publicidade

Reta final de Diniz teve desânimo e atletas planejando saída

Fernando Diniz, técnico do São Paulo, lamenta chance desperdiçada pelo Tricolor no jogo contra o Coritiba (Imagem: Marcello Zambrana/Marcello Zambrana/AGIF)

Ao longo de novembro do ano passado, enquanto o "dinizismo" do São Paulo liderava o Campeonato Brasileiro, nem o mais pessimista dentre os torcedores imaginaria que o futuro traria uma derrocada tão dramática, com a quase inevitável perda do título e demissão de técnico a cinco rodadas do fim da competição. O último mês de Fernando Diniz no Morumbi foi de desmoronamento, causado pela deterioração nas relações do elenco, a acelerada transição entre diretorias fora de campo e fracasso na busca por alternativas de jogo.



Se já não bastassem os problemas internos, o atentado ao ônibus que levava a delegação são-paulina a um jogo contra o Coritiba, no dia 23 de janeiro, pode ter sido o último incidente a soterrar as ambições da equipe de Diniz. O ataque ocorreu em uma rota alternativa, quase nunca utilizada. Entre os jogadores, houve —e há até hoje— desconfiança de que uma pessoa de dentro do clube, que convive com eles no dia a dia transmitiu a localização do veículo para os autores do crime.


LEIA TAMBÉM: Veja técnicos livres no mercado que podem assumir o São Paulo


Desde então, empresários de pelo menos três jogadores foram contatados com pedidos para que começassem a buscar outro clube para seus clientes: eles planejam o futuro longe do Morumbi. É a escalada de um descontentamento, e o volume de dívidas com o elenco e a conhecida necessidade que o clube terá de vender em 2021 alimentam as expectativas de saída. Se, dos portões para fora, o discurso de seguir em busca do título era mantido, dentro do São Paulo o ar já havia mudado. A derrota para o Atlético-GO no domingo (31), por 2 a 1, apenas sublinhou isso.

O começo do fim

Diniz terminou 2020 com mais uma eliminação em mata-mata. Esta, menos traumática do que as anteriores —as derrotas para o Mirassol pelo Campeonato Paulista e para o Lanús pela Sul-Americana—, veio em dois confrontos equilibrados com o Grêmio na Copa do Brasil. Apesar da queda, ainda havia motivos de sobra para apostar em um fim de temporada positivo para o trabalho desenvolvido no São Paulo, que liderava o Brasileirão e vinha de duas vitórias na competição.

Pela frente, para iniciar 2021, um confronto diante do Red Bull Bragantino. O jogo, que era uma oportunidade para a retomada da confiança e o início de uma arrancada final rumo ao troféu se transformou em um pesadelo e um divisor de águas no clima e nas relações internas do elenco são-paulino.

O São Paulo foi a campo e Bragança Paulista com dois desfalques importantes, Juanfran e Arboleda - ambos tinham condição de jogo e ficaram de fora por decisões extracampo do comando do futebol. Diniz apostou em uma solução que ele próprio, meses antes, havia criado, escalando o jovem volante Diego Costa como zagueiro.

Diego, entretanto, não era o mesmo da arrancada rumo à liderança em novembro, vinha de algumas falhas e era bastante contestado pela torcida. Na partida, voltou a errar, e o São Paulo foi goleado por 4 a 2, em uma jornada que começou a evidenciar as dificuldades do treinador em encontrar novas alternativas dentro do elenco. Na segunda etapa, Diniz se envolveu em uma discussão extremamente ríspida com Tchê Tchê, e foi gravado xingando o jogador com termos como "Perninha", "mascaradinho" e "ingrato". O meio-campista retrucou e foi expulso no desastroso resultado.

A briga causou uma deterioração grande no clima nos treinamentos. Diversos jogadores perceberam o treinador mais quieto, retraído. Os primeiros pedidos de desculpa não foram aceitos, e Diniz teve que se retratar com todo o elenco e com a família de Tchê Tchê. Apesar do compromisso em deixar a desavença de lado e buscar o título, o clima não voltou a ser o mesmo.

Sem resultados, com queixas

Na sequência, o São Paulo perdeu para os reservas do Santos em casa e depois empatou com o Athletico Paranaense fora. A essa altura, a queda nos ânimos depois da discussão entre Diniz e Tchê Tchê evoluía para ruídos de insatisfação entre alguns atletas que vinham tendo menos oportunidades, e queixas sobre as diferenças no tratamento que o comandante dava aos mais jovens quando comparado ao dado a nomes mais experientes como Daniel Alves. Além disso, quase todos os jogadores tinham valores atrasados a receber do clube e a comunicação com a nova diretoria foi atrapalhada —muito por conta da demissão do executivo Alexandre Pássaro, que era o responsável por manter a conversa sobre as dívidas com jogadores e empresários.

Nesse contexto de instabilidade, o São Paulo desmoronou ao ser massacrado pelo então vice-líder Internacional por 5 a 0 em pleno Morumbi, perdendo a ponta do Campeonato Brasileiro. Ao longo desse processo de queda, o desespero de Diniz e sua dificuldade em encontrar opções para reverter a tendência foram se tornando mais e mais evidentes, com um aumento notável na quantidade de substituições trocando jogadores defensivos por atacantes. Nomes que tiveram participação praticamente nula durante toda a temporada como Tréllez e Gonzalo Carneiro começaram a ser lançados a campo como soluções em partidas complicadas.

O cenário depois da goleada diante do Inter era de pessimismo e confiança abalada, mas ainda havia no elenco quem acreditasse que havia no tanque do São Paulo combustível suficiente para um último esforço de reação. Essa chama, entretanto, foi extinta quando mais de 20 torcedores emboscaram o ônibus da delegação rumo ao Morumbi para enfrentar o Coritiba.

Pedras foram parar dentro do veículo, estilhaços de vidro feriram o atacante Luciano. As bombas caseiras usadas no atentado abriram rombos na fuselagem —segundo o especialista do esquadrão antibombas da Polícia Militar que as analisou, elas poderiam matar os jogadores. Houve atletas que pediram para que o time não entrasse em campo. O São Paulo empatou contra o penúltimo colocado do Brasileirão e viu o Internacional se distanciar na liderança.



O clima no CT da Barra Funda, então, se tornou ainda mais pesado. Com relações fraturadas em várias frentes envolvendo diretoria, atletas e comissão técnica, o São Paulo oficializou a saída de Fernando Diniz —o auxiliar Marcos Vizolli assume o time interinamente. O técnico deixou o clube sem títulos, com um aproveitamento total de 54,4% dos pontos disputados na temporada e a quarta posição do Campeonato Brasileiro.

São Paulo, Reta, Final, Diniz, Desânimo, Atletas, Planejando, Saída, SPFC

VEJA TAMBÉM
- Tricolor escalado para o jogo contra o Barcelona-EQU
- Veja a provável escalação do Tricolor para o jogo de hoje
- Veja como assistir Barcelona-EQU vs São Paulo ao vivo


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 10 32

Comentários (34)
02/02/2021 20:01:52 Gilmar Amorim

Que zona virou esse são Paulo, essa diretoria já ta fazendo merda logo cedo

02/02/2021 18:09:03 Carlos Augusto Moura lucas

Vamos lutar pra ñ cai e a campanha continua time grande ñ caí mais também ñ ganha Porra nenhuma

02/02/2021 17:14:57 Armando Aparecido

Que falta d vontade dos jogadores d sao paulo fc faltou amor vontade d jogar bola e raça como santo fc nao teve dinheiro pra contrata jogadores e mesmo assim o santos jogou com raça e garra contra o palmeira e quase o santos fc foi campeão d libertadores e o sao paulo fc só trouxe o luciano ?????????? mesmo assim o sao paulo fc foi eliminado em todas as competição e olha que tricolor nao tem grana igual o santos fc e santo fc quase que foi campeão por sima d palmeira ei e o tricolor esto é uma vergonha para nação tricolor este promete se pior para tricolor viu casare js começando fazendo merda n reformação no time este ano o tricolor vai ser rebaixado n serie b

02/02/2021 16:04:51 lunatico

CLUBE têm conselheiros traíras e amadores,resultado é esse à anos,elegem as porcarias pra mandarem,dá dó de ver a que chegou o clube.

02/02/2021 15:47:57 Fabricio Atadani

Pq nao dao nome aos bois.. e q assim q acabar o campeonato suma d SP... Sp é gigante perto desses pé de rato.. do elenco so manteria o Bruno, arboleda, luan e o Volpi e alguns garotos.. o resto tudo rua

bronze
02/02/2021 15:15:56 Luiz019

O mal que está gente sem caráter fez com o clube não tem volta, deixaram as picuinhas vazias e o egoísmo ser mais forte que a gana de conquista de mais de 20 milhões de torcedores.

O mal que vocês plantaram eu espero que caia com mais intensidade em vocês mesmo futuramente. Jamais analisarei este elenco de MERDA, as poucas/raras excessões como o Luciano, de resto é notável quem sabotou de maneira clara.

O mal já está feito, os mesmos que no ano so teve HUMILHAÇÕES será pagos em algum momento, uma conquista não volta mais seus salários pós pandemia será resolvido.

A vida vai cobrar, não é justo não colhererem o mal plantando, não tenho como olhar este panaroma e ainda TORCER, sem dúvidas acho que nunca vi um elenco tão RUIM (como pessoas) fazer isto e ainda se acharem no direito.

Está nova gestão tem que refundar tudo, gravíssimo, não é um grupo profissional e muito menos entende o contexto atual, nem a pandemia abriu o olhos desta gente...

02/02/2021 14:53:00 Alexandre Campos

Tem muito time com os salários muito mais atrasados que o S.P.F.C. e os jogadores estão com raça e vontade dentro de campo... A situação do mundo está complicada e esse bando reclamando??? Ficou claro que esses VAGABUNDOS tiraram o pé... Tchê Tchê, Pablo, Vítor Bueno e Principalmente Daniel Alves estão destruindo mais uma vez o ambiente TRICOLOR... Raí vai tarde e Pássaro que é defendido por esses VAGABUNDOS triplicou a dívida do São Paulo, não há honra, muito menos vergonha na cara entre esses FDP que vestem a camisa que tanto amamos... Nunca gostei de grandes mudanças, grandes limpezas, mas hoje é extremamente necessário...

02/02/2021 14:12:06 Luiz Barbosa

Acho até que o Diniz tirou leite de pedra mas já vai tarde porque não teve um plano B. Depois que o Renato gaúcho marcou o único tipo de jogo do Diniz os outros treinadores só copiaram!

02/02/2021 13:44:26 Emerson Moreira

Agora diniz nao e o unico culpado por tudo começa pela diretoria elenco e corneteiros internos

bronze
02/02/2021 13:36:15 Jose_Mario

Rapaz...
Tchê tchê, Vítor Bueno, Pablo, Bóia, Trellez, Léo Pelé...
Não são jogadores para o São Paulo.

02/02/2021 13:28:51 Jussiel Oliveira

Foi tarde, agora tem que mandar o batuqueiro e o juanfrango

02/02/2021 13:27:48 Brulu

Tudo essa situação dramática narrada na reportagem foi iniciada e fomentada pelo próprio Diniz e os jogadores. A temporada inteira foi irregular, e se pegarmos a média de atuação do time de um ano para cá o SPFC tá devendo muito futebol.
A torcida não jogou bomba antes de jogos contra Binacional, Mirassol reserva, LDU, Bragantino, River, Time C do Santos, Grêmio, Internacional.... e ainda assim o time deu vexame.
Para mim está no hora destes jogadores do São Paulo virarem homens e pedirem para serem desligados do grupo se estão insatisfeitos com vencimentos atrasados, mudanças no departamento de futebol, pressão da torcida ou qualquer outro motivo que seja suficiente para não sentirem mais o desejo de vestir está camisa.
Assim, ao menos, respeitarão o clube e torcida.


ouro
02/02/2021 13:15:48 1983SPFC

É MUITA VIADAGEM PARA UM ELENCO SÓ. TEM QUE NEGOCIAR QUASE TODO MUNDO DO MEIO PARA FRENTE MAIS O IGOR VINÍCIUS E O LÉO PELÉ.

02/02/2021 13:15:11 Matheus freitas

Tá uma panela desgraçada ai dentro do SPFC igual a q o Cruzeiro tinha quando caiu, tem q mandar esse monte de laranja podre embora, se nn nn adianta trazerem o técnico q for, se eles nn gostarem dele, vão derrubar.

ouro
02/02/2021 13:14:50 1983SPFC

Os primeiros pedidos de desculpa não foram aceitos, e Diniz teve que se retratar com todo o elenco e com a família de Tchê Tchê.

Tem que mandar esse Tchê Tchê embora tb. DESAGREGADOR DO CARALHO!

02/02/2021 12:58:57 Adriano Ademar

Tudo no sp tem uma desculpa ninguém assume a responsabilidade

02/02/2021 12:57:54 Adriano Ademar

Bando de jogadores frouxos agora querem falar que foi por causa do atentado assumi que foram eles bando de fracassado

02/02/2021 12:53:14 Diego Carvalho

FIQUEI SABENDO QUE O SP LIGOU AO LISCA PRA ASSUMIR O COMANDO.... LISCA DISSE, SOU DOIDO, MAS NÃO SOU MALUCO.

02/02/2021 12:47:00 Vinícius Guerra

Pode vir até o Guardiola, se esses perninhas não quiserem jogar, não adianta!!! Esses fdp estão com a vida ganha... Já desanimei com futebol a muito tempo. Virou um negócio sem graça..

02/02/2021 12:44:27 Jose Alves Oliveira

Resumindo, falta de gestão! Jogadores jogam por dinheiro, não por amor so clube. La eles são profissionais, não torcedores!

02/02/2021 12:36:46 Uelinton Santana

Sempre fica tudo nas costas do técnico...Seimples assim.Os perebas doa jogadores recebem milhões, mimados e idolatrados....Culpam Diniz por nao subiatituir....Colocar quem mesmo?.

02/02/2021 12:35:03 Lincon Tatiane Santana

O mais interessante é que, talvez os maiores interessados no campeonato, foram deixados de lado, só se importam com os mi mi mis e a torcida verdadeira que se exploda......!!!!!!

02/02/2021 12:32:07 Marceloaft

Ninguem tem mais culpa que a diretoria.

NINGUEM

02/02/2021 12:30:12 Gelson Souza

Quem querer sair... pode ir agente bota a mulekada pra joga porque os que sao titutar nao arrumaram nada e inda querem ta cobrando do São Paulo isso eu acho muito errado jogador que nao ta dando resultados e ta cobrando melhorar...

02/02/2021 12:18:34 Luana Joabe

Técnico tem culpa , mais nao e so ele os caras nao jogavam o morto Bueno recebia a bola demorava pra ter uma reação ai o adversário tomava , cheche perdia e ficava morto sei la a culpa nao e so dele

02/02/2021 12:16:57 Rogerio Chagas

Esses caras são todos trairas deveriam acompanhar o DINIZ seu tchê tchê, vitor Bueno , Daniel Alves , pablo , Léo pele, Igor Vinicius , juanfran acompanhem o DINIZ ainda dá tempo.

ouro
02/02/2021 12:15:09 Lemonz

Isso se chama DNA de Perdedor. Que nesse elenco tem de monte, pq desistiram do campeonato quando aumentou a pressão e o Casares mudou o dia a dia do CT colocando seu pessoal. Que saia logo quem não tá com vontade, façam de vez uma faxina no elenco pra limpar os fdps imundos.

02/02/2021 12:12:04 Carlos Espinoza

Que reportagem babaca da falha , como profissionais podem tramar contra eles mesmos, quanto custavam em dezembro e quanto custam agora? Perdedores, fama de amarelinhos. Me desculpem reportagem medíocre sem nexo.

02/02/2021 12:08:59 EncrencazOr

Isso que dá essa porra de diretoria contratar jogador medalhão com salário alto...

Olha só o Helinho no Bragantino metendo gol até nos gambás....

Tem que mandar embora todos que ganham acima de 300 mil nesse time... Pra que contratar jogador com custo benefício horrível e depois ainda parar de correr... Jogadores sem honra, sem hombridade...

Vejam o exemplo do coríntia que foi campeão com Carille com meses de salário atrasados, foram homens e honraram a camisa acima de tudo...

Vejam o Santos esse ano, quebrado, chegou a final da libertadores, pq seus jogadores tem honra...

No SPFC só tem mercenário, chinelinho e pipoqueiro.

Mandem esses filhos da puta embora... Desse elenco todo se salva uns 3 ou 4... Luciano, Arboleda, Luan e olhe lá o Juanfran.

02/02/2021 12:08:52 Eduardo Alvino

Agora falta sair daniel alves tche tche vitor bueno pablo bruno alves. Arbolento

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.