publicidade

Dorival terá de fazer São Paulo jogar sem Cueva

Peruano defenderá a seleção do seu país e será desfalque nas próximas três partidas, quando Tricolor poderá se firmar na briga por Libertadores

O primeiro objetivo está perto de ser alcançado. Com a vitória sobre o Atlético-GO por 1 a 0, gol de Hernanes, o São Paulo foi aos 43 pontos e está a quatro de chegar à meta traçada por todos dentro do clube como suficiente para a fuga do rebaixamento.



A vitória em Goiânia foi a terceira consecutiva (algo que o São Paulo não conseguia no Brasileirão desde junho de 2015). Com a melhor campanha do returno (24 pontos, podendo ser ultrapassado neste domingo por Palmeiras, 22, e Cruzeiro, 21), o Tricolor mostra que pode sonhar com o que parecia impossível há algumas rodadas: uma vaga na Libertadores, que passa agora a ser o seu segundo objetivo.

O São Paulo está agora a quatro pontos do G-7, que pode virar até G-9 se o Grêmio (atual quarto colocado) for campeão da Libertadores (está na decisão contra o Lanús, da Argentina e o Flamengo (sétimo) conquistar a Copa Sul-Americana (está nas semifinais). Ou seja: até o nono colocado do Brasileirão pode jogar a Libertadores do ano que vem. Não é absurdo nenhum sonhar com uma classificação.

O São Paulo, aliás, dormiu na nona colocação, com 43 pontos. Para o sétimo colocado, que hoje é o Flamengo, a distância é de quatro pontos. Para o oitavo, o Vasco, é de apenas um, embora o Tricolor tenha um jogo a mais que as duas equipes citadas – ambas jogam neste domingo.

Mas, para que seja possível sonhar com objetivos mais altos, Dorival Júnior terá uma difícil missão pela frente. Ele terá de fazer o time jogar sem Cueva, que parte agora para a seleção peruana que disputará a repescagem da Copa do Mundo contra a Nova Zelândia. O camisa 10 será desfalque em três partidas: Chapecoense (dia 9, no Pacaembu), Vasco (dia 12, em São Januário) e Grêmio (dia 15, em Porto Alegre). E, pelo que vem jogando, será um sério desfalque.

Além de fazer muito bem a ligação entre o meio-campo e o ataque, Cueva sabe acelerar o ritmo quando preciso e valorizar a posse de bola quando necessário. Ele vem jogando centralizado, mas com liberdade também para cair pelas pontas. Contra o Flamengo, por exemplo, foi até o fundo pela direita para fazer o cruzamento que resultou no gol de Hernanes. Diante do Santos, em rápido contra-ataque, apareceu na esquerda para marcar o segundo gol.

Dentro do elenco, existem algumas alternativas: Lucas Fernandes, Shaylon, Jonatan Gomez, Maicosuel. Nenhum, nas oportunidades que receberam, mostrou um futebol que empolgasse. Mas como terão uma sequência de jogos, a situação agora pode ser diferente. Como na segunda-feira haverá apenas um treino regenerativo, Dorival terá apenas os trabalhos de terça e quarta para definir o substituto de Cueva diante da Chapecoense.

Dorival foi questionado sobre a ausência do camisa 10 na entrevista coletiva após a partida.
- Pelo que ele vem jogando é natural, é muito difícil achar um substituto à altura, até porque quem entrar vai precisar de uma sequência e da mesma confiança que o Cueva vem demonstrando. Vamos ter calma, trabalhar ao longo dos dias para buscarmos as alternativas possíveis - disse.

Palmas para o Profeta

Se Cueva vai fazer muita falta, o São Paulo continuará contando com Hernanes. E o camisa 15 vive fase incrível. Em 16 partidas, marcou nove gols e deu três assistências. Há 11 rodadas, joga pendurado com dois cartões amarelos. Dentro de campo, é um dos termômetros da equipe. Já é suificiente para merecer uma vaga na Seleção de Tite? Discutível. Mas é fato que muito da recuperação da equipe no Campeonato Brasileiro passa pelos pés do meio-campista.

VEJA TAMBÉM
- Calleri elogia elenco do São Paulo por adotar filosofia de Zubeldía
- Tricolor escalado para o jogo contra o Barcelona-EQU
- Veja a provável escalação do Tricolor para o jogo de hoje


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 8 1

Comentários (31)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.
  • publicidade
  • publicidade
  • + Comentadas Fórum

  • publicidade
  • Fórum

  • Próximo jogo - Libertadores

    Qui - 21:00 - Monumental Banco Pichincha -
    Barcelona SC
    Barcelona SC
    São Paulo
    São Paulo

    Último jogo - Brasileiro

    Dom - 18:30 - Antônio Accioly
    https://media.api-sports.io/football/teams/144.png
    Atletico Goianiense
    0 3
    X
    São Paulo
    São Paulo
    Calendário Completo
  • publicidade
  • + Lidas

  • publicidade