publicidade

Milton Cruz revela que era para Muricy assumir o time em 2005 e como Autuori foi escolhido

O São Paulo conquistou pela terceira vez a Libertadores da América há quase 15 anos, em 14 de julho de 2005. Um sonho que a equipe do Morumbi começou a construir dois anos antes, quando conseguiu, enfim, se classificar novamente para a disputa continental após nove edições ausente (de 1995 a 2003).



LEIA TAMBÉM: SALÁRIOS ATRASADOS DO ELENCO MAS.. São Paulo empresta jogador ao Cruzeiro e paga o salário integral

E em entrevista ao ESPN.com.br, Milton Cruz, que trabalhou por 22 anos no clube paulista, contou bastidores da formação daquele time que derrotou o Athletico-PR na final, montagem que teve sua participação direta.

Mas claro, o São Paulo teve problemas com o treinador durante aquele ano e o auxiliar contou as histórias que aconteceram até a contratação de Paulo Autuori.

“O Juvenal queria um treinador jovem e sem vícios da profissão. Estávamos em dúvida entre Paulo Bonamigo, Caio Júnior e Cuca. O Carlinhos Neves [preparador físico] era amigo do Cuca e o indicou porque ele já conhecia os jogadores do Goiás que iríamos trazer”, contou Milton Cruz.

Cuca foi o escolhido e levou o São Paulo até às semifinais da Libertadores de 2004, fase em que o time foi eliminado pelo Once Caldas com gol aos 45 minutos do segundo tempo do jogo de volta - vitória por 2 a 1 em Manizales após o 0 a 0 na ida, no Morumbi. O time colombiano foi o campeão ao bater o Boca Juniors na final.

Cuca seguiu, mas acabou demitido em setembro. Emerson Leão assumiu o cargo e classificou o São Paulo para a Libertadores do ano seguinte. Logo após ser campeão do Paulistão de 2005, ele pediu demissão e foi treinar o Vissel Kobe, do Japão.

O time tricolor já havia feito quatro partidas pela fase de grupos da competição continental [duas vitórias e dois empates]. “A diretoria me disse que eu seria o treinador até alguém ser contratado. Nós fomos jogar em Santiago e empatamos com a Universidad de Chile em 1 a 1”, relembrou Milton Cruz, referindo-se à quinta partida pela chave 3.

“Quando o Leão saiu, a primeira opção erao Muricy Ramalho, mas ele estava empregado no Internacional. Depois, pensei no Paulo Autuori. Eu o conheci em 2004, quando o São Paulo foi ao Peru jogar contra o Alianza Lima pela Libertadores.

Um dia antes desta partida, fui ver o jogo do Coritiba contra o Sporting Cristal. O Autuori, que era treinador da seleção do Peru, estava lá e fomos apresentados.

Ficamos conversando durante o jogo e depois da partida ele me pagou um jantar. Perguntei se ele não queria voltar ao Brasil e pude conhecer as ideias dele.

Assim que o Leão saiu, eu comentei com o Juvenal sobre o Autuori, que tinha vencido a Libertadores pelo Cruzeiro [em 1997] e o Brasileiro pelo Botafogo [em 1995].

O Juvenal me perguntou: ‘Ele tem currículo?’ Eu disse que tinha. Peguei umas informações do Paulo e coloquei numa folha. De noite, eu coloquei o currículo por baixo da porta do quarto dele [Juvenal] no hotel [risos].

Na sexta-feira seguinte, o Juvenal me chamou no CT e perguntou sobre o Autuori. Respondi que tinha mandado o currículo. O Juvenal tinha deixado o papel dentro da agenda dele [mais risos]. Fui até o carro do Juvenal pegar com o motorista.

À noite, o Juvenal me ligou dizendo que tinha pegado informações do Autuori e que eles iriam conversar. Nisso, o Autuori chegou, vencemos o Strongest [da Bolívia, por 3 a 0, no último duelo da fase de grupos] e nos classificamos para o mata-mata.



LEIA TAMBÉM: Antony chora ao dar adeus: vou desde crianças na torcida, é muito difícil ir embora”

São Paulo, libertadores, 2005, milton cruz, autuori, muricy, treinadores

VEJA TAMBÉM
- Clube pede que árbitro Raphael Claus seja afastado até o fim de CPI e não apite clássico
- Senador defende paralisação do Campeonato Brasileiro após suspeitas de manipulação
- Veja como deve ser a escalação do Tricolor contra o Barcelona-EQU


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 3 0

Comentários (4)
02/07/2020 20:32:24 Marcos Barbosa

Esse verme aproveitador mamou no SPFC por vinte anos! Quando finalmente perceberam esse câncer demitiriam e não contente processou o clube efica falando merda, chega dar raiva de ver notícias desse excremento

02/07/2020 17:30:21 Paulo Monteiro de Mello

Milton Cruz não vale nada!! Levou a maior goleada contra o time B do Florinthians, insistiu com o Denis no gol e processou o SP... Vale nada

02/07/2020 17:26:30 Paulo Monteiro de Mello

Concordo com você Rousseau!! São torneios diferentes.... Sem falar que no Mundial levou a maior goleada da história.

bronze
02/07/2020 15:30:05 RousseauSPFC

Ainda bem que o Muricy não veio em 2005, senão adeus Libertadores. Monstruoso nos pontos corridos, mas falhava muito em mata-mata.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.