publicidade

Moisés e Hernanes transformam Choque-Rei no 'Clássico dos Profetas'

Meias são os principais destaques de Palmeiras e São Paulo, que se enfrentam domingo, no Allianz Parque: veja histórias, frases, títulos e gols da dupla

O clássico dos Profetas

Palmeiras e São Paulo se enfrentam neste domingo, às 16h, no Allianz Parque. O tradicional Choque-Rei, desta vez, pode ser chamado de "Clássico dos Profetas". De um lado, estará Moisés. Do outro, Hernanes. Em comum, além do apelido e da posição em campo, os dois meias têm o fato de terem retornado recentemente e mesmo assim já serem os principais jogadores de suas equipes.



A maior profecia de Moisés

Enquanto se recuperava da grave lesão no joelho esquerdo que sofreu em fevereiro, Moisés repetia que estava trabalhando para disputar o jogo de volta das oitavas de final da Libertadores, dia 9 de agosto, contra o Barcelona de Guayaquil. Os médicos e fisioterapeutas do Palmeiras torciam o nariz quando o meia dizia isso, já que o prazo para a recuperação variava entre seis e nove meses. Menos que seis meses? Só um milagre, diziam. A cirurgia de Moisés completou seis meses em 22 de agosto, mas ele conseguiu realizar o desejo de jogar contra o Barcelona, inclusive fazendo gol, no dia 9. E já tinha jogado antes, no dia 6, contra o Atlético-PR, concluindo seu tratamento em cinco meses e 15 dias. Quem duvida do Profeta?



A maior profecia de Hernanes



"Boa tarde, tricampeões brasileiros". Quando Hernanes cumprimentou o elenco do São Paulo dessa forma, a equipe havia acabado de empatar com o Palmeiras (2 a 2, após sair vencendo por 2 a 0 no Palestra Itália) e ocupava apenas a quarta colocação do Brasileirão de 2008, faltando oito rodadas para o fim. A profecia acabou se cumprindo, porque o Tricolor embalou para a taça depois daquele clássico e faturou seu terceiro título seguido na competição. Hernanes foi eleito o craque.

Por que Moisés é o Profeta do Palmeiras?



O nome bíblico é, obviamente, a razão do apelido do meia do Palmeiras. O clube (como no vídeo acima) e o jogador entraram na brincadeira: na vitória por 2 a 0 sobre o Corinthians, ano passado, em Itaquera, Moisés pegou emprestado o tripé do fotógrafo do Palmeiras, Cesar Greco, e o usou como um cajado na comemoração de seu gol. Ele repetiu a celebração ao marcar contra o Barcelona de Guayaquil, neste ano, e dessa vez ainda fez gestos para "abrir o Mar Vermelho" na arquibancada do Allianz Parque.





Por que Hernanes é o Profeta do Tricolor?

Thinking literally about life! ????????????

Uma publicação compartilhada por Anderson Hernanes Lima (@hernanesoj) em



Hernanes ganhou o apelido ainda durante sua primeira passagem pelo São Paulo, por suas frases de efeito, sempre com metáforas complexas e colocações irreverentes. Nesta semana, ele postou o vídeo acima, fazendo uma reflexão sobre a origem da vida. Em 2009, o meia contou que chegou a tentar escovar os dentes e fazer outras atividades com os pés para desenvolver o cérebro. No ano seguinte, revelou que tinha a ajuda de um amigo "cientista" para elaborar métodos de treinamento que o fariam se tornar "o jogador perfeito". O amigo era J. Alves, ex-treinador da base do São Paulo, que morreu há dois anos. Hernanes percebeu que escovar os dentes com os pés não o faria evoluir como atleta, mas desenvolveu algumas habilidades extras, como escrever com as duas mãos e hoje fala diversos idiomas.



No vídeo acima, Hernanes diz a frase "aqui é São Paulo, piiii" em cinco idiomas diferentes. A primeira vez que ele disse isso - em português - foi depois da vitória por 4 a 3 sobre o Botafogo, em sua reestreia pelo São Paulo.



O retorno do Profeta do Morumbi



Sete anos depois de deixar o São Paulo para se aventurar fora do país, Hernanes voltou para sua casa com uma missão: livrar o clube que o revelou de um inédito rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Aos 32 anos, o meia está emprestado pelo Hebei Fortune, da China, até o meio de 2018.



Hernanes tem apenas cinco jogos nesta passagem pelo São Paulo, mas já é o principal jogador do time. De longe! Sua estreia foi na incrível vitória por 4 a 3 sobre o Botafogo, fora de casa: jogou os 90 minutos e fez o golaço que empatou o jogo em 3 a 3 aos 40 minutos do segundo tempo, depois de o Tricolor estar perdendo por 3 a 1.


O São Paulo perdeu para o Bahia na Fonte Nova, por 2 a 1, mas Hernanes marcou o seu gol cobrando pênalti.



Contra o Cruzeiro, em mais uma bela virada do São Paulo, Hernanes marcou dois gols (um de falta e um de pênalti) e ainda deu a assistência para Arboleda marcar. O Tricolor venceu por 3 a 2 no Morumbi.



No último domingo, Hernanes marcou seu quinto gol neste retorno ao São Paulo. De pênalti, garantiu o empate por 1 a 1 com o Avaí, na Ressacada. O único jogo em que ele não marcou gol - e também o único em que foi substituído - foi a derrota por 2 a 1 para o Coritiba, no Morumbi.

Hernanes no retorno ao São Paulo

1. 5 jogos

2. 2 vitórias

3. 2 derrotas

4. 1 empate

5. 5 gols marcados

6. 434 minutos em campo

Já estão na história

Em seu primeiro ano no Palmeiras, Moisés faturou o título do Brasileirão e integrou a seleção do campeonato no Prêmio Craque Brasileirão, da CBF. Ele tem 44 jogos e cinco gols marcados pelo Alviverde. Já é ídolo?



Hernanes já está entre os ídolos do São Paulo. Foi campeão brasileiro pelo clube em 2007 e 2008, sendo que neste segundo ano foi eleito o craque do Brasileirão pela CBF. Ele esteve na seleção da competição em 2007, 2008 e 2009. São 219 jogos e 40 gols ao todo.

VEJA TAMBÉM
- Veja a provável escalação do Tricolor para o jogo de hoje
- Veja como assistir Barcelona-EQU vs São Paulo ao vivo
- Clube pede que árbitro Raphael Claus seja afastado até o fim de CPI e não apite clássico


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 7 0

Comentários (5)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.