir Somoggi, da consultoria BDO RCS, um dos grandes estudiosos do tema no Brasil.

Com o calendário mais bem definido, os clubes passaram a atuar mais profissionalmente e a perceber que era muito importante atacar as outras fontes de receitas. Segundo Somoggi, as principais contribuições para o mercado de futebol com a mudança do sistema de disputa foram as seguintes:

- Respeito às regras, o que ajudou a resgatar a credibilidade do mercado do futebol;
- Possibilidade de planejar ações de marketing, já que o clubes têm um calendário anual definido;
- Valorização de cada partida, nos pontos corridos todos os jogos são igualmente importantes;
- Aumento de exposição dos clubes e de seus patrocinadores, em virtude de um número garantido de jogos no ano;
- Possibilidade (embora até hoje pouco explorada) de vender os lugares do estádio de forma antecipada, tanto para os torcedores quanto para as empresas( camarotes corporativos).

Durante os oito anos no sistema de pontos corridos, os clubes brasileiros melhoraram radicalmente suas receitas. No ano passado, o mercado, que engloba os valores gerados por todas as agremiações do país, atingiu receita recorde de R$ 2,18 bilhões, com evolução de 13,4% em relação a 2009, ou 171% desde 2003, de acordo com a BDO RCS. Veja os dados, em milhões de reais:

2003 – 805
2004 – 1.010
2005 – 1.310
2006 – 1.220
2007 – 1.630
2008 – 1.729
2009 – 1.930
2010 – 2.189

O programa Segredos do Esporte, da Estadão/ESPN, prepara um debate sobre o assunto. Mas é inegável que, nos pontos corridos, o campeonato tem data para começar e para terminar. Fica mais fácil planejar a temporada, o que não impede que todas as outras competições sejam estruturadas no sistema eliminatório.

VEJA TAMBÉM
- Zubeldía fica encantado com descoberta de Dorival
- Zubeldía é sincero e explica decisão de cortar James no São Paulo
- São Paulo pode trocar jogador com o Internacional


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 8 2

Comentários (5)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.
  • publicidade
  • publicidade
  • + Comentadas Fórum

  • publicidade
  • Fórum

  • Próximo jogo - Brasileiro

    Dom - 16:00 - Manoel Barradas -
    Vitoria
    Vitoria
    São Paulo
    São Paulo

    Último jogo - Copa do Brasil

    Qui - 19:30 - Estadual Jornalista Edgar Augusto Proença
    https://media.api-sports.io/football/teams/7879.png
    Águia De Marabá
    1 3
    X
    São Paulo
    São Paulo
    Calendário Completo
  • publicidade
  • + Lidas

  • publicidade