publicidade

Hoje na França, volante cobiçado pelo Palmeiras conta por que preferiu o São Paulo

FOTO: DJALMA VASSÃO/GAZETA PRESS

Após se destacar por três temporadas no Goiás, Thiago Mendes foi desejado por Palmeiras e São Paulo, em 2015. Com as duas ofertas na mesa da diretoria do clube esmeraldino, o jogador não teve dúvidas ao escolher sobre qual dos rivais defenderia nos próximos anos.



"Quando eu estava no Goiás apareceram várias propostas, mas a diretoria dizia que não eram boas. Chegou Palmeiras, São Paulo e outras equipes. Mas eu aceitei a do São Paulo porque meu sonho sempre foi vestir essa camisa”, disse o volante, atualmente no Lille-FRA, ao ESPN.com,br.

Além disso, o jovem queria atuar ao lado de seu ídolo.

“Desde pequeno eu torcia pelo time e sempre gostei do estilo de jogo com muito toque de bola. Eu não pensei duas vezes quando veio a proposta. Eu tinha o sonho de jogar ao lado do Rogério Ceni antes dele aposentar”, relatou.

“Para mim ele é um ídolo. Um dos melhores que já joguei durante toda minha carreira. Eu sempre o via pela televisão batendo faltas e pênaltis e coloquei na minha cabeça que um dia chegaria lá. E consegui”, comemorou.

Nos primeiros dias, o volante ficou um pouco tímido, mas não demorou muito tempo para se sentir à vontade no Morumbi.

“Eu me assustei um pouco no começo com a cidade de São Paulo, que é muito grande. Além disso, tinha medo da violência. Mas me acostumei porque fui abraçado por todos no clube. Fazia meu trabalho de forma tranquila”, garantiu.

Dentro de campo, Thiago Mendes não demorou para virar titular da equipe tricolor.

“Fiquei nervoso porque ia jogar meu grande ídolo que sempre admirei. Me deu aquele frio na barriga. A primeira vez que falei com ele foi emocionante e a sensação de sonho realizado. Isso me ajudou bastante. Depois, as coisas se clarearam para mim”, explicou.

Um dos principais momentos do jogador foi na vitória de virada do São Paulo por 3 a 2 contra o Figueirense, pelo Campeonato Brasileiro de 2015, no Morumbi. Ele marcou o gol do triunfo no último minuto.

“Esse lance marcou minha carreira porque ajudou a colocar o time na Libertadores do ano seguinte. Era tudo que precisávamos”, recordou.

Uma das maiores emoções de Thiago Mendes foi ouvir que Rogério Ceni iria abandonar os gramados final daquele ano.

“Eu não queria que ele aposentasse. Mas a carreira de jogador uma hora chega ao fim. Eu fiquei bastante emocionado, mas entendi. Ninguém quer ver um ídolo parar. Mas chegou a hora dele e a vida seguiu”, afirmou.

Começo no Goiás
Thiago Mendes começou no futebol em São Luís-MA, sua cidade natal, antes de ir para Goiânia, aos dez anos de idade. “Eu fui levado para fazer um teste no Vila Nova e passei. Depois de um ano fui para o Goiás”, contou.

O volante, que jogou na base ao lado do lateral-esquerdo Diogo Barbosa (hoje no Cruzeiro), subiu para o time principal em 2011.

“Eu estava no meu último ano de Sub-20 e ficava naquela expectativa e o medo de não dar certo era grande. Eu i quando o time não estava abem no campeonato e perto de cair para a Série C do Brasileiro. Com uma semana de treinos eu fui para o jogo”, relatou.

Thiago Mendes fez ao lado de Amaral uma dupla de sucesso no meio de campo do Goiás. Pela equipe esmeraldina, eles venceram a Série B do Brasileiro e o Campeonato Goiano.

Além disso, o jogador se destacou na elite nacional de 2013, quando o time alviverde foi semifinalista da Copa do Brasil e terminou a Série A na sexta posição. “Só tenho lembranças boa do Goiás porque eu era um dos mais jovens entre os titulares do time”, contou.

'Ceni pode ser grande treinador'
Thiago Mendes jogou duas temporadas no São Paulo antes de reencontrar Rogério Ceni, desta vez como treinador da equipe tricolor, no começo de 2017.

“Trabalhar com ele como treinador foi outra emoção que não esperava. Mas assim que soube que ele estava estudando para ser treinador do São Paulo eu fiquei feliz. Foi uma motivação em dobro”, analisou.

Com a chegada do ex-goleiro, o volante passou a ser mais participativo na equipe tricolor.

“Eu não tinha tanta liberdade antes para chegar ao gol com os outros treinadores como eu tive com o Rogério. Aprendi a fazer mais gols. Eu fazia isso na época de Goiás e voltei a fazer no São Paulo. Acho que depois disso o futebol europeu começou e me ver de forma diferente”, analisou.

Mesmo contra a vontade de Ceni, Thiago Mendes saiu para o Lille-FRA no meio deste ano.

“É um cara muito trabalhador e não tenho nada do que reclamar. Meu futebol só cresceu no período em que trabalhei com ele. Se fui vendido tenho que agradecer muito ao Rogério por tudo que ele fez por mim”, relatou.

Em setembro, Rogério Ceni acabou demitido na equipe do Morumbi. Mesmo assim, Mendes aposta no futuro do ex-goleiro na nova profissão.

“Eu acho que ele tem tudo para ser um grande treinador. Ele trabalha para isso. Nunca desiste dos sonhos dele. Uma hora ele vai dar a volta por cima. O que aconteceu com ele no São Paulo não deveria ter acontecido, mas isso ficou para trás. Ele vai fazer uma carreira ótima e dar muitas alegrias para a torcida são-paulina ainda”, projetou.

Nos dois anos e meio que jogou na equipe tricolor, o volante de 25 anos fez 142 jogos oficiais e marcou 11 gols.

“A única coisa que me deixou um pouco triste foi não ter conquistado títulos. Os torcedores viram que dei sempre o meu melhor. Queria coloca o time no lugar mais alto possível. O São Paulo não merecia brigar pela parte de baixo da tabela por ser um time grande. Mas futebol é assim mesmo”, relatou.

Após começar a temporada como titular no Lille, Thiago Mendes sofreu uma contusão que o deixou de fora por algumas partidas. Em seu retorno, no último fim de semana, ele balançou as redes no empate por 2 a 2 contra o Troyes, pelo Campeonato Francês.

"Ficar fora logo no começo da temporada foi muito doloroso, mas nunca abaixei a cabeça. Logo que voltei, o Bielsa apostou em mim como titular. O gol foi um presente por tudo que passei. Fiquei muito feliz", afirmou.

VEJA TAMBÉM
- Clube pede que árbitro Raphael Claus seja afastado até o fim de CPI e não apite clássico
- Senador defende paralisação do Campeonato Brasileiro após suspeitas de manipulação
- Veja como deve ser a escalação do Tricolor contra o Barcelona-EQU


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 34 4

Comentários (14)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.