publicidade

Resposta extraoficial à mentirosa matéria da Folha sobre o São Paulo na mudança de nome do Palmeiras em 1942 – Wender Peixoto

O jornalista/historiador Alberto Nogueira Fanchini escreveu uma pobre matéria AQUI acusando um “dirigente” do São Paulo e a instituição de ter forçado a mudança de nome do Palestra para Palmeiras. A coluna saiu hoje no jornal Folha de S. Paulo.

A matéria contém vários erros e mentiras a respeito da história do São Paulo e do próprio Palmeiras. Vamos aos trechos principais:

“Dono da rádio Record, o dirigente (Paulo Machado de Carvalho) promoveu campanha contra o rival. O são-paulino vinculou o nome ‘Palestra’, de origem grega, à Itália.”

Resposta: Paulo Machado de Carvalho era apenas conselheiro do São Paulo em 1942, ele não respondia pelo clube. Onde estão as provas desta acusação? Fosse verdade, haveria a campanha noticiada no jornal Mundo Esportivo?



“Paulo Machado de Carvalho e sua equipe foram suspensos pelo abandono da partida. O São Paulo ainda perdeu os pontos da última rodada e ficou em terceiro.”

Resposta: A equipe não era do Paulo Machado de Carvalho, ele não era presidente do clube. O Tricolor não saiu de campo, apenas paralisou a partida em protesto contra a arbitragem extremamente tendenciosa na final do Paulista de 1942.



"Ele sabia que o São Paulo investira muito ao contratar Leônidas da Silva para buscar o primeiro título do clube. E também viu a chance de ter uma sede [a do Palestra]", diz o jornalista Fernando Galuppo, autor de "Morre Líder, Nasce Campeão", livro sobre a Arrancada Heroica.

Resposta: o São Paulo tinha sede própria e havia comprado o Canindé em 1942.



“A mágoa alviverde era grande porque, quatro anos antes, o time se juntou ao Corinthians para evitar a falência do São Paulo. Apesar de os clubes terem reatado o bom relacionamento, Oberdan Catanni não esqueceu a "traição" da equipe tricolor.”

Resposta: afirmação mentirosa do jornalista. O São Paulo promoveu o torneio amistoso de 1938, erroneamente chamado de “Jogo das barricas”, para socorrer a situação financeira do Clube Atlético Estudantes Paulista que estava em processo falimentar e devendo salários aos jogadores. O torneio também visava preencher o calendário, esvaziado devido a realização da Copa do Mundo naquele ano.



Por fim. Que jornalismo é este, capaz de acusar uma instituição quase centenária, o São Paulo Futebol Clube? Alberto Nogueira Fanchini escreveu uma lenda em um grande jornal sem verificação histórica, sem pesquisar fontes e entrevistou somente uma das partes. No futuro, a matéria de extrema jocosidade clubística servirá de “prova” para rivais. O São Paulo Futebol Clube deveria responder com veemência quando o denigrem na imprensa com mentiras e peças invencionistas.

Na II Guerra Mundial haviam colaboradores ítalos fascistas dentro do Palestra Itália. O Brasil estava em guerra contra o fascismo de Mussolini e o nazismo de Hitler. Assim, o país tomaria, por força de Lei, os bens de instituições que demonstrassem ligações com as nações inimigas. Mas houve tolerância do governo ao permitir que tais instituições – italianas e alemãs – expulsassem os colaboradores, tidos como traidores, e alterassem o nome das associações para provar e configurar que passaram a ser totalmente brasileiras. Palmeiras e Corinthians foram obrigados a expulsar pessoas supostamente associadas aos três países e ligadas aos clubes, o próprio São Paulo também o fez.

A desconfiança do governo brasileiro quanto ao clube Palestra Itália – depois Palmeiras – se justificava. O estádio dos palmeirenses era constantemente utilizado para grandes recepções e reuniões dos líderes enviados pelo regime fascista italiano de Benito Mussolini ao Brasil.



DECRETO-LEI Nº 4.166, DE 11 DE MARÇO DE 1942

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, usando da atribuição que lhe confere o artigo 180, combinado com o artigo 166, § 2º da Constituição;
(…)
DECRETA:
Art. 1º Os bens e direitos dos súditos alemães, japoneses e italianos, pessoas físicas ou jurídicas, respondem pelo prejuízo que, para, os bens e direitos do Estado Brasileiro, e para a vida, os bens e os direitos das pessoas físicas ou jurídicas brasileiras, domiciliadas ou residentes no Brasil, resultaram, ou resultarem, de atos de agressão praticados pela Alemanha, pelo Japão ou pela Itália.



É preciso enfatizar que nenhuma fonte, primária ou secundária, que tenha caráter documental e que seja de época desabona qualquer conduta ética ou moral por parte do Tricolor. Na verdade, o contrário:

“Devemos, ainda, assinalar, aqui, outra grande injustiça que corre mundo pela boca dos palpiteiros e dos inimigos do tricolor atribuindo ao clube mais querido da cidade a onda que se levantou contra o alviverde do Parque Antárctica. Para os apologistas da confusão e das mentiras, o S. Paulo pretendia estabelecer o desânimo nas hostes esmeraldinas e ganhar assim o campeonato! Não há mentira maior! Em primeiro lugar, o S. Paulo F. C. não sabe o que seja lançar mãos de recursos estranhos ou de golpes baixos para ganhar em campo quando é certo que grande, muito grande, ele tem sido na vitória ou na derrota... O jogo do dia 20 será decidido apenas no gramado e tudo que se disser fora daí é – intriga da oposição.” (José de Moura, "Intrigas da oposição". A Gazeta Esportiva, 18/09/1942 - Streapco, 2010).



Até quando os canais de imprensa serão usados como fofoquinha por torcedores que se dizem jornalistas? Por que não exaltam suas conquistas ao invés de inventar babaquices?

Responda, São Paulo!

Pesquisas de apoio: Jogos do São Paulo, SPFCpedia, acervo Estadão, Gazeta Esportiva e Mundo Esportivo.

Vamos São Paulo!
#ClubedaFé

Wender Peixoto
https://twitter.com/PeixotoWender

VEJA TAMBÉM
- Direção faz reunião com treinador e fica próximo de acordo
- Técnico argentino é o favorito para assumir o São Paulo
- Thiago Carpini é demitido do São Paulo após quatro meses no cargo


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 65 3

Comentários (21)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.
  • publicidade
  • publicidade
  • + Comentadas Fórum

  • publicidade
  • Fórum

  • Próximo jogo - Brasileiro

    Dom - 18:30 - Antônio Accioly -
    Atletico Goianiense
    Atletico Goianiense
    São Paulo
    São Paulo

    Último jogo - Brasileiro

    Qua - 21:30 - do Maracanã
    https://media.api-sports.io/football/teams/127.png
    Flamengo
    2 1
    X
    São Paulo
    São Paulo
    Calendário Completo
  • publicidade
  • + Lidas

  • publicidade