A desonestidade de tirar os méritos de Dorival na recuperação do São Paulo - SPFC.Net

Logotipo

13/11/2017 11:15 - 73155 visitas - Fonte: UOL

A desonestidade de tirar os méritos de Dorival na recuperação do São Paulo

por André Rocha

Instagram
No Brasil é muito comum dar méritos na vitória e atribuir a culpa em um revés a apenas um personagem, sem considerar o todo. No futebol, o esporte dos elos fracos e fortes, das falhas e lampejos que podem decidir jogos e campeonatos, mais ainda.



Na seleção brasileira atual, todos os méritos são de Tite. Ainda mais para aqueles que rotularam a geração de jogadores como fraca sem perceber que ela era apenas mal treinada. Assim como transferiram para o treinador até os louros do ouro olímpico no Rio de Janeiro por uma suposta interferência no trabalho de Rogério Micale. Uma falácia já rechaçada pelo próprio Tite, simplesmente por ser absurda. Ninguém arma ou arruma uma equipe numa conversa. Sem contar que Micale usou Neymar por dentro no ataque canarinho e o treinador da principal prefere utilizá-lo partindo do lado esquerdo.

Impossível não lembrar do Flamengo campeão brasileiro de 2009. O ''time de Petkovic e Adriano''. Imagem reforçada pelo fracasso de Andrade na carreira de técnico de futebol. Mas é inegável que ali havia um sistema tático e uma maneira de jogar que privilegiava o talento da dupla que desequilibrou na reta final daquela competição. Se fosse apenas pelas individualidades, o Fla que teve a dupla e mais Edilson, Alex, Denilson e Gamarra em 2000 teria obrigatoriamente que conquistar todos os títulos possíveis naquele ano. Não foi o caso.

Agora é o São Paulo. De Hernanes e do apoio da torcida apaixonada. No grito e no talento. Para os mais radicais, apesar de Dorival Júnior.
Uma desonestidade, pois se o tricolor do Morumbi acumula cinco jogos sem derrota – três vitórias e dois empates – e, com nove pontos de vantagem sobre o 17º colocado Sport faltando quatro rodadas, pode dizer que está livre da ameaça de rebaixamento, há muito do trabalho do comando técnico.

Porque apoio da torcida existia com Rogério Ceni. Talvez até maior do que agora no que se refere à paixão, pois ela era multiplicada por ter o maior ídolo do clube à beira do campo. Várias vezes o Morumbi esteve lotado. No Paulista, na Copa do Brasil, na Sul-Americana e no início do Brasileiro.

Mas o time não se acertou, também pela inexperiência de Ceni, que deixou o clube eliminado em todas as competições de mata-mata e em 17º no Brasileiro, no Z-4. E aí entra o orgulho de boa parte de torcedores e da mídia ligada ao São Paulo em não admitir o fracasso. Muitos bancaram o sucesso do treinador pelo pensamento mágico de achar que um profissional que é bom em uma função pode ser competente em todas.

Não aconteceu e então agora é mais fácil creditar o desempenho em campo na conta das contratações de última hora, especialmente Hernanes. Não há a mínima dúvida de que os nove gols e as três assistências, além dos 24 passes para finalizações em 18 partidas contribuíram, e muito, para o crescimento da equipe.

Mas olhar para o desempenho individual desconsiderando o coletivo é um dos grandes equívocos do jeito brasileiro de ver futebol. Porque Hernanes é um meio-campista, não um Neymar que no Santos era acionado toda hora, ou precisava vir na intemediária para criar toda a jogada no talento para definir. Aliás, o time que precisou menos de seu poder de decisão foi exatamente o comandado por Dorival.

Talvez a resistência ao treinador seja pelo jeito sério, sem o carisma de outros personagens do nosso futebol. Ou pelo passado mais ligado ao Santos e ao Pakmeiras; por não ter o currículo recheado de conquistas de peso apesar dos bons trabalhos na maioria das equipes que comandou. Quem sabe por algumas escolhas infelizes ao longo da carreira que culminaram no rebaixamento ou em um enorme risco?

A recuperação nas últimas rodadas salvou São Paulo e Dorival do sofrimento. A rigor, o 4-1-4-1 tricolor que deu liga depende muito mais de Cueva do que de Hernanes. O time sentiu muito a falta do peruano, à serviço de sua seleção na repescagem das eliminatórias, nos empates com Chapecoense e Vasco. Pela movimentação às costas dos volantes adversários como ponta articulador que sai da direita para criar as jogadas. Gera também espaços para os companheiros, inclusive o camisa 15.

Dos nove gols marcados, cinco foram na bola parada – três de pênalti e dois de falta. Ou seja, o São Paulo não vive dos lampejos de Hernanes, da jogada iniciada e finalizada pelo meio-campista. É uma equipe que ganhou mais segurança defensiva e trabalha a bola a ponto de proporcionar momentos de espetáculo, com ações ofensivas bem coordenadas. E aí o meia de 32 anos se destaca.

A equipe evoluiu às duras penas dentro de um ambiente político conturbado, de um elenco desigual e muito mexido ao longo da temporada, com a confiança abalada pela temporada ruim. Não é justo atribuir o insucesso de Ceni a este cenário e não reconhecer o valor do trabalho do atual treinador no mesmo contexto. Houve uma melhora de desempenho com a troca de técnico. Na experiência e nas ideias mais claras com métodos para aplicá-las no campo. Só não vê quem não quer.

Fica a dica para as ''viúvas'' de Rogério, que vai seguir sua vida no novo ofício em Fortaleza: aceitar sempre dói menos.

(Estatísticas: Footstats)




Comentários (69)

14/11/2017 16:53:24 Rivelino Alves      

As laranjas podres do Sao paulo e somente a diretoria Leci e principalmente Pinoti

14/11/2017 01:40:56 Vitor Oliver Oliver     

primeiro lugar ele é pago para isso é bem pago por sinal quando uma empresa te contrata e para executar bem aquela função se vc não for bem e demitido sabendo dos pros e contras.
segundo lugar time que o Ceni treinava era completamente diferente deste e tem mais os jogadores foram vendidos um a um até ficar sem opção.
Em terceiro lugar quem joga e os jogadores não técnico se o jogador fizer cu doce quero ver joga igual Michel bosta que tá na reserva das Peppa.
então tem que analisar bem os fatos.

14/11/2017 00:02:24 Marcelo Sato      

o responsavel por salvar o tricolor do rebaixamento é todo dele: Dorival jr.

nao adianta ter craques no time...se nao sabem escalar e aproveitar o que o jogador tem de melhor!!!!

Parabens pelo trabalho!!!! Rumo a 2018 em busca de titulos e nao fugir de rebaixamentos.

13/11/2017 22:55:03 Mauricio Feijo     

Dorival demora para mexer, espera time levar gol ou virada para mexer.... tem muita culpa no cartório, não mudou time, o time que se uniu e mudou!!!!! Hernanes fez a diferença, tira Hernanes do time é vejam a criatividade do Dorival

13/11/2017 18:22:45 Guilherme Alberto     

ele arrumou o time, os torcedores modinhas sempre vão achar algo ruim, deixem reclamar... importante é que o time tá crescendo

13/11/2017 17:25:19 Cris Nunes      

Dorival não fez nada de astronômico p virar herói, o tricolor tá lutando p n cair e a máquina q impulsiona isso é a torcida, q apóia, luta com o time, lota os estádios, o mérito é todo da torcida, firme e forte.. Dorival continua sendo fraco..

13/11/2017 17:15:21 Helton Carlos Goncalves     

chegamos ser irracionais, achar que o Sao Paulo saiu dessa só por causa de Hernanes e a torcida, o cara pegou um time sem padrão de jogo, uma zaga horrivel, uma diretoria porcaria!!! e em poucos jogos conseguiu arrumar o time. Depois não quer que só pensem em dinheiro, como gostar de uma profissão onde quando perde é culpa do treinador, mas quando ganha é os jogadores e torcida que conseguiram!!!

13/11/2017 17:01:16 Carlos Eduardo      

fora lecoooo

13/11/2017 16:58:13 Carlos Eduardo      

o único problema do são Paulo agora é a diretoria medíocre ... nada a mais... fora lecoooooooo maldito lecoooooooo incompetência ao extremo

13/11/2017 15:54:47 Pocius Roberto     

respeito à opinião de todos, mas se ele fosse medroso e frouxo jamais assumiria o São Paulo nas condições que estávamos, pensem nisso. abraço à todos!

13/11/2017 15:51:46 Pocius Roberto     

Dorival foi monstro, defender eternamente gratos pelo seu trabalho e apoiarmos a sua renovação.
Com toda essa pressão ele conseguiu tudo isso, imaginem em 2018 com a mente em paz e com um bom planejamento. Aposto todas as minhas fichas no Dorival.

13/11/2017 15:39:46 Joao Geraldo Bruno Bruno     

time com ele se acovarda sao jogadores e a torcida que fizeram sair desta posição até pq ele errou demais insistindo em Junior Tavares e ainda deixando Jucilei no banco poderíamos estar melhor

13/11/2017 15:12:23 izaqui rogerio     

eu o deixaria p ano q vem se ele levar o spfc a libertadores aí sim

13/11/2017 14:52:10 Edielson Costa     

se quiser ser campeão, precisa de outro treinador.

13/11/2017 14:38:40 Luiz Caniza     

Dorival é um cara decente e merece respeito. Foi um dos piores anos que já vi na vida como torcedor!!

13/11/2017 14:24:06 José Cristiano Ribeiro Ribeiro     

nada contra dorival mas os tome q ele trenou não ganhão fora de casa

13/11/2017 14:21:10 Celso Fonseca      

Como dizia um antigo técnico Oto Glória, quando ganha o técnico é bestial mas quando perde é uma besta

13/11/2017 14:24:41 rodrigolobo  

Concordo muito com isso, desqualificam o Dorival e dão o crédito só para Hernanes, isso por que a própria torcida se apegou demais no Ceni, alguns aqui até dizem que se o Ceni tivesse Hernanes teria feito melhor que Dorival, sinceramente não acho, Dorival quando erra nas escalações ex:L. Fernandes, logo deu jeito de consertar, não teimou no que não estava dando errado, Ceni era teimoso com seus 3 volantes, insistiu em Cicero mais de 12 jogos jogando mau, até acho que ele não jogaria com Hernanes e Cueva juntos, o que seria baita injustiça

13/11/2017 13:52:20 Ailton Alves      

os jogadores têm e torcida salvaram o tricolor. Dorival burro.

13/11/2017 13:41:36 Fabio Osca      

Obviamente que o Dorival é um bom treinador. Agora eu queria ver se não tivessem vendido meio time no meio do campeonato e se o Rogério tivesse todos esses reforços q chegaram a disposição, estaríamos brigando pra ser campeão. Mas isso todo mundo não se lembra né.

13/11/2017 13:32:24 Leandro Araujo      

impressionante, tenho q admitir que o torcedor do Tricolor eh ingrato mesmo . Dorival arrumou o time que foi desmontado com o aval do Rogério , que trouxe jogadores medianos pois se achava infalível e que apoiado por uma multa milionária achava que ia ser um técnico top em seu primeiro trabalho, tentando alcançar o mérito pessoal acima do SP . Sou São Paulo, não Rogério Ceni, que para quem ñ se lembra jogou sempre pelo maior salário do elenco . Agora quem está com saudades e só fala dele , torce para o Fortaleza na série b e para de falar do Ceni .

13/11/2017 13:34:39 Mateus32  

Conseguiu ajeitar o time, hoje temos uma forma de jogar, porém infelizmente temos um time titular e só, não temos substitutos, não temos um elenco forte. Acredito que com a chegada de reforços Dorival irá montar um time competitivo.

13/11/2017 13:29:22 lucianoengcomp  

Muito bom texto.

Não acho o Dorival um ótimo treinador (acho que o melhor que passou pelo clube ultimamente foi o Bauza), discordando de algumas ideias do time em campo (principalmente no sentido tatico e defensivo), mas que houve uma evolução do SP como time depois que o Rogerio saiu e o Dorival entrou... isso não tenha dúvida.

Dorival inclusive só começou a conseguir resultados depois do time adquirir um pouco de segurança defensiva (que era uma das minhas discordâncias do time até então armado por ele)... demorando um pouco pra perceber que os unicos "laterais" do elenco com que conseguiria isso seriam Militão e Edimar.

Outro erro que demorou a perceber: Jucilei não é jogador de chegada ao ataque. Quando fixou ele em frente a zaga o time melhora consideravelmente.

Pratto e Gilberto juntos com o Pratto indo jogar de ponta ou de meia pra mim é outra critica que eu tinha que, ainda bem, demorou mas percebeu que não tem como da certo.

O time ta longe de estar perfeito, mas apenas fazendo o simples (cada um na sua posição), ja melhorou consideravelmente... coisa que inclusive o Ceni insistia bem mais, sempre querendo inventar alguma novidade e prejudicando o entrosamento e o desenvolvimento do time em campo.

Como disse, pra mim o time não está perfeito: não vejo o Petros como jogador de chegada ao ataque (como esta sendo exigido); o time é muito dependente de jogadas pelo meio (com Cueva e Hernanes) e bolas paradas, justamente por faltarem jogadores agudos pelos lados, ou laterais que acertem mais cruzamentos; falta um pouco mais de velocidade na saida de bola da defesa pro ataque e aproximação entre os jogadores em campo... enfim, ainda há algumas coisas a serem corrigidas, mas não tenha duvida que o time evoluiu com o Dorival e principalmente por estarmos fazendo o simples.

13/11/2017 12:53:54 SID SAK     

Dorival 2018!
Que venha Paulista, Copa do Brasil e Brasileiro!!!!!

13/11/2017 12:43:38 Fábio Fernandes      

Excelente texto!

13/11/2017 12:48:06 Tricolor_EUA  

DORIVAL JR É BOM TREINADOR... EU FUI UM DOS QUE PEDI COM INSISTENCIA A CONTRATAÇÃO DELE.... CONFESSO QUE ANDEI IRADO COM ELE HÁ UMAS SETE OU OITO RADAS PASSADAS... PORQUE DORIVAL JR ESTAVA SENDO MUITO TEIMOSO.... SÓ PENSAVA NA OFENSIVIDADE.... LÓGICO QUE EU (COMO TODO TORCEDOR) QUER VER O TIME SEMPRE ATACANDO, MAS QUANDO ESTIVERMOS FORA DE CASA E O ADVERSARIO FOR TIME FORTE (COMO O GRÊMIO NA PRÓXIMA RODADA), DAI TEMOS DE JOGAR TAMBÉM NO CONTRA ATAQUE ESPERANDO UMA OU DUAS BOLAS BOAS PARA DEFINIR O RESULTADO, E SE NÃO GANHARMOS PELO MENOS ARRANCAREMOS UM EMPATE... TEMOS DE SER REALISTAS, NOSSO TIME É APENAS MEDIANO, TERÁ DE SER MUITO REFORÇADO EM 2018 PARA SER MAIS COMPETITIVO, PORTANTO A NESSE ANO O OBJETIVO É FICAR NA SÉRIE "A" E TALVEZ ATÉ CONSIGAMOS IR PARA A LIBERTADORES, ........ MAS ISSO É UMA OUTRA ESTÓRIA, UM SONHO NOSSO ...

13/11/2017 12:38:33 Sai Leco     

A matéria é muito boa. porém o lixo que escreveu é hipócrita, ou comprado da diretoria. O insucesso de Ceni foi culpa só da diretoria, que pensou certo em demitir os jogadores que não estavam dando o melhor dentro de campo. Mas quando o time ficou desequilibrado colocou a culpa no treinador.
A matéria é boa. Porém ficou faltando citar pelo menos que o Ceni só serviu de carona. A culpa não foi dele. Foi dos MALDITOS da DIRETORIA e dos TORCEDORES QUE ACEITARAM A PROPOSTA DESSES CORNO EM TROCA DE APOIO.

13/11/2017 12:35:54 Francisco Rezende     

#Dorival tem que ficar. ....

13/11/2017 12:20:50 Ricardo Pedreira      

O ERRO DA DIRETORA FOI PÔR O CENI NO COMEÇO DO ANO. DEPOIS QUE IDENTIFICOU A MERDA, TROUXE BONS JOGADORES E UM EXCELENTE TÉCNICO. O LECO TEM QUE SAIR, MAS CONSEGUIU AJUDAR QUANDO A ÁGUA BATEU NA BUNDA DELE. IMAGINA ESSE TIME SEM O PETROS, O HERNANES, COM O BRUNO NA LATERAL, O TAVARES, JUCILEI GORDO (O BANCO FEZ MUITO BEM A ELE) CERTAMENTE O TIME CAIRIA. FOI O DORIVAL QUE DEU PADRÃO. CINCO JOGOS INVICTO NESSE CAMPEONATO É UM FATO INCONTESTÁVEL, NÓS NÃO CAIREMOS GRAÇAS AO DORIVAL E A ALGUMAS BOAS CONTRAÇÕES. O TRABALHO TEM QUE TER SEQUÊNCIA ANO QUE VEM.

13/11/2017 12:20:02 Laura Zocolaro     

antes de ser r ceni, sou tricolor, do q adiantou a soberba do ceni? podia ter comecado no tricolor sub 17, .... e por ai vai....a culpa nao foi exclusivamente dele, sairam mtos jogadores, presidenvia incopetente....mas foi soberbo sim, sempre sera o mito e melhor goleiro do mundo pra mim, mas pegar o tricolor sem ter passado por experiencias foi foda

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.