publicidade

Paulistão 2009: Mesmo com a cabeça na Libertadores, Tricolor é um dos favoritos

Muricy vai fazer rodízio de atletas e começar com a base campeã brasileira

Focado na Libertadores e preocupado em colocar os jogadores na forma física ideal, o São Paulo não encara o Paulistão como prioridade. Vai optar pelo rodízio de atletas no início da competição. Mas tem um elenco tão forte que é considerado um dos favoritos ao título. O clube contratou seis reforços, manteve a base campeã brasileira e segue nas mãos de Muricy Ramalho. Qualidade é o que não falta para o Tricolor. Confira como está a equipe são-paulina, que estreia contra o Ituano nesta quarta-feira, às 19h30, no Morumbi.


O esquema tático

O São Paulo foi campeão brasileiro no 3-5-2, bastante utilizado por Muricy nos últimos anos. Mas agora a equipe tem laterais de ofício, além de oito volantes no elenco, e pode optar pelo 4-4-2 desde o início das partidas. Geralmente a equipe muda o esquema dentro dos jogos, sem alterar peças.

Neste primeiro jogo do Paulistão, o treinador vai escalar a base campeã do ano passado, mantendo o antigo esquema. A novidade é Renato Silva na vaga de Rodrigo, que ainda não treina com o grupo. Nas rodadas seguintes, no entanto, o comandante promoverá um rodízio de jogadores, dando chance para que todos aprimorem a forma física e descansem mais.



Quem sobe e quem desce no início de 2009

Hernanes - Mesmo com a chegada de dois novos volantes ao elenco, ele não corre riscos de perder uma vaga no time. O principal jogador do São Paulo em 2008 deve apenas mudar de função, assumindo a tarefa de criar jogadas para o ataque tricolor. A camisa 10 já está com ele.

Richarlyson - No ano passado ele já havia perdido a posição para Jean, que entrou contra a Portuguesa e não saiu mais. Mas tinha o trunfo de ser útil também na lateral esquerda ou na zaga. Agora o São Paulo contratou atletas para os dois setores e o volante fica com menos chances. No Paulistão vai jogar, por conta do rodízio de atletas. Mas as possibilidades de ser titular estão ainda mais longe.



A aposta das categorias de base

Oscar, que está disputando a Copinha com o São Paulo, é a grande promessa do clube nas categorias de base. O meia, que tem 17 anos, deve ser mais aproveitado na equipe profissional nesta temporada. O jogador fez sua primeira partida oficial no time principal em 2008, pela Copa Sul-Americana, contra o Atlético-PR.



O reserva que pode incomodar

No São Paulo de 2009 é difícil apontar um reserva só que incomode, já que o clube se reforçou em todas as posições e vai alternar jogadores entre Paulistão e Libertadores. Mas Zé Luis pode ser considerado este nome que vai pressionar os titulares. O volante se machucou no fim de 2008 e agora volta a trabalhar com o grupo. Na última temporada, ele atuou não só como volante, mas como lateral e zagueiro. Polivalente, pode ser sempre utilizado por Muricy em situações adversas.


O ponto forte e o ponto fraco

Defesa entrosada e de qualidade - O São Paulo não só manteve a defesa campeã brasileira de 2008, prorrogando o empréstimo de Rodrigo por seis meses, como contratou ainda Renato Silva. O único jogador do setor a deixar o clube foi Juninho, que não teve boas atuações pelo Tricolor e voltou para o Botafogo. O trio formado por André Dias, Miranda e Rodrigo não sofreu gols quando atuou junto no Brasleirão.

Pouco tempo de preparação - Com a chegada de seis reforços e o desgaste na reta final do Brasileiro, o São Paulo teve pouco tempo para treinar. Foi o time que voltou ao trabalho por último. Teve apenas nove dias de preparação, e isso pode pesar pelo menos no início do Paulistão.


Opinião do Técnico

"Um time não entra em campo mais ou menos, mas a gente vai ter que mudar muito neste início. Não tivemos muito tempo para preparar a equipe e temos que dar atençao à parte física. Os times do interior começam melhor, e os grandes vão se igualar depois. Todos os times contrataram bem, e vai ser um Paulistão equilibrado, como foi o Brasileiro", diz o técnico Muricy Ramalho.

VEJA TAMBÉM
- Luis Zubeldía é o novo técnico do São Paulo
- Direção faz reunião com treinador e fica próximo de acordo
- Técnico argentino é o favorito para assumir o São Paulo


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 9 5

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.