publicidade

São Paulo pode se livrar de vez do Z-4 e focar na Libertadores

São Paulo de Dorival Júnior pode se afastar de vez do Z-4 nesta rodada (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)

Como acumulou dois empates e sofreu uma derrota nas três últimas partidas que disputou, o São Paulo estacionou nos 45 pontos, cinco a menos que o Flamengo, que é o último integrante do G-7 do Campeonato Brasileiro. Para manter as chances de entrar nesse grupo, não há outra conta a fazer: é vencer os três jogos que faltam.



Só que o time, neste domingo, pode afastar de vez o risco de rebaixamento, que ainda é a prioridade número um pelos lados do CT da Barra Funda. Acabar com esse sofrimento a três rodadas do final do campeonato traria um alívio total, principalmente para quem ficou 14 rodadas entre as piores da competição.

Abaixo, o GloboEsporte.com enumera as possibilidades do Tricolor para as duas situações:

Contas para escapar do rebaixamento

O matemático Tristão Garcia diz que a possibilidade do São Paulo ser rebaixado no campeonato é desprezível, menor que 1%.
Para que o clube sofra algum risco, seria necessário perder os três jogos que restam e ainda torcer por uma combinação de resultados na parte de baixo da tabela.

Mas o time pode se livrar de vez do Z-4 já na rodada deste fim de semana. Veja abaixo o que precisa acontecer.

* Se o São Paulo ganhar do Botafogo: chega aos 48 pontos e, para não correr mais riscos, torce para que a Ponte Preta, que hoje ocupa a 17ª colocação, não derrote o Fluminense. A Macaca, com isso, chegaria, no máximo, aos 40 pontos, oito a menos. E só teríamos seis em disputa.

* Se o São Paulo empatar contra o Botafogo: vai aos 46 pontos. Ficaria salvo se a Ponte Preta perder para o Fluminense.

* Se o São Paulo perder para o Botafogo: não se livra matematicamente do Z-4 nesta rodada.

Contas para uma vaga na Taça Libertadores

O São Paulo tem 45 pontos e, se vencer os três jogos que lhe restam (Botafogo, Coritiba e Bahia), chegaria aos 54 pontos. E, ao analisarmos as edições dos pontos corridos dos últimos 10 anos, percebe-se que somente em um ano (2008), o sétimo colocado fechou com 53 pontos. Em todos os outros anos, foi maior que os 54 que o Tricolor chegaria.

Os 7º, 8º e 9º colocados no Brasileirão com 20 clubes


Com isso, a alternativa para sonhar com um lugar no principal torneio das Américas seria com o aumento de vagas para G-8 ou G-9, em caso de títulos do Grêmio na Libertadores e do Flamengo na Sul-Americana. Ao analisarmos os últimos dez anos, sete equipes que ficaram na oitava colocação fizeram mais do que os 54 que o São Paulo pode chegar. Para o G-9, o número diminui: só quatro times ultrapassaram a pontuação.

Se não ganhar do Botafogo no final de semana, acabam de vez as chances de vaga na Libertadores.

VEJA TAMBÉM
- Senador defende paralisação do Campeonato Brasileiro após suspeitas de manipulação
- Veja como deve ser a escalação do Tricolor contra o Barcelona-EQU
- São Paulo vence Atlético-GO e ganha pela primeira vez no Brasileiro


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 1 1

Comentários (10)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.