publicidade

Sai zagueiro, entra atacante? Fernando Diniz mantém trocas no São Paulo em meio a crise

O São Paulo está em crise. Ainda não venceu em 2021, perdeu a liderança do Campeonato Brasileiro e a torcida pede a demissão do técnico Fernando Diniz. Parte da crítica em cima do trabalho do treinador está no esquema de jogo e também de uma suposta falta de alternativas táticas da equipe. De fato, o comandante tricolor não costuma fazer grandes mudanças nos jogos e vem repetindo padrões nas substituições.



O UOL Esporte levantou todas as alterações realizadas por Fernando Diniz ao longo das 31 partidas do São Paulo no Brasileirão. Na maioria dos casos, o treinador optou em mudar peças com características similares de jogo. Em 24 oportunidades —a maior incidência entre as trocas—, o comandante do Tricolor tirou um meio-campista para colocar outro meia. É o caso das oito vezes em que Igor Gomes foi substituído por Vitor Bueno.


Na sequência da lista (23 repetições), Diniz tem o hábito de tirar um atacante para colocar um outro dianteiro. A troca mais comum é a saída de Brenner ou Luciano —os dois titulares que ganharam a posição durante o campeonato— para a entrada de Pablo. A comissão técnica apenas não fez alterações no ataque em cinco rodadas do Campeonato Brasileiro.





Por fim, em terceiro lugar na lista, aparece a troca de um meio-campista por um atacante em 18 ações do treinador. Na prática, embora quase sempre faça as cinco substituições a que tem direito, Diniz apresenta a tendência de mexer nas mesmas peças. São os casos de Vitor Bueno (18), Hernanes (13) e Pablo (13) - os que mais entram no decorrer das partidas —e também de Igor Gomes (18), Gabriel Sara (17) e Luciano (14)— os que mais são substituídos.


OUSADIA OU DESESPERO?

Por conta dos padrões apresentados, há a cobrança por novas alternativas táticas para a equipe. Desde a eliminação para o Grêmio na Copa do Brasil, em dezembro, com o São Paulo dezembro, enfrentando dificuldades para criar, Diniz tem apostado em trocas ousadas —sacando um zagueiro para a entrada de um atacante ou de um meia-atacante. Isso vem acontecendo com frequência acelerada neste período de queda brusca de rendimento.


Para se ter uma ideia, em 31 rodadas pelo Brasileirão, o técnico optou por uma troca de um defensor por um jogador ofensivo em oito oportunidades. Pois quatro delas foram realizadas nos últimos quatro jogos. Sem contar que, nos confrontos com o Grêmio pela semifinal da Copa do Brasil, ele executou esse movimento mais três vezes, o que mostra uma tendência.


A tática, no entanto, não vem dando resultado. Somente na partida contra o Athletico-PR em que o time conseguiu recuperar ao menos um ponto a partir do momento em que um dos jogadores da linha defensiva foi substituído. Contra o Internacional, o time não conseguiu demonstrar força alguma no segundo tempo, terminando goleado, para completar cinco jornadas sem vitória.



Restam sete rodadas para o fim do Brasileirão e o São Paulo tem a missão de resgatar a confiança e voltar a vencer. Amanhã (23), às 19h, o Tricolor recebe o Coritiba, no Morumbi, em busca da reabilitação nesta reta pelo título. Para esta partida, o técnico Fernando Diniz terá o retorno do zagueiro Arboleda, que cumpriu suspensão contra o Inter.

#saopaulo #spfc #tricolor #brasileirao #substituicoes

VEJA TAMBÉM
- Clube pede que árbitro Raphael Claus seja afastado até o fim de CPI e não apite clássico
- Senador defende paralisação do Campeonato Brasileiro após suspeitas de manipulação
- Veja como deve ser a escalação do Tricolor contra o Barcelona-EQU


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 14 6

Comentários (13)
22/01/2021 23:23:34 Ricardo Lacerda

É a "opção tática" dele...

22/01/2021 20:49:27 João Valdivino Barreto

Diniz como Psicologo, e um fracasso ainda bem que nao esta na profissao? So fala palavrao ofensas aos seus comandados ? Vergonhoso!

22/01/2021 20:45:35 João Valdivino Barreto

Mais, o Daniel Alves fica no time?

22/01/2021 20:12:40 Celmo Teixeira Teixeira

Todo torcedor do São Paulo sabe disso o Daniel não joga atrapalha essa meba é pra jogar de lateral, tanto Faz ele jogar cm ficar no banco o São Paulo vai pagar o salário dele do mesmo jeito, não quer jogar de lateral vai pro banco, pncd joga quem tá melhor.

prata
22/01/2021 20:11:14 Sid_Soberano

Fico imaginando os atacantes quando entram no lugar de um zagueiro,em que posição ele vai jogar...

Na base do desespero,o time que já tem uma tática confusa,fica pior com entrada de um monte de atacantes...

Diniz não consegue treinar o time de outra forma!

Fato!

Treinador para treinar outro audax da vida,porque em times grandes,já demonstrou que não sabe treinar....

22/01/2021 19:56:43 Sergio Gandini

O Dinizismo não tem padrão de jogo, nenhum esquema tático de acordo com o adversário, pra ele posse de bola é essencial, mesmo tocando la tras sem resultado. Ele não encherga que Igor Gomes corre feito louco sem resultado, Gabriel Sara um morto jogou bem 03 partidas, o tche tche no banco é muito. Galeano e Rodrigo Nestor sem chance precisando de Gols e Rojas amargando o banco.Wellington TB não teve chance de jogar no lugar do Reinaldo.

bronze
22/01/2021 19:54:52 DoBeSPFC

Sai zagueiro, entra atacante
Sai lateral, entra atacante
Sai meia, entra atacante

É assim que o entregador de coletes vê futebol, nem no vídeo-game se faz esse tipo de coisa

Enquanto você lia isso, Diniz já colocou mais um atacante

22/01/2021 19:53:38 Elielton Delmiro

Esse maluco ainda está aí?

22/01/2021 19:37:16 José Tadeu Gonçalves

O inter não ganha do grêmio se o tricolor ganhar do coritiba no Morumbi que faz parte da obrigação assumitemos a ponta da tabela novamente pois o inter além do grémio elevainda tem o bragatino

22/01/2021 19:34:45 Luiz henrique Moraes

Sem mexer no time pode mudar o esquema tático , só recuar juan para ser o terceiro zagueiro e colocar Daniel e Reinaldo como alas , ficaria 352.mas tem que treinar isso .

22/01/2021 19:24:33 Rony Cândido Franco

Ainda da pra buscar o título o inter vai tropeçar mas temos que fazer a nossa parte e este Burro chamado Diniz deixar de ficar insistindo com certos jogadores.

22/01/2021 19:21:24 Antonio Torres

Acho esses comentaristasde esportes na midia, a maioria, uns idiotas. Diniz tem que improvisar, tem que incentar, pois nao tem time, nao tem reservas. A culpa nao é do técnico, e sim da diretoria imcompetente que nao dez um time competitivo. Estamos nessa situaçao critica, ou heroica, depende do ponto de vista conciente. Se com um time desse, estivemos na liderança de um dos maiores campeonatos do mundo e ainda estamos na briga, é porque temos um treinador inovador e persistente. Entender de furebol e tambem ter logica nos comentarios e nao so se basear no placar

22/01/2021 19:07:38 Luiz Kazuo Hatae

Vamos gamhar do Curitiba e ficar na briga pela Libertadores pelo menos

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.