publicidade

Vida em hotel, aulas de inglês e colombianos: como David Neres é preparado pelo Ajax para brilhar na Europa

Vendido pelo São Paulo por 12 milhões de euros (cerca de R$ 50 milhões) no começo deste ano, David Neres é uma das maiores apostas para o futuro do Ajax. Para que o brasileiro faça sucesso na Holanda, a equipe de Amsterdã se preocupa com a vida do atleta dentro e fora de campo.



Por exemplo, logo que chegou à Europa, o atacante morou em um hotel por toda temporada.

"Agora, eu vou para uma casa minha. No começo foi difícil porque estava bastante frio e não conhecia nada. Depois, chegou meu irmão e fui me virando. Quando tinha treino eu passava mais tempo no hotel ou saía para comer. Na folga eu ia para casa de um amigo meu que jogou na base do São Paulo e jogava em um time perto", contou David Neres, ao ESPN.com.br.

Para que superasse as dificuldades de comunicação, já que não fala holandês, o ex-jogador do São Paulo começou a estudar idiomas. "O bom é que lá todo mundo fala inglês, menos eu (risos). Mas eu estou fazendo aulas de inglês e as coisas começaram a mudar", explicou.

Pelas afiniadades culturais, David Neres se aproximou dos sul-americanos do elenco do Ajax.

"Como sou o único brasileiro tive muita ajuda dos colombianos (o atacante Mateo Cassiera e o zagueiro Davinson Sánchez). Eu falo muito com eles por causa do idioma espanhol ser parecido com o português e ficamos amigos", afirmou.

O primeiro jogo oficial do atacante pelo Ajax foi na vitória por 4 a 1 sobre o Heracles pelo Campeonato Holandês, em 26 de fevereiro. O jovem entrou na metade do segundo tempo.

"Minha estreia foi muito especial. Olhava para o campo e pensava: 'Caramba, eu estou jogando na Europa! Olha esse estádio'. Foi uma sensação incrível", relembrou.

No começo de abril, ele marcou seu primeiro gol pela equipe de Amsterdã na vitória sobre o Feyenoord por 2 a 1, pela 28ª rodada da Eredivisie.

Além disso, ele esteve no elenco que chegou até a final da Liga Europa. Apesar da derrota por 4 a 1 para o Manchester United, o atacante ficou feliz com o reconhecimento do camisa 10 rival.

"Eu estava muito triste. Aí, o Rooney pegou na minha mão e falou meu nome. Naquela hora eu esqueci tudo, até passou um pouco a tristeza. Ele é um dos meus ídolos".

As outras inspirações de David Neres têm um estilo de jogo mais ousado. "Sou fã do Ronaldo Fenômeno, Robben e Ronaldinho Gaúcho. Curto caras habilidosos e dribladores", complementou.

O ex-atacante do São Paulo precisou adaptar seu estilo a forma como o Ajax costuma jogar.

"Na Holanda tem mais intensidade e agressividade no jogo. O Brasil é mais cadenciado. O time gostava de muita pressão e posse de bola. É um futebol muito tático e jogam com dois pontas abertos. Eu jogava bem aberto pela direita. Tenho que voltar para marcar e pressionar os zagueiros o tempo todo", analisou.

Para se destacar em sua segunda temporada na Europa, o atacante terá que contrariar um retrospecto pouco favorável. Nos últimos 20 anos, apenas outros seis brasileiros jogaram na equipe de Amsterdã.

O zagueiro tetracampeão do mundo Márcio Santos foi o primeiro a defender o Ajax e teve problemas na adaptação. Depois, passaram por lá Wamberto e Maxwell, que tiveram grande destaque.

Outros jogadores como Filipe Luís, Leonardo Santiago, Kerlon e Zé Eduardo tiveram passagens sem brilho.

"Eles ainda têm um pouco pé atrás com brasileiro por causa de festas e falta de comprometimento. Mas eles gostam de brasileiros, não tem como. Senão, eles não contratariam", bradou.

Com os ensinamentos aprendidos na Holanda, David Neres quer alçar voos maiores no futuro.

"Quero evoluir muito no Ajax, conquistar títulos e ter alguma chance na seleção brasileira. É difícil, mas vou trabalhar muito para isso. Mais para frente quero ir para um time da Inglaterra, que é o meu sonho também", finalizou.

VEJA TAMBÉM
- Luis Zubeldía é o novo técnico do São Paulo
- Direção faz reunião com treinador e fica próximo de acordo
- Técnico argentino é o favorito para assumir o São Paulo


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 21 0

Comentários (7)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.