publicidade

Entenda o Cisto de Baker, situação que atrapalha Luciano

Luciano se recupera de lesão no joelho e foi desfalque nos últimos três jogos (Foto: Divulgação/São Paulo)

O atacante Luciano vem sendo desfalque do São Paulo nas últimas três partidas e tem o retorno incerto contra o Athletico, no próximo domingo (17), às 16h, em Curitiba. O camisa 11 vem tratando um Cisto de Baker, que rompeu e fez a recuperação ser mais lenta que muitos imaginavam.



Por isso, o LANCE! ouviu dois especialistas no assunto, os doutores Rodrigo Zogaib, Médico do Esporte e Ortopedista, e Carlos Vinícius Buarque de Gusmão, Ortopedista, especialista em Cirurgia do Joelho, para explicar o que é o Cisto de Baker e o que causa a sua ruptura.


LEIA TAMBÉM: Atraso em contrato e desavença tiraram Juanfran de jogo-chave no São Paulo



- Cisto de Baker é um espessamento da cápsula posterior do joelho, localizado no fossa poplítea, que é uma região na parte de trás do joelho, aonde existe um “espaço” natural e o tecido encontra facilidade de se expandir, formando assim um “volume” na região posterior. Este “cisto” tem comunicação direta com a articulação do joelho, portanto fica preenchido pelo mesmo liquido sinovial que há no joelho fisiologicamente - afirmou Zogaib.

O Doutor Carlos Vinícius comentou sobre algumas lesões que podem causar um aumento no líquido sinovial, que pode causar uma ruptura, como aconteceu com Luciano. Segundo ele, uma lesão no menisco, como o atacante teve em 2015, pelo Corinthians, pode ter colaborado para o aumento do líquido.

- Algumas lesões no joelho podem causar um aumento no líquido senovial. Lesão de menisco, lesão do ligamento cruzado anterior... Existem algumas estatísticas que mostram que 30% dos casos de cisto tem lesão de ligamento e até 80% foi por lesão de menisco - afirmou.

A ruptura do Cisto de Baker, situação que acomete o jogador, não é comum entre atletas e pessoas jovens, como afirmam os doutores.

- Outra situação que pode acontecer é a ruptura do cisto de Baker, na maioria das vezes por trauma direto ou indireto e com isto ocorre extravasamento do liquido sinovial, causando um processo inflamatório na região, com dor e outros sintomas clínicos. O cisto de Baker, também existe no meio, não é raro, mas é bem menos comum, e a ruptura dele, já menos comum ainda, mas também existente - afirmou Rodrigo Zogaib.

- Ela não é comum em indivíduos mais jovens, em atletas era para ser menos comum. Mas como o atleta é mais propenso a lesões, é um grupo que pode ter essa 'lesão'. A maioria dos cistos são assintomáticos. Não existem muitos estudos focando nos atletas. Tem um estudo antigo, que mostra uma porcentagem de 17% de atletas com Cisto de Baker. Não dá para dizer que é uma lesão comum - disse Carlos Vinícius.

E o tempo de recuperação? Para o doutor Carlos Vinícius, não é possível dizer com exatidão o tempo que Luciano terá para se recuperar. O atacante do São Paulo vem fazendo trabalhos no Reffis em dois períodos, tentando estar o mais rapidamente possível à disposição do técnico Fernando Diniz.

- Para formar um cisto, acaba sendo mais comum uma lesão degenerativa. Um tratamento de um paciente com um cisto de Baker acaba sendo paliativo, por exemplo fortalecimento na fisioterapia, plasma rico em plaquetas, para tentar melhorar a dor. É difícil darmos um prazo de recuperação, mas acredito que pelo tempo que ele está fora, deve estar voltando em poucos dias - disse o Ortopedista.

Para finalizar, foi perguntado aos doutores se a ruptura do Cisto de Baker pode ter sido causada pela primeira lesão de Luciano sofrida no clássico contra o Corinthians. Na ocasião, o atacante teve uma ruptura no adutor da coxa esquerda, voltou em algumas partidas, mas teve que ficar fora novamente.



- Pouco provável. Não sei exatamente o músculo que foi lesionado. Mas mesmo que seja um musculo da região, o cisto, é habitualmente é resultado de alguma alteração intra articular, e não extra articular, e os músculos que habitualmente se lesionam na perna são extra articulares. Deve ficar claro que o que foi explicado é uma situação em geral, não sobre o atleta Luciano, já que não tive a oportunidade de examiná-lo - finalizou Zogaib.

- Ele teve um estiramento no músculo adutor. Ele não tem ligação com o cisto de Baker, não causa esse problema. O que causa o cisto são lesões dentro do joelho, não lesões fora do joelho. Podem existir situações mais raras que o stress muscular acaba inflamando e acaba formando o cisto. Mas não tem a ver com a lesão do adutor que ele teve. Ao meu ver, não tem chance da ruptura do cisto ter vindo de um possível retorno precoce dele - concluiu Carlos Vinícius.

São Paulo, Cisto, Baker, Situação, Atrapalha, Luciano, SPFC

VEJA TAMBÉM
- Veja a provável escalação do Tricolor para o jogo de hoje
- Veja como assistir Barcelona-EQU vs São Paulo ao vivo
- Clube pede que árbitro Raphael Claus seja afastado até o fim de CPI e não apite clássico


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 4 4

Comentários (11)
15/01/2021 16:53:41 Wladimir Yanke

Perder do Bragantino e reserva do santos fica difícil ser campeão!!!!

15/01/2021 16:52:10 Wladimir Yanke

Kkkkk trelles,carneiro ,Banco de reservas do tricolor é osso!!!!!

15/01/2021 14:01:37 Dicas da Duda 2018

Aí vemos o time do Santos quebrado, devendo até os cadarços das chuteiras, sem nenhum jogador de renome e com muitos moleques da base arrebentando o poderoso Boca Júniors e indo prá final da Libertadores, podendo passar o SPFC em número de títulos continentais. E, doutro lado, o SPFC, que tem uma base que foi campeã de tudo e que fica dependendo de um jogador para vencer suas partidas. Por que não tentar com os garotos da base e esquecer Vitor Bueno, Tche Tche, etc? O Galhardo, paraguaio, já teria tido chance no time titular do Santos ou do Grêmio há duzentos anos... Esse será o título mais perdido da história! Infelizmente!

ouro
15/01/2021 13:43:37 Tricolaço7

Demoraram 20 dias para finalmente a mídia fazer uma matéria decente sobre o assunto e tirar qualquer especulação sobre a volta antecipada do Luciano contra o Grêmio no primeiro jogo.

15/01/2021 13:30:00 Joseff Souza

Se eu ganhasse 50.000 e jogasse em 1 dos maiores times do mundo igial o spfc ,meu se tivesse ruim em 1 quisito,pot exemplo finalização ,ficaria treinado até melhorar,mas os caras São acomodados ,pois estão milionarios e não querem mais nada ,ha não ser aparecer ,se mostrar ,igial o Diniz

15/01/2021 13:26:56 Joseff Souza

Mais 1 q se machuca na reta final ,quando mais o spfc precisa tem sido assim nos ultimos anos ,perdemos 1 jogador o time acaba ,morre !!! Lamentável ,e o entregador de coletes não tenta por 1 jogador diferente ,novo na posição ,fica insistindo com o erro e com os msms amareloes de sempre

15/01/2021 13:23:37 marcelo_mga

PQP

15/01/2021 13:23:23 Joseff Souza

Tem q correr pra 1 especilialista ,já demorou pra resolver este problema

bronze
15/01/2021 12:57:27 Monaguisaa

Canelinha de vidro.

15/01/2021 12:55:46 Sergio Carrião

O Tchê Tchê deu certo contra o Flamengo no Maracanã! Foi um golaço!!!!

15/01/2021 12:45:52 Priscilaeelvis Oliveira

100 comentários

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.