publicidade

Veja por que o São Paulo só conseguiu jogar no segundo tempo

O São Paulo perdeu do Grêmio, por 1 a 0, nesta quarta-feira, na Arena do Grêmio. O resultado quebra a invencibilidade de cinco jogos, a maior do time no Brasileirão.



Independentemente do resultado, a atuação do São Paulo pode ser dividida em duas partes: ruim no primeiro tempo e melhor no segundo.

Ainda assim, o time criou a primeira chance clara de gol com Lucas Pratto, aos 27 minutos do segundo tempo. Ainda que tenha melhorado após as substituições de Dorival, foi pouco para 90 minutos. Não por acaso o goleiro Sidão recebeu a maior nota do Tricolor na partida.

O técnico armou o time com quase a mesma escalação do empate por 1 a 1 diante do Vasco, com uma única mudança: Araruna substituiu o suspenso Éder Militão.


Formação do São Paulo contra o Grêmio (Foto: GloboEsporte.com)

Maicosuel (esquerda) e Marcos Guilherme (direita) não conseguiram aproximação com Hernanes, Petros e Pratto para construir jogadas no primeiro tempo. Os pontas inverteram de lado e, por vezes, Maicosuel tentou aparecer pelo meio. Mas não surtiu efeito.

Para quem assistiu o jogo desde o início, o gol do Grêmio parecia questão de tempo. Ainda que tenha contado com boa dose de sorte dos gaúchos, a jogada do gol surge em uma falha geral do São Paulo, aos 33 minutos.

A demora dos atletas para reagir ao passe de Edilson para Geromel. À vontade, o defensor teve precisosos segundos para dominar, pensar e cruzar rasteiro. Arboleda faz o corte, mas a bola bate em Kannemann e entra.

Nas poucas jogadas que poderiam virar algo interessante no primeiro tempo, o Tricolor tomou decisões erradas. Veja nos vídeos.

São Paulo tem contra-ataque com 4 x 4, mas Pratto é desarmado

Rodrigo Caio desarma e toca. Marcos Guilherme faz a movimentação, mas não recebe

No segundo tempo, as trocas de Dorival melhoraram o rendimento do São Paulo. Lucas Fernandes na vaga de Maicosuel, e a modificação de Júnior Tavares no lugar de Petros mudaram o time.

Lucas se movimentou entre as linhas do Grêmio e conseguiu receber em condições de finalizar algumas vezes. Júnior atuou em uma segunda linha, no meio de campo, protegido por Edimar.

No geral, o time teve mais posse de bola do que o Grêmio: 57% a 43%. Uma mostra disso se deu no segundo tempo: no vídeo abaixo o São Paulo troca passes por quase um minuto, mas perde ao forçar o passe pelo meio.

A primeira chance clara de gol do São Paulo no jogo saiu pouco depois de Júnior Tavares substituir Petros: Hernanes arrancou pelo meio e acionou Pratto, impedido por pouco ao finalizar de esquerda e balançar a rede de Grohe.

Outra boa chance de gol saiu em ótimo lançamento de Júnior Tavares para Lucas Fernandes. O meia fez movimentação de centroavante, entrou como elemento surpresa por trás da defesa e cabeceou para a defesa de Grohe.

Pratto ainda teve duas chances de conseguir o gol de empate no fim, mas não conseguiu vencer Grohe.

A segunda metade do segundo tempo do São Paulo foi boa, mas não há como ignorar o ótimo rendimento de Sidão para salvar oportunidades claras do Grêmio. No geral, o resultado foi justo.

VEJA TAMBÉM
- Tricolor escalado para o jogo contra o Barcelona-EQU
- Veja a provável escalação do Tricolor para o jogo de hoje
- Veja como assistir Barcelona-EQU vs São Paulo ao vivo


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 6 4

Comentários (84)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.