Clube grande cai, sim. Está caindo - SPFC.Net

Logotipo

17/7/2017 13:29 - 8793 visitas - Fonte: Blog do Menon

Clube grande cai, sim. Está caindo

Instagram
Time grande não cai.

Os são-paulinos (tomo a parte pelo todo, uma grande parte, diga-se) gritaram exaustivamente a frase, em 2013 e 2015. Havia uma outra frase, de mesmo sentido. Time grande cai, mas time gigante não cai.



São frases divertidas, uma gozação bem feita contra os rivais Palmeiras e Corinthians. Mas são também frases a mostrar o último suspiro da tal soberania, varrida dos campos há uma década, com aquele coito interrompido que foi a vitória contra o Tigre, na sul-americana de 2012.

Gritar que não cai é o que restou a quem gritava é campeão com a mesma assiduidade que um ano substitui outro. Ou, lembrando um pouco mais longe, como um semestre substitui outro.

Não ganhamos, mas não caímos. Somos grandes e os outros são pequenos. Somos gigantes e os outros, vá lá…são apenas grandes. Somos soberanos e tudo é uma questão de tempo, pois daqui não cairemos.

Está caindo o São Paulo. Os avisos foram gritados, os sinais foram escancarados, mas a gerontocracia de ideias que dirige o clube há décadas, não viu e não ouviu. Preferiu a briga intestina (nos dois sentidos) à busca de uma solução, que poderia passar pela unidade. Talvez não ajudasse, porque as ideias do outro lado…ah, quais são, mesmo?

Quem gritava que time grande não cai, sabia que estava dizendo uma sandice. Palmeiras, Corinthians, Inter e tantos outros grandes representantes do futebol brasileiro caíram.

E, se clube grande não cai, time médio cai. Deitado em devaneios soberanísticos, a diretoria do São Paulo esqueceu que não há justiça no futebol. Um elenco melhor do que alguns outros, pode cair, sim. Não é o investimento que decide, não é uma análise crítica dos jogadores contratados. É o campo que resolve.

O São Paulo tem aproveitamento de 77,8% quando falamos de seu enfrentamento com Vitória, Avaí e Atlético-GO, seus companheiros de infortúnio. Não é suficiente. Precisa vencer os outros também. E, sempre é bom lembrar, o tal aproveitamento gigantesco foi construído no Morumbi.

A diretoria do São Paulo não pode se apegar a um clichê moribundo: ''o São Paulo não merece estar nesse lugar''; Por que não? Pelo passado glorioso? Já vimos que não conta, que outros gigantes de foram.

Pelo futebol apresentado? Também não, apesar de não ter sofrido nenhuma goleada, nenhum vexame. Tivesse ocorrido, talvez o tal aviso tivesse sido ouvido.

Pelo elenco que o time tem?

Vamos conversar sobre isso. O elenco tem problemas graves. Não vou comparar com outros, não vou fazer uma análise posição por posição, mas o elenco do São Paulo tem carências enormes. E elas permitem que outros clubes, talvez mais fracos o ultrapassem.

Bruno e Buffarini, por exemplo. Um, é pior na defesa. Outro, é pior no ataque. Os dois são ruins no conjunto. As entidades Brunarini ou Buffaruno são assustadoras. O que defende melhor, levou dois dribles humilhantes na Vila. O que ataca melhor, não acerta cruzamentos.

Júnior Tavares. Esqueça a louvação a Cotia. Nem de lá, ele veio. Junior veio do Grêmio com a fama de indisciplinado, bom no ataque e ruim na defesa. A primeira, com dedicação aos treinamentos, ele afugentou. Nada de indisciplina. A segunda, confirmou-se em parte. Ele é um desafogo na esquerda. E é um tormento na defesa. Em um time equilibrado, ele teria sua função e poderia render muito. Em um time cheio de problemas, só os erros aparecem e de forma exponencial. Foi um erro deixar tudo nas costas de um garoto. Participou de praticamente todas as partidas do ano. E seu reserva, Edimar, só o departamento de análise e desempenho garante. É um jogador a ser burilado e não uma solução.

Rodrigo Caio é um bom zagueiro, apesar do pouco físico. Não é bom como outros que fizeram sucesso há dez anos. Miranda, Lugano, Fabão, André Dias, Rodrigo e Breno foram melhores. Fabão, sim. Pense um pouco e veja quem errou mais. Novamente, é a questão do momento. Se Rodrigo Caio estivesse lá, naquele tempo….Não está.

Pela fama que tem, Rodrigo Caio deveria ser a individualidade capaz de carregar o time nas costas. Como Roberto Dias fez há 50 anos. O mesmo vale para Pratto. Um grande jogador em um time fraco e desequilibrado, não deveria ser a salvação? Não tem sido. Cueva é o mesmo caso, apesar de haver melhorado um pouco.

Não é o caso de Jucilei, que tem rendido muito bem, mas que, pela posição em que joga não está ali para resolver. Como parece ser, não nos precipitemos, o caso de Arboleda.

Jogadores que deveriam decidir e não decidem. Jogadores fracos. Jogadores com uma responsabilidade técnica acima de suas forças. E o que mais?

Uma incógnita como Gómez, que foi bem na Colômbia, mas que fez dois jogos sem nenhum protagonismo.

Jogadores médios, que poderiam render em times bem organizados, como é o caso de Marcinho. E de Petros, que fala muito bem, que tem personalidade, mas que joga menos que Thiago Gomes. E Wellington Nem, que perdeu a velocidade em algum lugar do passado.

Jogadores jovens, como Lucas Fernandes, Brenner e Shaylon, a quem não pode ser dada a missão de salvamento. A eles, deveria ter sido dadas oportunidades de jogar. Mas, preferiram, por exemplo, Denílson.

E é um time assustado. Quando faz um gol, não resiste ao assédio, como qualquer adolescente esperando o primeiro beijo. Quando sofre um gol, se desmancha, como picolé ao sol.

É um time caindo. Está cumprindo os avisos que estão sendo dados há muito tempo. E que os ouvidos soberanos apenas ouviram. Mandaram a mensagem para o cérebro soberano. E que o cérebro soberano respondeu através da boca soberana. ''Time grande não cai''. Cai, sim.





Comentários (110)

18/07/2017 11:22:55 Maiza Fernando     

essa merda desse app coloca cada comentários, vtc desse editor, quem esse merda de Menon, vtc dele, essa cara é um bosta de comentarista!!

18/07/2017 10:12:43 Odair Silva      

trás Marcos Aurélio Cunha de vouta

18/07/2017 01:23:05 rubelcylima lima     

vai cair sim esse time de perna de pau e bando de bambis

17/07/2017 21:09:42 Rangel Oliveira      

torcida iludida,
parabéns pela bela exposição dos fatos. não caímos mas estamos flertando com a degola a tempos.

17/07/2017 17:55:25 Edson Carvalho      

S c...

17/07/2017 17:33:56 Lucas Von     

Estou cansado de todos os anos lutarmos para não cair como vem acontecendo desde 2013... não lutamos mais pelas primeiras posições fazem anos.
E se não cairmos esse ano, ano que vem será a mesma coisa lutaremos para não cair novamente e assim ano após ano.
A mudança tem que vir de cima senão sucessivamente estaremos correndo atrás de times pequenos brigando para não cair. ATÉ QUANDO????
Não somos soberanos e a estupidez e a ignorância dessa diretoria está fazendo o clube naufragar a cada campeonato que participamos.
É inaceitável estarmos brigando contra times pequenos com menos investimentos e estruturas. Cansado disso tudo...

17/07/2017 17:10:59 Valdir Souza      

pra nao cair tem que jogar bem mais doque ta jogando

17/07/2017 17:00:53 Andrei Godoy      

vcs tem que parar de falar que o SPFC é o time soberano o São Paulo é o clobe dá fé é o time que fax a moeda cair em pé o São Paulo vai sair de mais esta situação dificil em sua história vai dar a volta por cima e é nós torcedores que vamos ajudar isto acontecer lotando o morumbi esteccida apoiando o time o Sr leco não merece mas é o São Paulo eu não entendo como este cidadão ganha uma eleição para presidente é revoltante

17/07/2017 16:40:09 sabrina alexandre galvao      

infelizmente eu acho que esse ano o sao paulo nao escapa o time a cada rodada se mostra muito ruim acho que nem o tite daria jeito em um elenco sem alma sem raça com exceção ao prato jucilei e petros.

17/07/2017 16:27:36 Nelson Leiroz     

tá caindo mas não caiu

17/07/2017 16:22:48 Carlos De Lima      

para os filhos da puta de plantão, time grande cai, mas gigante não!!!!

17/07/2017 16:09:10 Guilherme Braguin     

se cair nunca mais vejo futebol e quero a morte de todos dessa diretoria pela vergonha que passamos o cara diminuil multa recisorio de RODRIGO Caio ainda quer parcelar venda do jogador já não temos mais elenco filha da puta tem que morrer

17/07/2017 16:08:15 Andre Pinho Rocha     

clube grande cai mas gigante nao cai nao e o tricolor nao vai cair

17/07/2017 15:56:38 Euzebio Maciel      

põe o time da base completo ,,em um ano vai está ganhando tudo.

17/07/2017 15:16:54 Fernando Bueno      

Sou tricolor doente! Amo e tenho muito orgulho de torcer por essa grande instituição desde que nasci! Mas tenho que ser realista, futebol são 11 contra 11 e os jogos se ganham dentro de campo e com uma gestão eficiente e moderna. Temos que admitir, que não é nada disso que tem ocorrido nos últimos anos com o mais querido! Os erros não são de hoje são do passado assim como nossas glórias que estão diluídas ao longo do tempo! É preciso mudar todo o conceito de administração do futebol !

17/07/2017 15:15:51 Ivan Ubatuba Tti Ivan     

time que se acha grande cai mais um gigante dificilente cai ooooo um gigante não cai

17/07/2017 15:10:45 Tiago Nunes      

menon é um otario pior bloguista

17/07/2017 15:06:29 Eliwelton Da Silva     

tamos à 9 ponto do 6 colocado

17/07/2017 15:05:43 Sandro Mendes      

time grande não cai não cai

17/07/2017 15:05:04 Felipe Afonso de Melo     

Essa de time grande não cai não existe. Cai sim, já caíram vários e esse ano provavelmente cai mais um. Triste mas é real.

17/07/2017 14:53:16 Geraldo Galvão     

Quem disse que o São Paulo tem time grande? O clube é um gigante mas tem um time de anões. Está indo direto pro buraco.

17/07/2017 14:46:12 Tácio Dias Carvalho     

porra torcida e cliche mesmo, reportagem fala q oq temos pra falar e q time gigante não cai, quero e gritar e campeão, o campeão voltou, porra de time grande não cai?? sai fora Leco seu puto!

17/07/2017 14:40:28 Jefferson Borges      

diretoria quer, mudar o nome do time para , São Vasco. O São Paulo ta emgual , o time do vaso não briga por títulos, a única coisa que ele, vem brigando e pra não cair. O time do coração da torcida, mas porém, do bolso do leco

17/07/2017 14:39:58 Mauricio Gonçalves Seabra     

Não só pela diretoria medíocre que o São Paulo está assim, mas essa torcida é ridícula e continua a prejudicar o time com esta soberba imbecil. TIME GRANDE OU GIGANTE CAI SIM!!! Quer dizer que Inter, Palmeiras e Corinthians não são GIGANTES brasileiros?! Detesto os 3, mas são gugantes sem dúvida!! Quem não tem humildade não chega a lugar algum!!! Vamos cair na real (ao invés de cair no brasileiro), e patar com essa conversa idiota que o São Paulo não cai porque é gigante. MILAN ja caiu duas vezes é um gigante mundial assim como o São Paulo. Apoiar sempre galera, mas sem arrogância e com pés no chão. Não somos soberanos, somos o clube da fé, o clube que ultrapassa os próprios limites e dificuldades...e isso é bem maior e mais importante que um simples adjetivo arrogante e irreal.

17/07/2017 14:37:56 Rafael Pereira      

Se o São Paulo cair esse app cai logo depois.

17/07/2017 14:36:27 Alex Moura Alex     

porq nao cai vasco caiu atletico mg caiu fluminense caiu Corinthians caiu e inter tam bm agora porq o sao paulo nao pode cai tem q jogar bola ser umilde joga o arroz com feijao porq sinao vai cai tam bm i para de pensar que o sao paulo e melhor q o soutroz porq nao é

17/07/2017 14:33:57 Irineu Castro     

A briga para ver quem são os 4 piores do campeonato ta mais disputada que a liderança, não é pq o tricolor , enquanto na zona, mas é o pior campeonato brasileiro da historia, por enquanto, times retranqueiros, pessimas arbitragens, torcidas violentas, péssimos estadios (incluo morumbi, que tem um projeto de mordenização e cobertura do estádio pronto e nunca sai do papel) como torcedor sei vendo exemplos de alguns rivais que time grande cai sim, isso não é psicologico, isso é sempre será influencia desses cartolas que possuem titulos vitalicios e que acham que são donos dos clubes, o tricolor é muito maior que esses "bostas", gestão profissional urgente tem que desvincular o futebol do social e deixar esses " filhos da puta" jogar bocha e bingo. Descupe estravazar a minha raiva mais é melhor doque ir no ct e quebrar tudo.

17/07/2017 14:33:23 LevipSena  

Perfeita a analise...
OUTRO DIA CRIEI UM POST E UM COMENTÁRIO SOBRE A SITUAÇÃO DO SPFC, ABORDEI COM ÍMPETO O TEMA REBAIXAMENTO, A MODERAÇÃO EXCLUIU MEU TÓPICO NO FÓRUM...
AGORA PARECE Q ESTÃO ABRINDO OS OLHOS PRA REALIDADE, TANTO É QUE POSTARAM A OPINIÃO DO MENOM...VAI ENTENDER...

AÍ FICA A PERGUNTA PRA MODERAÇÃO; QUAIS OS CRITÉRIOS PRA CRIAÇÃO DE UM TÓPICO? PRECISA SER PARCIAL OU IMPARCIAL?

Respostas (1)

17/07/2017 17:45:03 lokotricolor   

Não sei se você sabe, mas existe um lugar propício para dirimir estas questões, qual seja: http://spfc.net/forum2.asp?nID=183148. Da próxima vez que tiver alguma dúvida neste sentido favor se dirigir ao tópico indicado, ao invés de alimentar a discórdia com indiretas infantis.
E julgando pelo presente comentário, provavelmente ele pode ter sido deletado por apresentar o título em caixa alta.

17/07/2017 14:27:45 Marcus Vinicius      

nossas criticas não podem ser lidas, mas nossas vozes podem ser ouvidas, vamos encher o Morumbi e tirar o são Paulo dessa , depois a gente mata o leco

17/07/2017 14:27:34 Fernanda Silva      

TOMARA QUE CAIA PRA APRENDER TIME DESGRAÇADO FDP!!!!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.